É Hora da Aventura!

Que horas são? É Hora da Aventura!
Devo começar essa resenha com uma confissão: eu não adotei o D&D Quarta Edição. Sou um daqueles velhos carecas que simplesmente não gostou do estilo, das regras, dos conceitos, da estética, enfim, de tudo que tem a ver com a quarta edição de Dungeons & Dragons.
Aí um camarada da internet, mais especificamente, do Tumblr, montou um RPG completamente não oficial baseado no desenho animado Adventure Time (Hora da Aventura). Usando as regras do D&D 4. E aí eu fui obrigado a ler. E gostar. E fazer uma resenha a respeito. Éééééé…
O camarada em questão é Alexandre Ilitchev. O tumblr dele se chama Blood Ghost, onde ele coloca desenhos de suas própria autoria, e desenvolve RPGs (ele já tem um outro no forno, esse completamente original). Mas falemos de Adventure Time RPG. O jogo está completo, embora ainda esteja sendo considerado pelo autor como em fase de “beta”. Isso quer dizer que você ainda pode mandar sugestões de mudanças, até a versão “alpha” (se é que ela existirá).
E falemos do desenho Adventure Time (Hora da Aventura). Esse desenho animado do Cartoon Network mostra as aventuras de Finn, o Humano, e seu companheiro Jake, o Cão. Extremamente hilário, mas com vários toques sombrios, o desenho mostra a Terra de Ooo, um mundo cheio de coisas fantásticas e mágicas – um mundo que já foi a Terra, antes de um holocausto nuclear (a Grande Guerra dos Cogumelos). Não restam humanos, exceto por Finn; e há inúmeras aventuras esperando a cada canto. Um dos produtores da série já disse que uma das inspirações do desenho é Dungeons & Dragons. Ou seja, eles se encaixam com facilidade.
O livro está em formato pdf, gratuito. E o material está em inglês, é bom avisar. A apresentação gráfica está simplesmente de cair o queixo – completamente relacionada com a identidade visual da série. Muitas das ilustrações são originais, feitas pelo próprio Ilitchev – e mostrando de forma engraçada e precisa muitas das coisas do mundo de Hora da Aventura. O livro é dividido em capítulos bem à moda Dungeons & Dragons: Como Jogar, Criação de Personagens, Espécies (Raças), Classes de Personagem, Combate, Bestiário e uma aventura-exemplo (Encrenca no Reino das Bolhas) para colocar o mestre e os jogadores nos eixos – numa aventura de dar inveja a Finn e Jake!
Não sei até que ponto as regras estão “corretas” – já que houve uma boa série de adaptações para colocar a Terra do Ooo em termos de D&D – mas elas parecem sólidas o bastante. Experimentei a aventura-exemplo com estranhos no Roll20 e… bem, foi divertidíssimo. (Aliás, a vantagem de ter colocado a aventura no Roll20 é que eu agora tenho uma aventura que posso usar várias vezes como playtest por lá 😀
No geral, vale cada centavo do seu tempo, se você gostar de Hora da Aventura. Ou de Dungeons & Dragons 4e. Ou de experimentar coisas diferentes. Acho que é por aí. Eu sei que eu gostei.
O livro está disponível para download nesta página, onde você também pode oferecer algum feedback para o autor.
Vou deixar esse vídeo porque não sei mais o que dizer, exceto que Hora da Aventura é demais!
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=3tMuTOYskhM?rel=0]
 
A imagem da capa é de divulgação do Cartoon Network.

Você pode gostar...

9 Resultados

  1. Eu sempre achei que HdA daria um RPG bem legal. E agora com isso, O Kender conseguiu zerar o mundo e começar meu ano RPGístico muito mais feliz!
    E poderia ser utilizado também para atrair uma gurizada pro nosso hobby, quem sabe até, utilizando a versão simplificada de D&D, para crianças.
    São várias as possibilidades e eu checarei todas elas.
    Falta o BURP montar uma adaptação pra 3D&T 😛

  2. Serial101 disse:

    Eu cheguei a adaptar Hora de Aventura pra Mutantes e Malfeitores, afinal adoro o desenho. Mas certamente é diferente usar o D&D para isso em vez de um dos seus “filhos”. Espero conseguir jogar.
    Como sugestão ao Alexandre Ilitchev (se puder repassar pra ele) é trocar a capa pela capa do Encarilion, e chamar o livro de Livro dos Heróis, um nome que faz muito mais sentido a natureza da série como um todo.
    E eu gostei muito do jogo ter apenas 5 níveis ao invés dos 30 da 4e. Sério, seria intolerável o numero de poderes que o Jake teria se ele chegasse no nível 17.

  3. Bob NErd disse:

    Rpz que legal! Gostei, vou conferir o sistema agora. Concordo com o Bode aí acima que disse que poderia ser usado pra trazer uma galera nova pro hobby. E tive uma idéia, acho que Adventure Time seria perfeito para crianças utilizando aquela versão do Old Dragon para crianças.

    • Álvaro "Jamil" disse:

      Essa versão aí do Sr. Ilitchev é bem possível para crianças, viu Bob. São só cinco níveis, nada complexo demais (nisso lembra inclusive clássicos como Dragon Quest, etc)

  4. Olá pessoal
    Nossa! Adorei este RPG, ficou muito bem feito tanto em descrição da ambientação como em sistema de regras. Pude notar forte influencia do atual RPG Gama World, no que se refere as raças e classes. Por isso dou nota 1000 para ele!
    Até mais

  5. Francisco Santos disse:

    O Link não está mais ativo. Gostaria muito de baixar

Deixe uma resposta