Terramédia fechará as portas em 2014

A Terramédia é o braço varejista da Devir Livraria e deve fechar as portas em 2014 porque, como parte do contrato da Devir com a Wizard of the Coast para publicar Magic no Brasil, eles não podem mais vender Magic no varejo. Sem Magic, a Devir decidiu que a loja não teria movimento financeiro o bastante para continuar operando, fechando uma das mais tradicionais lojas de RPG de São Paulo.
Lojas de RPG no Brasil são altamente dependentes da renda proveniente das vendas de Magic, sendo muito difícil encontrar lojas que não deem um grande destaque ao jogo, como é o caso da loja Utoopia em Florianópolis, que se dedica mais ao RPG. A própria Wizards, segundo executivos da Hasbro citados pela Forbes, só é lucrativa por causa de Magic.
Muitos lojistas apontam em conversas privadas, que além da predominância de Magic e outros jogos sobre os RPGs, a concorrência desleal das editoras que oferecem seus produtos com desconto e frete grátis através da internet mina a força do RPG em lojas locais. Com as editoras levando os RPGistas a preferir comprar seus jogos pela internet os lojistas voltam sua atenção para fãs de outros jogos para aumentar o faturamento. Lembrando que, apesar da notícia triste, a tendência atual vem sendo de crescimento do setor. Apenas na Grande Florianópolis, uma das menores capitais do Brasil com cerca de 450 mil habitantes em 2013, há quatro lojas de RPG sendo que três delas abriram nos últimos cinco anos (e duas neste último ano).

João Paulo Francisconi

Amante de literatura e boa comida, autor de Cosa Nostra, coautor do Bestiário de Arton e Só Aventuras Volume 3, autor desde 2008 aqui no RPGista. Algumas pessoas me conhecem como Nume.

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Bob Nerd disse:

    É uma pena, será que vai afetar a LigaHQ?

Deixe uma resposta