Psiônicos para TRPG: Perícias

Ando um tanto atarefado com múltiplos sites interessantes (#jabá), e nesses últimos meses não dei muita atenção ao projeto Psiônicos para Tormenta RPG. Na verdade, até trabalhei em uma nova classe básica, que estou criando em conjunto com o amigo Pedro Henrique Martins do Mais de Mil Dados, mas ela ainda não está exatamente pronta para divulgação (para os curiosos: é uma classe para cobrir o nicho psiônico do Ardent de D&D 3.5).
Pra compensar, resolvi matar logo o cerne de um capítulo que vai ser curtinho mas completamente útil para todos os personagens psiônicos: Perícias. Sem mais delongas:

Perícias

O treinamento árduo e o contato com suas reservas de força interior podem trazer mais benefícios que qualquer um poderia imaginar. Algumas opções não-psiônicas também estarão disponíveis aqui e acolá.
As perícias a seguir são apropriadas para personagens pertencentes a classes psiônicas, ou aventureiros de outras classes que travaram contato com psiônicos em suas carreiras.
 
Novos Usos para Velhas Perícias
Conhecimento (psiônicos)
Esta especialização representa conhecimento teórico sobre os poderes psiônicos e suas origens, assim como informações sobre criaturas, raças e itens psiônicos.
Ladinagem
Usar itens psiônicos (CD 25): você pode “enganar” um item psiônico para que funcione com você, mesmo quando não deveria. Por exemplo, pode acessar poderes de uma disciplina proibida ao usar uma coroa psíquica, ou manifestar um poder de um dorje mesmo não sendo um psiônico. Faça o teste para cada ativação do item (para cristais de poder, tatuagens psiônicas e dorjes) ou a cada hora (para acessórios).
 
Novas Perícias
Meditação (Sabedoria, Treinada)
Você treinou sua mente para obter domínio sobre seu próprio corpo e para destravar capacidades complexas de sua própria mente.
Força de Vontade (CD 20): Se ficar com 0 PV ou menos, você pode fazer um teste de Meditação como uma ação livre para se manter consciente por mais uma rodada. Você continua sangrando, e deve fazer testes para estabilizar normalmente (vide Tormenta RPG Revisado, página 228).
Memorizar (CD 15): Você pode memorizar uma longa sequência de números, uma longa passagem de versos ou outro conjunto de informações complexo (mas nunca escritas mágicas ou similares). Cada teste bem-sucedido permite reter uma página de informação. Se o documento for maior que uma página, você deve fazer testes adicionais para cada página. A informação memorizada é permanente, mas só pode ser acessada com outro teste bem-sucedido de Meditação.
Psiônicos para TRPG: Perícias 1Resistir ao Medo: Contra qualquer efeito de medo, você faz testes de resistência normalmente. Em caso de falha, você pode fazer um teste de Meditação na rodada seguinte; se o valor do teste for maior que a CD do efeito de medo, o efeito é cancelado. Isso só funciona uma vez para cada efeito de medo usado contra você.
Resistir a Venenos: Você pode substituir um teste de Meditação por um teste de Fortitude para evitar efeitos de venenos.
 
Psiônicos (Inteligência, Treinada)
Esta perícia envolve o conhecimento prático sobre poderes psiônicos, sua natureza, e também o uso de itens de poder psiônico.
Acessar cristal de poder (CD 20): você pode tocar um cristal de poder e descobrir qual poder ou poderes ele possui armazenados.  Exige 1 minuto de concentração.
Identificar poder: quando alguém manifesta um poder, você pode reconhecer qual é se tiver contato com algum de seus efeitos sensíveis – visuais, mentais, materiais, auditivos ou olfativos (CD 15 + nível do poder). Você também pode identificar um poder que já tenha sido manifestado e que esteja funcionando (CD 20 + nível do poder). Identificar poderes é uma reação.
Identificar materiais psiônicos: ao observar um objeto ou criatura criado ou moldado por poderes, você pode saber sua origem, notando um brilho astral ou uma tênue cobertura ectoplásmica (CD 20 + nível do poder).
Identificar tatuagens psiônicas (CD 25): você pode descobrir qual poder é concedido por uma tatuagem psiônica. Exige 1 ação padrão.
Usar itens psiônicos (CD 25): você pode “enganar” um item psiônico para que funcione com você, mesmo quando não deveria. Por exemplo, pode acessar poderes de uma disciplina proibida ao usar uma coroa psíquica, ou manifestar um poder de um dorje mesmo não sendo um psiônico. Faça o teste para cada ativação do item (para cristais de poder, tatuagens psiônicas e dorjes) ou a cada hora (para acessórios).
 
[Crédito das imagens: Capa: Reprodução/GorosArt@deviantArt, Interna: Reprodução/[email protected]]

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. Alexandre José de Carvalho disse:

    Ficaram muito interessantes as pericias Psíquicas adaptadas para Tormenta RPG . Só achei que tipo poderiam ter acrescentado coisas para Psiquicos Monges eespecializados em um estilo particular de luta ( tipo ” Psylocke ” dos X-Men que além de Psíquica e também uma ” Lamina da Mente ” é uma Ninja altamente treinada ) ou o ” Pacifismo Forçado ” para não despertar o lado negro possuido por ” Ravena ” dos Novos Titãs mas no geral ficou muito legal ! Agora estou ansioso pelos ” Poderes Psíquicos ” e coisas como a ” Forma de Diamante Organico ” ( de Emma Frost ” ) e o ” Ego Espiritual ” ou ” Efeito Fênix ” de Ravena e Jean Grey =)

    • Valeu Alexandre! Os monges psíquicos vão ter uma classe de prestígio, acho que é um bom começo! 🙂
      Quanto aos poderes, eles estão em andamento – o que complica é mesmo a quantidade de traduções a fazer. Mas também criei um punhado de poderes original – e valeu pela lembrança do Ego Espiritual da Ravena, incluí!

      • Alexandre José de Carvalho disse:

        Bom saber que haverão classes de prestígio para psiquicos . Uma que eu particularmente gostaria seria os Psicomancers ( um tipo de Mago capaz de usar tanto magia arcana quanto poderes psiquicos simultaneamente ou separadamente + ou – como se fosse um ” Teurgista Psíquico ” ) . Bom saber que você gostou da ideia do ” Ego Espiritual ” de Ravena é sempre agradavel poder ser util . Estou bastante curioso para ver quais poderes psiquicos vocês usarão e até que nível ( 10º nível pelo menos ? ). E nos antagonistas para psiquicos gostaria de ver os Dragões Gema que são Dragões Psiquicos entre outros monstros . Enfim estou muito ansioso para poder ver o que vira futuramente. Abraços =)

  2. Opa, gostei muito das perícias. Já ta salvo aqui nos meus favoritos ahha Demorei um pocuo pra ler o post, mas é bom ver que a adaptaçao ta voltando firme e forte.
    Abç

Deixe uma resposta