Literatura Fantástica na 58º Feira do Livro de Porto Alegre

Mais um ano em Porto Alegre, e mais uma Feira do Livro. Fãs de literatura fantástica, RPGs e tudo o que se encontra no meio podem se interessar por alguns lançamentos e palestras especiais que deverão acontecer durante o evento. Selecionei as mais interessantes a seguir.
Para começar, temos o Ciclo Farenheit 451, inspirado na famosa obra de Ray Bradbury, que retrata um futuro distópico em que os livros são proibidos e queimados quando encontrados. Graças a uma comunidade de “homens-livro”, as obras do passado eram decoradas e retransmitidas às novas gerações; o ciclo parte desse princípio e seleciona convidados especiais para serem estes homens-livro, cada dia selecionando uma obra para dividir com os presentes. Entre as obras selecionadas estão livros de Amós Oz, Mia Couto, Machado de Assis e mesmo a Odisseia de Homero.
Literatura Fantástica na 58º Feira do Livro de Porto Alegre 1Na quinta-feira, dia 1.º de novembro, às 16h na ASSEC (Trav. Francisco Leonardo Truda, 40 / 21º andar), temos a palestra Literatura fantástica e adaptações: Game of Thrones do Livro para a TV, cujo título é bastante auto-explicativo, minstrada pelos escritors Duda Falcão, Christopher Kastensmidt e César Augusto Oliveira de Almeida. No mesmo dia, às 17h, na Sala Leste do Santander Cultural, temos a palestra Cinema e História: versões do apocalipse, que deve fazer um panorama do ciclo de cinema e História realizado este ano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que tinha como tema o fim do mundo e incluia diversos filmes de fantasia e ficção científica clássicos e alternativos. Será ministrada por Charles Sidarta Machado Domingos, Fatimarlei Lunardelli, José Orestes Beck, Rafael Hansen Quinsani e Cesar Augusto Barcellos Guazzelli.
No sábado, dia 3 de novembro, teremos toda uma programação especial voltada para as histórias em quadrinhos A partir das 9h, na Casa do Pensamento, acontecerá a 7.ª Mutação na Feira: HQs, Zines e outras histórias, com palestras o dia todo incluindo mesas redondas sobre a filosofia dos quadrinhos de Super-Heróis, os universos Marvel e DC, e outros tipos de quadrinhos. Outros eventos do dia incluem a mesa-redonda As histórias e os quadrinhos, reunindo diversos quadrinistas gaúchos, às 16h na Sala dos Jacarandás do Memorial do Rio Grande do Sul;  a exibição do documentário Fanzineiros do Século Passado, às 17h30 na Sala de Vídeo (é neessário se inscrever previamente); ums oficina de produção de fanzines com o Grupo Quadrante Sul, às 18h30 no Ateliê da Imagem; e um bate-papo sobre A nova cultura dos quadrinhos alemães, às 19h novamente na Sala dos Jacarandás do Memorial do RS, incluindo a presença dos autores internacionais convidados Isabel Kratz e Mawil com tradução simultânea.
Literatura Fantástica na 58º Feira do Livro de Porto Alegre 2Se o sábado é o dia dos quadrinhos, o domingo, 4 de novembro, é o dia da literatura fantástica na Feira. Convidados do dia incluem os autores Giulia Moon e André Vianco, conhecidos por suas histórias de vampiros; além de best-sellers como Eduardo Spohr. O grande evento pro público RPGista deve ser a palestra A fantasia na literatura nacional, com a presença do Spohr, Raphael Draccon, Leonel Caldela e Carolina Munhóz, às 19h na Sala dos Jacarandás do Memorial do RS. Outras palestras interessantes incluem uma discussão sobre a obra de Edgar Allan Poe, às 16h na Tenda de Pasárgada, e um balanço sobre a primeira Odisseia de Literatura Fantástica, no mesmo horário na Sala dos Jacarandás; mas sério, o dia está tão cheio de coisas legais que eu recomendo mesmo visitar o site oficial da programação para quem quiser se informar. Para completar o dia, temos lançamentos como Autores Fantásticos, organizado por Cézar Alcázar e Duda Falcão, em que grandes autores da literatura mundial se veem envolvidos em situações que parecem saídas das suas próprias obras; Protetores, de Duda Falcão, romance de horror steampunk; e o Duplo Fantasia Heróica 3, trazendo histórias de Christopher Kastensmidt e Simone Sauesserig.
Depois do domingo a coisa esfria um pouco para o público nerd, mas ainda há coisas legais a se procurar. O dia 5 de novembro, na próxima segunda-feira, é todo dedicado ao centenário dos Contos Gauchescos e Lendas do Sul, de Simões Lopes Neto, obra que fundamenta boa parte da cultura gaudéria do Estado e inclui diversos elementos fantásticos muito legais para quem gosta de variar o clima nos seus jogos (especialmente recomendado para fãs de Namalkah em Tormenta, aliás…). Confiram no site os diversos eventos programados. Dia 7 de novembro, na quarta-feira da próxima semana, temos o Animamute, a partir das 15h30 na Galeria Mamute (Rua Caldas Júnior, 375), com a exibição de diversos curtas bacanas de animação. E no dia 8 de novembro, quinta-feira da próxima semana, temos a Master class sobre a história do jazz e do blues – tá, isso não tem nada a ver com RPG ou fantasia, mas blé, eu sou fã de jazz e blues e acho um programa legal pra quem também gostar.
Enfim, tem bastante coisa legal acontecendo, e não só o que eu indiquei aí. Recomendo que deem vocês mesmo uma olhada na programação oficial atrás de coisas legais para fazer. E, é claro, aproveitem bem todos os saldões e descontos tradicionais também…

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Olá,
    Meu nome é Marcus Achiles e sou autor de “Danação” um romance histórico ambientado na Taubaté de 1700, com nosso folclore como pano de fundo. Ele foi lançado numa edição sob demanda em 2008 e relançado há uns meses pela Editora Baraúna. Também vou estar na Feira de PoA, no dia 4/11, e gostaria de saber se posso contar com seu apoio na divulgação, com menção em posts como este de ontem do RPGista. A proposta do “Danação” é investir na literatura fantástica influenciada por nossos próprios mitos,um passatempo onde aventura, história e fantasia se misturem e instiguem. Por favor, dê um pulo no blog do livro em http://folclorefantastico.blogspot.com. Lá tem capítulos para degustação, galeria de personagens, notícias, resenhas e críticas. Desde já, obrigado pela força.

Deixe uma resposta