Senta a Púa! (1ª parte)

Durante a segunda guerra, um grupo de pilotos de caça brasileiros voou pelos céus da Europa. O 1º Grupo de Aviação de Caça – 1º GAvCa juntou-se ao 350th Fighter […]

Durante a segunda guerra, um grupo de pilotos de caça brasileiros voou pelos céus da Europa. O 1º Grupo de Aviação de Caça – 1º GAvCa juntou-se ao 350th Fighter Group norte-americano em outubro de 1944. Eram 350 homens, sendo 43 pilotos, que participaram de 445 missões, com mais de 2.500 voos. O governo brasileiro de Getúlio Vargas esperava que a guerra na Europa acabasse logo, então foi atrasando o envio de substitutos. Como consequência os pilotos brasileiros voavam até o dobro de missões que seus colegas americanos.

A arma dos pilotos brasileiros era o Caça bombardeiro P-47D Thunderbolt. Um verdadeiro tanque aéreo, durante a campanha da Itália recebia um tratamento duro dos pilotos tentando evitar a artilharia inimiga. Conseguia voltar para a base mesmo depois de atravessar a copa de uma árvore ou bater em um poste! A própria artilharia anti-aérea, chamada de Flack, era enfrentada com coragem, por vezes o piloto nem se dava conta de ter sido atingido até pousar e ver o tamanho dos furos na fuselagem.

brasil-p-47d-fab-A4-Tarquinia-Italia-1944P-47D “Thunderbolt” Fighter/Bomber

ST/HP: 88
Hnd/SR:
+1/3
HT:
12f
Move:
3/214yps
LWt:
9.7t
Load:
1.6t
SM:
+6
Crew:
1
DR:
10
Range: 1000mi
Cost:
61.000$
Stall: 97yps

Weapons: 8x Browning M2 (wings):
Damage
6dx2 pi+ Acc 5 Range 1,700/7,100 RoF 13! Shots 425(5) Rcl 2

Outros aviões dos aliados e do eixo podem ser encontrados no Gurps High Tech e nesta thread do fórum da SJGames.

Agradecimentos: A Hans-Christian Vortisch, Brandon Cope, Sir Pudding e demais membros do fórum da SJGames que me ajudaram com esse design.

Não há agradecimentos suficientes que possam ser dados aos heróis do 1º GAvCa, que derramaram sangue, suor e lágrimas no Vale do Pó, lutando pela liberdade do Brasil, do mundo e ultimamente, da humanidade. Um em especial a Rui Moreira Lima (94 missões de combate), que narrou as experiências desses heróis no livro Senta a Púa! que inspirou esse artigo. Seu livro é extremamente recomendado.

iniciativa_gurpsEste é um post da INICIATIVA GURPS! Estes posts são sempre conjuntos, temáticos e periódicos. Assim, a cada 15 dias, você pode conferir a visão de vários autores sobre um mesmo assunto. O tema desta edição da INICIATIVA GURPS é SEGUNDA GUERRA MUNDIAL!

Publicado Originalmente no GurpsNation em 27/11/2009

Sobre Hackbarth

Tiago Hackbarth é um gaúcho de Porto Alegre, computólogo, rato de biblioteca, rpgista, pai, linux-user e nerd. Não necessáriamente nessa ordem. Nas horas vagas escreve para o Roleplayer e monta miniaturas de papel. Quando surge uma oportunidade, mestra Gurps.