Criando Personagens com Fate Acelerado

Olá. Criarei três personagens com Fate Acelerado. São os três arquétipos clássicos de aventuras pseudomedievais. Saindo um guerreiro, um ladino e um mago!

Ideia

Tenha uma noção mínima da ambientação e como os personagens se enquadram. No meu caso, estereótipos de fantasia. Obs.: Nomes masculinos só por comodidade mesmo.

Aspectos

Dizem algo importante sobre seu personagem: estilos, talentos, peculiaridades, motes, conexões, itens, praticamente qualquer coisa. Também servem de justificativa para algo incomum como magia e superpoderes. Use nomes legais, nada de “forte”, “rápido” e “inteligente”.

Conceito

Este é central para o personagem, define qual é a dele.
Guerreiro: Exército de um homem só. Indica que ele é durão.
Ladino: Caçador de tesouros e afins. Indica que acumular objetos de valor é seu ideal.
Mago: Discípulo da Ordem Arcana. Indica que a Ordem Arcana existe e ele aprendeu magia por lá. Pode ter deveres com seus superiores. Talvez favores.

Dificuldade

Nem tudo são flores, todo mundo tem complicações para lidar.
Guerreiro: Comigo ninguém pode. Arrogante, não?
Ladino: Será que isso é valioso? Ganância.
Mago: O mundo é bonito, segundo o que li. Vida social? Nada, só livros e magia.

Outros

Até três outros aspectos sobre o que lhe der na telha. No meu caso, farei um e deixarei dois para você como exercício. Pode criá-los durante o jogo, se preferir.
Guerreiro: O forte protege o fraco. Um belo código de conduta.
Ladino: Faro para tesouro. Sempre encontra uma aventura lucrativa.
Mago: Devo ter lido sobre isso. Vasto conhecimento teórico.

Abordagens

Dizem como se age; atitude. Uma em +3, duas em +2, duas em +1 e uma em +0.
Guerreiro: +3: Poderoso; +2: Ágil e Estiloso; +1: Cuidadoso e Sorrateiro; +0: Inteligente. Porte e coordenação em combate. Não muito esperto.
Ladino: +3: Sorrateiro; +2: Ágil e Inteligente; +1: Cuidadoso e Poderoso; +0: Estiloso. Subterfúgio e sagacidade. Discreto.
Mago: +3: Inteligente; +2: Cuidadoso e Poderoso; +1: Ágil e Estiloso; +0: Sorrateiro. NERD. Não engana ninguém.

Façanhas

São habilidades especiais, truques e diferenciais. Podem ser um bônus numa abordagem ou algo realmente especial só que uma vez por sessão. O jogo conta com modelos para criá-las além de exemplos mas vou usar meus próprios para economizar espaço. Cada personagem tem direito a 3 façanhas iniciais.


+2 ao [ação] com [abordagem] quando (ou se) [circunstância ou condição]
Uma vez por sessão, posso [algo incrível/exceção de regra]


Lembrando, as ações são atacar, criar vantagem, defender e superar.
Guerreiro:
São só vocês?: +2 ao atacar com Poderoso quando enfrentar 2 ou mais oponentes sozinho.
Bloqueio tático: +2 ao defender com Poderoso quando usar escudo contra armas afiadas corpo a corpo.
Carga pesada: +2 ao superar com Poderoso quando erguer objetos pesados.
Ladino:
Mão leve: +2 ao superar com sorrateiro quando furtar objetos.
Passos de gato: +2 ao superar com sorrateiro quando andar silenciosamente.
Sabotagem: +2 ao superar com inteligente quando desarmar mecanismos.
Mago:
Barreira arcana: +2 ao criar vantagem com Inteligente quando gerar uma proteção mágica num alvo.
Rajada arcana: +2 ao atacar com Inteligente quando disparar uma rajada mágica através do cajado.
Bola de fogo: Uma vez por sessão posso atacar com Poderoso à distância e afetar a todos numa zona.

Tralha

Tanto o Fate Acelerado quanto o Básico (por vir) deixa itens, armas e outras tranqueiras como plano de fundo. O que importa não é ter, é saber o que fazer com o que você tem. Seus itens servem para dar permissão narrativa para fazer algo. Tem uma espada? Então pode lutar armado. Tem um arco? Pode atacar à distância. Tem um cavalo? Pode se locomover mais rápido. E assim por diante. Regras para itens devem ser empregadas de preferência para algo de peso na história, como armas mágicas e artefatos.
Para quem faz muita questão de números, há regras opcionais e mais detalhes nos livros que estão por vir. Em algum momento falarei sobre elas.

Detalhes

Cada personagem começa com 3 caixas de estresse, que absorvem dano temporário. E também 3 consequências, aspectos negativos duradouros que absorvem dano de acordo com seus níveis: suave (2), moderada (4) e severa (6).
E também cada um começa com recarga em 3, garantindo pelo menos 3 pontos de destino no início de cada sessão. Você pode gastar até 2 pontos de recarga para comprar façanhas na base de 1 por 1.

Ei-los!

Guerreiro(a)

Aspectos
Conceito: Exército de um homem só
Dificuldade: Comigo ninguém pode
Outros: O forte protege o fraco (+ 2 aspectos)
Abordagens:
+3: Poderoso
+2: Ágil, Estiloso
+1: Cuidadoso, Sorrateiro
+0: Inteligente
Façanhas
São só vocês?: +2 ao atacar com Poderoso quando enfrentar 2 ou mais oponentes sozinho.
Bloqueio tático: +2 ao defender com Poderoso quando usar escudo contra armas afiadas corpo a corpo.
Carga pesada: +2 ao superar com Poderoso quando erguer objetos pesados.
Estresse [ ] [ ] [ ]
Consequências
O Suave (2) | O Moderada (4) | O Severa (6)
Recarga: 3
 

Ladino(a)

Aspectos
Conceito: Caçador de tesouros e afins
Dificuldade: Será que isso é valioso?
Outros: Faro para tesouro (+ 2 aspectos)
Abordagens:
+3: Sorrateiro
+2: Ágil, Inteligente
+1: Cuidadoso, Poderoso
+0: Estiloso
Façanhas
Mão leve: +2 ao superar com sorrateiro quando furtar objetos.
Passos de gato: +2 ao superar com sorrateiro quando andar silenciosamente.
Sabotagem: +2 ao superar com inteligente quando desarmar mecanismos.
Estresse [ ] [ ] [ ]
Consequências
O Suave (2) | O Moderada (4) | O Severa (6)
Recarga: 3
 

Mago(a)

Aspectos
Conceito: Discípulo da Ordem Arcana
Dificuldade: O mundo é bonito, segundo o que li
Outros: Devo ter lido sobre isso (+ 2 aspectos)
Abordagens:
+3: Inteligente
+2: Cuidadoso, Poderoso
+1: Ágil, Estiloso
+0: Sorrateiro
Façanhas
Barreira arcana: +2 ao criar vantagem com Inteligente quando gerar uma proteção mágica num alvo.
Rajada arcana: +2 ao atacar com Inteligente quando disparar uma rajada mágica através do cajado.
Bola de fogo: Uma vez por sessão posso atacar com Poderoso à distância e afetar a todos numa zona.
Estresse [ ] [ ] [ ]
Consequências
O Suave (2) | O Moderada (4) | O Severa (6)
Recarga: 3
 
Até.

Jaime Rangel

Jaime "JJ" Rangel é um cara de Duque de Caxias (RJ), franco, tranquilo e desmemoriado. Gosta de levar inquietação às mentes alheias. Prefere 10 inimigos sinceros a 1 amigo indeciso. Cuidado ao perguntar algo, ele responderá a verdade. E a verdade é sempre mais divertida (pra ele). Escreve/traduz/joga RPG e afins.

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6 Resultados

  1. Cássio Alves Cavalcante disse:

    Que eu saiba, quando o personagem adquire 3 façanhas, a sua recarga se torna 1.

    • Jaime Rangel disse:

      Olá. Trecho do SRD, capítulo Who Do You Want To Be?: “By default, your refresh starts at three and is reduced by one for each stunt after the first three you choose—essentially, your first three stunts are free!
      Resumindo: começa com refresh/recarga em 3 e tem direito a 3 stunts/façanhas sem custo. Se quiser uma quarta façanha, a recarga cai para 2. Se quiser uma quinta façanha, a recarga cai para 1. Como a recarga não pode ficar abaixo de 1, um personagem pode começar com no máximo 5 façanhas.
      Espero ter elucidado.
      Até.

  2. Ásbel disse:

    Ótimo, Rangel.
    Uma dúvida quando às abordagens: deixando o mago com mais pontos quem Poderoso do que o ladino, dá pra considerar que ele é mais forte fisicamente, ou nada a ver?

  3. Ásbel disse:

    Outra dúvida, agora sobre aspectos: o quão abrangentes eles podem ser?
    “Mago” é fraco e “discípulo da ordem arcana” é legal. Mas e se o jogador quiser um “discípulo da ordem dos ninjas-espadachins-arcanos capazes de voar”? (está obviamente apelão, mas existe algum parâmetro a seguir?)

    • Jaime Rangel disse:

      Olá 2. Talvez um aspecto “Discípulo do clã ninja feiticeiro pés no céu” e uma façanha “Ninja celeste: +2 ao superar com Ágil quando se locomover pelo ar.” – ou fica tudo no fundo de plano assumindo que o aspecto dá permissão para ações incríveis.
      Até.

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