Fichas de monstros em GURPS

Já falei (quase) tudo que havia para se falar sobre os bestiários oficiais de Gurps. E agora, é só isso? Claro que não! Gurps é um sistema para ser adaptado, […]

Já falei (quase) tudo que havia para se falar sobre os bestiários oficiais de Gurps. E agora, é só isso?

Claro que não! Gurps é um sistema para ser adaptado, o que significa que é um sistema excelente para desenhar seus próprios monstros. Ou, ainda melhor, adaptar monstros de outros RPGs, o que é fácil, seguindo algumas guias.

Em primeiro lugar, uma coisa simples mas que muitos mestres esquecem: monstro não é jogador, logo não é necessário contar os pontos de personagem*. Na verdade nem uma ficha completa ele precisa. No Dungeon Fantasy 2: Dungeons, Sean Punch (o Dr. Kromm, autor da quarta edição de Gurps!) sugere essa ficha de monstro, praticamente auto-explicativa:

ST: HP: Speed:
DX: Will: Move:
IQ: Per: Weight:
HT: FP: SM:
Dodge:  Parry:  DR:

Attack: Todos os ataques que ele puder fazer
Trait: Vantagens/Desvantagens
Skills: Perícias relevantes (Brawling, para atacar, Stealth para não ser percebido…)
Class: Tipo de criatura (‘demônios’ para saber se é possível exorcizar, ‘morto-vivo’ se é vulnerável a True Faith…)
Notes: Notas variadas, como por exemplo as táticas que a criatura pode usar em combate

Aqui cabe um pequeno exemplo, tirado de Dungeon Fantasy:

Aranha Ácida

Esta aranha gigante tem um corpo relativamente pequeno – “apenas” dois metros de comprimento – ligado a longas pernas peludas que o levantam a dois metros do chão. Ela pode caminhar desimpedida por cima da maioria dos homens. Uma aranha caçadora, espreita em cantos escuros, esperando que presas quentes apareçam. Ela então pula por sobre sua vítima, morde com presas capazes de penetrar armaduras de placas, e injeta um veneno corrosivo de ação rápida que digere parcialmente sua presa.

ST: 26 HP: 26 Speed: 7,00
DX: 15 Will: 12 Move: 9
IQ: 5 Per: 12 Weight: 1 ton
HT: 13 FP: 13 SM: +2
Dodge: 11 Parry: – DR: 4

Acidic Bite (15): 2d+1 impaling + follow-up 1d 3 corrosion (10 one-second cycles). Reach C, 1.

Traits: 360° Vision; Combat Reflexes; Extra Legs (Eight Legs; Long, Can walk over SM 0 or smaller adventurers without needing to evade); Horizontal; Infravision; No Fine Manipulators; Super Jump 1 (10-yard jump); Wild Animal.

Skills: Jumping 16; Stealth 15.

Notes: Exemplares com maior ST e HP não são desconhecidos. Movimento, distância de pulo e ataque ácido não se alteram.

Essa ficha é o suficiente para quase qualquer criatura ou NPC. Na verdade a achei tão boa que resolvi fazer uma versão dessa ficha, baseado nas minhas fichas de equipamento, para disponibilizar para vocês:

GURPS Monster Sheet

Publicado Originalmente no GurpsNation em 12/06/2009

Sobre Hackbarth

Tiago Hackbarth é um gaúcho de Porto Alegre, computólogo, rato de biblioteca, rpgista, pai, linux-user e nerd. Não necessáriamente nessa ordem. Nas horas vagas escreve para o Roleplayer e monta miniaturas de papel. Quando surge uma oportunidade, mestra Gurps.