Fichas de monstros em GURPS

Já falei (quase) tudo que havia para se falar sobre os bestiários oficiais de Gurps. E agora, é só isso?
Claro que não! Gurps é um sistema para ser adaptado, o que significa que é um sistema excelente para desenhar seus próprios monstros. Ou, ainda melhor, adaptar monstros de outros RPGs, o que é fácil, seguindo algumas guias.
Em primeiro lugar, uma coisa simples mas que muitos mestres esquecem: monstro não é jogador, logo não é necessário contar os pontos de personagem*. Na verdade nem uma ficha completa ele precisa. No Dungeon Fantasy 2: Dungeons, Sean Punch (o Dr. Kromm, autor da quarta edição de Gurps!) sugere essa ficha de monstro, praticamente auto-explicativa:

ST:HP:Speed:
DX:Will:Move:
IQ:Per: Weight:
HT:FP:SM:
Dodge: Parry: DR:

Attack: Todos os ataques que ele puder fazer
Trait: Vantagens/Desvantagens
Skills: Perícias relevantes (Brawling, para atacar, Stealth para não ser percebido…)
Class: Tipo de criatura (‘demônios’ para saber se é possível exorcizar, ‘morto-vivo’ se é vulnerável a True Faith…)
Notes: Notas variadas, como por exemplo as táticas que a criatura pode usar em combate
Aqui cabe um pequeno exemplo, tirado de Dungeon Fantasy:
Aranha Ácida
Esta aranha gigante tem um corpo relativamente pequeno – “apenas” dois metros de comprimento – ligado a longas pernas peludas que o levantam a dois metros do chão. Ela pode caminhar desimpedida por cima da maioria dos homens. Uma aranha caçadora, espreita em cantos escuros, esperando que presas quentes apareçam. Ela então pula por sobre sua vítima, morde com presas capazes de penetrar armaduras de placas, e injeta um veneno corrosivo de ação rápida que digere parcialmente sua presa.

ST: 26HP: 26Speed: 7,00
DX: 15Will: 12Move: 9
IQ: 5Per: 12 Weight: 1 ton
HT: 13FP: 13SM: +2
Dodge: 11Parry: –DR: 4

Acidic Bite (15): 2d+1 impaling + follow-up 1d 3 corrosion (10 one-second cycles). Reach C, 1.
Traits: 360° Vision; Combat Reflexes; Extra Legs (Eight Legs; Long, Can walk over SM 0 or smaller adventurers without needing to evade); Horizontal; Infravision; No Fine Manipulators; Super Jump 1 (10-yard jump); Wild Animal.
Skills: Jumping 16; Stealth 15.
Notes: Exemplares com maior ST e HP não são desconhecidos. Movimento, distância de pulo e ataque ácido não se alteram.
Essa ficha é o suficiente para quase qualquer criatura ou NPC. Na verdade a achei tão boa que resolvi fazer uma versão dessa ficha, baseado nas minhas fichas de equipamento, para disponibilizar para vocês:
GURPS Monster Sheet
Publicado Originalmente no GurpsNation em 12/06/2009

Você pode gostar...

3 Resultados

  1. PL disse:

    Esse modelo deixa o trabalho de fazer monstros bem mais rápido. Eu inclusive uso até pra outros PdMs “descartáveis”; se por um acaso ele se tornar importante, ele ganha uma ficha nova.

  2. Cavaleiro Andante disse:

    o gurpsnatio voltará a ativa algum dia? e sobre o conteudo de gurpsnation ele está disponivel em algum lugar online?

    • hackbarth disse:

      O Gurps Nation não vai voltar, pelo menos não com esse nome. O domínio foi tomado por um squatter que se aproveitou de um descuido na transferência do domínio. O material está backupeado e estou postando no Rpgista tudo o que eu escrevi lá. Posso postar o material dos outros autores com permissão destes. Não sei se um site específico de Gurps se sustenta hoje em dia, produzir material constantemente para o site continuar relevante é um desafio. O que posso e estou fazendo é não deixar o material já produzido fora do alcance dos fãs do sistema, reproduzindo ele aqui.

Deixe uma resposta