Seu PC no PC – Programas para fazer personagens de GURPS

Comecei a usar programas para fazer personagens no tempo do DOS. Naquela época só tínhamos o GURPS Fantasy e Magic, o Windows era o 3.1, e o programa era o MAKECHAR.
MAKECHAR (naquela época os programas só podiam ter nomes com oito letras!) era um programa em modo texto, em que se navegava pelos menus usando apenas o teclado, não funcionava dentro do Windows e não aceitava o mouse. Para fazer um personagem se carregava bibliotecas que tinham listas de vantagens, desvantagens, perícias e equipamentos e ia se aventurando por menus e submenus e escolhendo quais iam para a ficha do personagem. Uma funcionalidade legal era a optimização dos personagens: exemplo: se tu tinha muitas perícias físicas o programa descobria se valia mais a pena baixar um ponto de todas perícias e aumentar um ponto de DX. Depois de tudo pronto imprimia a ficha em modo texto numa impressora matricial.

Programa Makechar Tela Inicial
Programa Makechar Tela de Magias

 
Depois veio o Windows 95/98/XP, um sistema operacional gráfico de verdade, e com ele programas de fazer personagens gráficos. Inclusive um oficial da SJGames, o GURPS Character Builder. O sistema Windows é baseado em janelas e o GCB abusou disso, abrindo o programa tu ia abrindo janelinhas e janelinhas de características do personagem, uma para os atributos, uma para as vantagens, uma para as magias, uma para os poderes, uma para as perícias, uma para a história, uma para o desenho, etcétera, haja tela para tanta janelinha. Mas ele tinha umas novidades muito boas: uma era uma janelinha com o resumo das estatísticas para o combate, outra era a geração automática de personagens, excelente para gerar NPCs, mas com foco em determinado template: Arqueiro, Ladrão, Ranger, Político, Médico…

Programa Gurps Character Builder

A evolução desse programa da SJGames foi o GURPS Character Assistant, para gerar personagens de GURPS 4ed. Ele tem algumas melhorias de interface, como tabs para navegar entre as janelinhas de características, e a ficha preenchida em tempo real, não precisando dar um print preview para vê-la. O curioso é que enquanto o programa da 3ed imprimia uma ficha idêntica a que está no livro básico esse imprime uma versão menos sofisticada da ficha. O sistema continua cheio de janelinhas, mas agora ao invés de abrir ,por exemplo, uma janela de vantagens que o personagem tem e uma janela de vantagens disponíveis essas duas listas estão na mesma janela. A grande vantagem do programa é que a medida que os livros da 4ed vão sendo lançados o programa se atualiza automaticamente. Ou seja, logo depois de o Martial Arts estar a venda, todas as manobras, perícias e estilos do livro já estão disponíveis para quem usa o programa!

Programa Gurps Character Assistant

 
Esse mesmo sistemas de múltiplas janelas foi copiado para um ”clone” gratuito do GCA e GCB para a 3ed: GURPS Character Maker é um programa que em tudo lembra o GCA, mas numa versão simplificada. Na verdade parece uma versão intermediária entre o GCA e o GCB, e tem algumas caracteristicas interessantes, uma ênfase no GURPS Psiquismo e um conversor de personagens de Traveller! Interessante como a SJGames, ao contrário de outras editoras, incentiva a criação por fãs desse tipo de material, não só listando várias alternativas ao seu programa pago como hospedando esses programas na sua página! Além do GCM se encontram muitos outros programas para GURPS por lá. Infelizmente esses programas são muito complexos, com muitos menus, tabs, botões e janelas, e têm outro defeito grave: só funcionam em Windows. Por essas duas razões eu deposito meus personagens no meu programa favorito, o GCS.
GURPS Character Sheet é minha escolha pessoal, e soluciona muito bem o problema das janelas. Na maior parte do tempo só se trabalha com duas janelas, a do seu personagem e a biblioteca. O seu personagem é exatamente a mesma ficha que vai ser impressa, preenchida em tempo real, e a biblioteca é onde estão as vantagens e desvantagens, perícias e equipamento. Se pode customizar a biblioteca, criando bibliotecas com apenas os itens permitidos na sua campanha, ou acrescentar mais itens, como novas vantagens ou equipamentos. O programa permite criar novas raças e templates e adicioná-las ao seu personagem. Infelizmente ele ainda não aceita templates do tipo “Escolha 20 pontos de vantagens da seguinte lista” como aparecem nos novos suplementos de GURPS como Action e Dungeon Fantasy, mas é um software aberto que continua em desenvolvimento pelo autor.

Programa Gurps Character Sheet

Isso também permite que os usuários adaptem as templates e outras bibliotecas dos livros e mandem para o autor incluir na próxima versão. Não é tão eficiente quanto o sistema oficial do GCA, mas é muito bom. Todo Dungeon Fantasy, com suas novas características, raças e equipamento já está disponível. Eu mesmo estou terminando as templates do Transhuman Space: Changing Times para submeter para inclusão. A ficha de personagem é a mais completa ficha de GURPS que eu já vi, contêm coisas como os NHs calculados individualmente para cada arma (levando em conta bônus mágicos, de qualidade ou de Weapon Bond) ou os números pré calculados de PV negativos em que se faz os testes de HT para não morrer. Além disso, como funciona em Java, pode funciona igualmente bem em Windows, Linux ou OSX, o que para mim é fundamental! Publicado Originalmente no GurpsNation em 27/04/2009

Você pode gostar...

6 Resultados

  1. Jean disse:

    Oi! Gostaria de avisar que o link para o GURPS Character Sheet tá quebrado.
    No http://gcs.trollworks.com/ (sem o Welcome) tá funcionando.
    Obrigado pela dica! Programas ‘oficiais’ que não rodam em linux me deixam chateado e acabo abandonando…

  2. Professor, agora você me levou bruscamente ao passado! Nem lembrava mais do Makechar, shorey lágimas de Monange no meu teclado só de recordar o valente programinha e um gerador de NPCs (cujo nome me escapa), extremamente prático e completo (só faltava dar o signo zodiacal do NPC), mas MUITO aleatório.

  3. bahalus disse:

    Cara, que saudades deu do dos e do Windows 3.1. Ainda acho a interface das janelas do 3.1 melhor que a interface metro do Windows 8. Realmente a limitação de 8 caracteres era chata, mas estimulava a criatividade.
    Não cheguei a conhecer o makechar , mas me pareceu muito bom.
    Vocês sabem se já se melhorou essa questão mencionada dos templates No GCS?

  4. Pablo Amaral disse:

    Eu e meu grupo usamos o GCA há muito tempo, mas para modernizar nossa mesa sempre procurei algum aplicativo para tablets (especificamente iPad).
    Conhecem algum?

    • Hackbarth disse:

      Não existe. Segundo a SJGames online policy é permitido criar programas de computador mas não Apps para tablets e celulares: “We currently do not allow “apps” for mobile devices to be created using our content or trademarks.”

Deixe uma resposta