Criando Personagens com Fate Acelerado

Olá. Criarei três personagens com Fate Acelerado. São os três arquétipos clássicos de aventuras pseudomedievais. Saindo um guerreiro, um ladino e um mago! Ideia Tenha uma noção mínima da ambientação e como […]

Olá. Criarei três personagens com Fate Acelerado. São os três arquétipos clássicos de aventuras pseudomedievais. Saindo um guerreiro, um ladino e um mago!

Ideia

Tenha uma noção mínima da ambientação e como os personagens se enquadram. No meu caso, estereótipos de fantasia. Obs.: Nomes masculinos só por comodidade mesmo.

Aspectos

Dizem algo importante sobre seu personagem: estilos, talentos, peculiaridades, motes, conexões, itens, praticamente qualquer coisa. Também servem de justificativa para algo incomum como magia e superpoderes. Use nomes legais, nada de “forte”, “rápido” e “inteligente”.

Conceito

Este é central para o personagem, define qual é a dele.

Guerreiro: Exército de um homem só. Indica que ele é durão.

Ladino: Caçador de tesouros e afins. Indica que acumular objetos de valor é seu ideal.

Mago: Discípulo da Ordem Arcana. Indica que a Ordem Arcana existe e ele aprendeu magia por lá. Pode ter deveres com seus superiores. Talvez favores.

Dificuldade

Nem tudo são flores, todo mundo tem complicações para lidar.

Guerreiro: Comigo ninguém pode. Arrogante, não?

Ladino: Será que isso é valioso? Ganância.

Mago: O mundo é bonito, segundo o que li. Vida social? Nada, só livros e magia.

Outros

Até três outros aspectos sobre o que lhe der na telha. No meu caso, farei um e deixarei dois para você como exercício. Pode criá-los durante o jogo, se preferir.

Guerreiro: O forte protege o fraco. Um belo código de conduta.

Ladino: Faro para tesouro. Sempre encontra uma aventura lucrativa.

Mago: Devo ter lido sobre isso. Vasto conhecimento teórico.

Abordagens

Dizem como se age; atitude. Uma em +3, duas em +2, duas em +1 e uma em +0.

Guerreiro: +3: Poderoso; +2: Ágil e Estiloso; +1: Cuidadoso e Sorrateiro; +0: Inteligente. Porte e coordenação em combate. Não muito esperto.

Ladino: +3: Sorrateiro; +2: Ágil e Inteligente; +1: Cuidadoso e Poderoso; +0: Estiloso. Subterfúgio e sagacidade. Discreto.

Mago: +3: Inteligente; +2: Cuidadoso e Poderoso; +1: Ágil e Estiloso; +0: Sorrateiro. NERD. Não engana ninguém.

Façanhas

São habilidades especiais, truques e diferenciais. Podem ser um bônus numa abordagem ou algo realmente especial só que uma vez por sessão. O jogo conta com modelos para criá-las além de exemplos mas vou usar meus próprios para economizar espaço. Cada personagem tem direito a 3 façanhas iniciais.


+2 ao [ação] com [abordagem] quando (ou se) [circunstância ou condição]

Uma vez por sessão, posso [algo incrível/exceção de regra]


Lembrando, as ações são atacar, criar vantagem, defender e superar.

Guerreiro:

São só vocês?: +2 ao atacar com Poderoso quando enfrentar 2 ou mais oponentes sozinho.

Bloqueio tático: +2 ao defender com Poderoso quando usar escudo contra armas afiadas corpo a corpo.

Carga pesada: +2 ao superar com Poderoso quando erguer objetos pesados.

Ladino:

Mão leve: +2 ao superar com sorrateiro quando furtar objetos.

Passos de gato: +2 ao superar com sorrateiro quando andar silenciosamente.

Sabotagem: +2 ao superar com inteligente quando desarmar mecanismos.

Mago:

Barreira arcana: +2 ao criar vantagem com Inteligente quando gerar uma proteção mágica num alvo.

Rajada arcana: +2 ao atacar com Inteligente quando disparar uma rajada mágica através do cajado.

Bola de fogo: Uma vez por sessão posso atacar com Poderoso à distância e afetar a todos numa zona.

Tralha

Tanto o Fate Acelerado quanto o Básico (por vir) deixa itens, armas e outras tranqueiras como plano de fundo. O que importa não é ter, é saber o que fazer com o que você tem. Seus itens servem para dar permissão narrativa para fazer algo. Tem uma espada? Então pode lutar armado. Tem um arco? Pode atacar à distância. Tem um cavalo? Pode se locomover mais rápido. E assim por diante. Regras para itens devem ser empregadas de preferência para algo de peso na história, como armas mágicas e artefatos.

Para quem faz muita questão de números, há regras opcionais e mais detalhes nos livros que estão por vir. Em algum momento falarei sobre elas.

Detalhes

Cada personagem começa com 3 caixas de estresse, que absorvem dano temporário. E também 3 consequências, aspectos negativos duradouros que absorvem dano de acordo com seus níveis: suave (2), moderada (4) e severa (6).

E também cada um começa com recarga em 3, garantindo pelo menos 3 pontos de destino no início de cada sessão. Você pode gastar até 2 pontos de recarga para comprar façanhas na base de 1 por 1.

Ei-los!

Guerreiro(a)

Aspectos

Conceito: Exército de um homem só

Dificuldade: Comigo ninguém pode

Outros: O forte protege o fraco (+ 2 aspectos)

Abordagens:

+3: Poderoso

+2: Ágil, Estiloso

+1: Cuidadoso, Sorrateiro

+0: Inteligente

Façanhas

São só vocês?: +2 ao atacar com Poderoso quando enfrentar 2 ou mais oponentes sozinho.

Bloqueio tático: +2 ao defender com Poderoso quando usar escudo contra armas afiadas corpo a corpo.

Carga pesada: +2 ao superar com Poderoso quando erguer objetos pesados.

Estresse [ ] [ ] [ ]

Consequências

O Suave (2) | O Moderada (4) | O Severa (6)

Recarga: 3

 

Ladino(a)

Aspectos

Conceito: Caçador de tesouros e afins

Dificuldade: Será que isso é valioso?

Outros: Faro para tesouro (+ 2 aspectos)

Abordagens:

+3: Sorrateiro

+2: Ágil, Inteligente

+1: Cuidadoso, Poderoso

+0: Estiloso

Façanhas

Mão leve: +2 ao superar com sorrateiro quando furtar objetos.

Passos de gato: +2 ao superar com sorrateiro quando andar silenciosamente.

Sabotagem: +2 ao superar com inteligente quando desarmar mecanismos.

Estresse [ ] [ ] [ ]

Consequências

O Suave (2) | O Moderada (4) | O Severa (6)

Recarga: 3

 

Mago(a)

Aspectos

Conceito: Discípulo da Ordem Arcana

Dificuldade: O mundo é bonito, segundo o que li

Outros: Devo ter lido sobre isso (+ 2 aspectos)

Abordagens:

+3: Inteligente

+2: Cuidadoso, Poderoso

+1: Ágil, Estiloso

+0: Sorrateiro

Façanhas

Barreira arcana: +2 ao criar vantagem com Inteligente quando gerar uma proteção mágica num alvo.

Rajada arcana: +2 ao atacar com Inteligente quando disparar uma rajada mágica através do cajado.

Bola de fogo: Uma vez por sessão posso atacar com Poderoso à distância e afetar a todos numa zona.

Estresse [ ] [ ] [ ]

Consequências

O Suave (2) | O Moderada (4) | O Severa (6)

Recarga: 3

 

Até.

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Sobre Jaime Rangel

Jaime "JJ" Rangel é um cara de Duque de Caxias (RJ), franco, tranquilo e desmemoriado. Gosta de levar inquietação às mentes alheias (antes através do Juca's Blog e Roleplayer). Prefere 10 inimigos sinceros a 1 amigo indeciso. Cuidado ao perguntar algo, ele responderá a verdade. E a verdade é sempre mais divertida (pra ele).