Financiamentos coletivos que você deveria conhecer

Você conhece o conceito de crowdfunding, ou financiamento coletivo? A gente pode dizer de alguma maneira que é a nova moda, principalmente entre os fãs de entretenimento de nicho (ou […]

Você conhece o conceito de crowdfunding, ou financiamento coletivo?

A gente pode dizer de alguma maneira que é a nova moda, principalmente entre os fãs de entretenimento de nicho (ou outros projetos de nicho). E quer mais nicho que RPGs, jogos indies de videogame, quadrinhos, álbuns de bandas que estão começando ou até mesmo projetos de ciência que não tem como se bancar sozinhos?

Financiamento coletivo é, em essência, uma “vaquinha” ou “bolão”, visando reunir fundos para financiar um projeto. Cada apoiador normalmente tem direito a uma ou mais “recompensas” por sua doação, normalmente exemplares dos jogos, livros ou quadrinhos em questão, e a soma total do valor recebido pelos apoiadores é usado para tornar o projeto real. Na maioria das plataformas que apoia esse tipo de iniciativa – sites como o gringo Kickstarter e o brazuca Catarse – o projeto não é financiado se não obtiver um valor selecionado previamente pelo fundador do projeto, e todo o dinheiro reunido é devolvido aos apoiadores.

Eu pessoalmente já ajudei uma porção de projetos, e já recebi minhas primeiras recompensas (como os capítulos da HQ Shogum dos Mortos em pdf, por email, ou o livro físico dos Combo Rangers). É um negócio massa, divertido, mas claro, vale a pena escolher bem. Pensando nisso, a gente resolver fazer uma seleção meio que mensal de projetos legais de crowdfunding para vocês conhecerem, e colaborarem, se for o caso. Vamos lá?

 

Golem Arcana

Golem Arcana combina um wargame tradicional com a tecnologia dos smartphones e tablets para obter um jogo mais fácil de aprender e jogar. Além de miniaturas pré-pintadas e mapas táticos, o jogo traz um leitor de códigos impressos nas miniaturas e mapas e os envia para um app que faz todo o trabalho por você. Quer saber se um movimento é válido? Passe o leitor na sua miniatura e no local para onde você quer que ela se mova. Quer saber que tipo de bônus, redutores e propriedades especiais um terreno possuiu? Só passar o leitor. Atacar um adversário? Passe o leitor no poder da miniatura que você deseja usar e na miniatura que pretende atacar, o app lhe dirá se o ataque pode ser feito, quais as probabilidades de acertar e qual o dano dele na criatura.

A ideia dos realizadores é a de tornar wargames mais populares não por “emburrecer” eles para as massas, mas usar a tecnologia para torná-los mais acessíveis.

Conheça o projeto: http://www.kickstarter.com/projects/1613260297/golem-arcana

 

QUAD

Esse é um projeto brasileiro de quadrinhos. São quatro histórias de ficção científica produzidas por quatro artistas distintos, dentro do mesmo universo ficcional. O tratamento gráfico parece lindo, assim como as artes que eles já mostraram. Os autores são Aluisio Cervelle Santos, Eduardo Ferigato, Diego Sanches e Eduardo Schaal.

O financiamento é para pagar a impressão do livro, que na verdade já está financiado, e agora quem entrar só vai essencialmente ajudar as recompensas e o livro a ficar ainda melhor. O livro deve ser entregue no FIQ 2013 (Festival Internacional de Quadrinhos), que rolará em Belo Horizonte, em novembro.

Conheça o projeto: http://catarse.me/pt/quad

 

Dionísio – Graphic Novel

Outro projeto brasileiro de quadrinhos, esse chamou atenção não só pelo tema – o deus grego do vinho, e suas servas, as Bacantes – como também pela arte. Vejam, é uma história em quadrinhos usando 3D digital, um visual bem incomum e que pelo visto tá ficando irado.

O valor a ser reunido é um pouco alto, na minha opinião, mas parece que o que vai ser produzido é algo de alta qualidade. Esse é o típico projeto de financiamento coletivo: um negócio muito autoral, que dificilmente teria o suporte financeiro de uma empresa maior, tentando se financiar ao convencer pessoas que ainda não são fãs. Não sou fã, mas já botei minha contribuição lá.

Conheça o projeto: http://catarse.me/pt/Dionisio

 

Unwritten: Echoes of Twilight

Esse é um projeto de um jogo de videogame, para as plataformas Windows PC, XBOX 360 e PS3. A ideia é um RPG não convencional, sem uma história pré-definida (um plot-mestre, como acontece em basicamente todos os jogos de mundo aberto). Cada decisão tomada pelo seu personagem vai alterar a jornada. Sim, o negócio é ambicioso.

E os visuais e a história e o mundo são bastante instigantes. Apesar de ter muitas chances para não ser sucedido, acho que vale pelo menos um acesso pra conhecer o que eles estão propondo. Se conseguirem, parece que vai ser um jogo MUITO diferente dos RPGs de videogame aos quais estamos acostumados até hoje.

Conheça o projeto: http://www.kickstarter.com/projects/594743529/unwritten-echoes-of-twilight

 

A imagem de capa é cortesia da Wikimedia Commons. As ilustrações de cada projeto foram extraídas das divulgações dos mesmos.

Sobre Álvaro "Jamil" Freitas

Jamil, o único kender de Arton (druida 11, Neutro), descobriu que tinha um alter ego humano em outro plano de existência, chamado Álvaro Freitas (ranger 3/ladino 4/bardo 5, Neutro e Bom). Eles volta e meia aparecem como convidados especiais em crossovers.