Equipamentos e Envelopes

Folheando as páginas de um RPG Furry antigo, me deparei com um truque fenomenal que vale a pena trazer para o GURPS: fichas e envelopes de equipamento. O RPG era o Albedo, talvez o primeiro RPG furry, e eles lidam com equipamento de uma maneira muito interessante, a temática do jogo é militar (no futuro uma guerra entre os planetas da República Independente dos Coelhos e a Confederação Interestelar) e consequentemente o equipamento é vital para os personagens.
Interessante dizer que Albedo tem uma conversão disponível no próprio site da SJGames. Requer o RPG original, primeira edição, infelizmente. A versão atual do jogo é da Saguine Productions, editora de outros RPGs furry como Usagi Yojimbo, Ironclaw e Jadeclaw.
Para representar as mochilas, bandoleiras, maletas e o equipamento carregado nelas se usam dois tipos de props: Fichas e Envelopes. Fichas, como uma ficha de personagem, traz os dados do equipamento, até aí nenhuma surpresa. Já os envelopes são usados para representar os containers, como por exemplo a mochila, ou os bolsos do personagem. Então você entrega para o jogador fichas de todos equipamentos e ele se encarrega de distribuir tudo em sua mochila, bolsos, cinto de utilidades, etc…

equip

Isso permite várias técnicas para se usar no jogo: Sempre se pode saber o que o personagem está carregando nas mãos (só manter duas fichas em cima da folha de personagem), o mestre pode dar equipamentos para os PCs sem pausas para anotar os dados na ficha, dá para representar procurar coisas numa mochila muito cheia enquanto o jogador procura a ficha no envelope lotado, se o personagem perder um item de equipamento não é necessário apagar da ficha, nem ele vai se “esquecer” que perdeu a lanterna no início da aventura, duas sessões atrás.
Com isso em mente, resolvi fazer essas fichas com os dados específicos de GURPS, assim puxei o OpenOffice e comecei a organizar todos os dados de equipamentos de GURPS em fichinhas com nome, dano, alcance, precisão, legalidade, aparar, recuo, ST mínima e outros parâmetros do sistema. Depois disso puxei o Inkscape, com o qual tenho alguma experiência prévia, e coloquei a ficha de container em um envelope para armazenar as outras fichas. O resultado, como podem ver, não saiu nada mal.

— links —

Container

Armor

Equipment

Hand Weapons

Ranged Weapons

Claro que a ideia serve para qualquer sistema, e convido os outros colunistas de RPG a fazerem suas próprias versões para seus RPGs preferidos. Mas linkem de volta para cá!
Publicado Originalmente no GurpsNation em 28/05/2009

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Mahat disse:

    Ótimo! Vou com certeza usar na minha próxima campanha.

Deixe uma resposta