Ícone do site RPGista

Reprap: Imprimindo o seu RPG em 3D

Uma das coisas mais bacanas no jogo de RPG, na minha opinião, é o uso de miniaturas. Eu sempre tive ideias de cenários e de construção de props mas sempre caia no mesmo problema. Como produzir essa ideia?
Portas, paredes, tabuleiros, tesouros… já fiz vários projetos que nunca nasceram porque não sabia como tirá-los do papel.
Há alguns anos atrás, eu comecei a acompanhar com uma certa distância o desenvolvimento de impressoras 3D caseiras.
O tempo foi passando e, no início desse ano, percebi que a tecnologia chegou a um estágio viável para o uso pessoal e, ao mesmo tempo, com um nível de acabamento de peças interessante.
Em janeiro, resolvi iniciar a construção da minha própria impressora 3D e, desde então, tenho estudado e dedicado boa parte do meu tempo (e dinheiro de quadrinhos) para a compra de material com o único fim de montar a minha impressora.
Se você ficou curioso ou também quer montar uma, a INFO deste mês trouxe uma matéria sobre as Repraps (self replicating machines). De forma curta e grossa, são máquinas que visam a habilidade de se autoreplicarem (mas para isso ainda falta) e funcionam, na sua maior parte, depositando camadas de matéria (normalmente plástico) umas sobre as outras, em fatias, até terminarem de criar um objeto por deposição de material.
Se você quer mais informação, a wiki está repleta delas e é excelente.
Minha jornada começou na wiki, no blog desse grupo de estudos (que tem uma lista de discussão muito boa), no blog do Alain e no blog do Antonio.
Na verdade, esse post aqui foi o determinante que me fez tomar a decisão de montar uma impressora 3D (nele o autor anuncia que chegou a imprimir com camadas de plástico com 0,1mm de espessura).

Antônio este Yoda imprimiu.


Foram 2 meses de leitura até eu escolher o modelo que eu iria montar. Muita leitura (sim, existem VÁRIOS modelos possíveis de serem montados e este número é crescente).
Meu filtro me levou a optar entre 3 modelos.
Prusa Mendel: A mais barata de todas é o modelo mais montado no Brasil. Ela tem uma relação custo x benefício excelente, mas não consegui levar para casa. Sua estrutura enxuta (pra não dizer horripilante) assustou minha esposa e, com certeza, sua eletrônica e motores a mostra não farão sucesso com 2 gatos e um bebê em casa.

Makerbot: O pessoal da Makerbot é muito simpático (tipo a galera da Red Box e da Secular, sabe?). Eles fizeram esse projeto e conseguiram montar uma comunidade bacana ao redor do produto, o que gera um bom suporte. Também tem uma lojinha relativamente completa para a compra de peças sobresalentes e acessórios. O manual online de montagem é bem completo e didático. Além disso, o projeto da época (os caras já lançaram um novo produto nesses 8 meses, e descontinuaram o antigo) tinha a forma de uma caixa, o que me é muito mais atraente que a apresentaçao da Prusa Mendel. No entanto, parte do mecanismo e eletrônica ainda era meio exposto e isso me incomodava.

Ultimaker: Esse é o projeto que eu escolhi para montar. Tido na comunidade como a impressora capaz de imprimir com maior resolução (e esse é o meu objetivo, já que estamos falando de impressão de miniaturas aqui). Além disso, o fato de possuir o mecanismo completamente dentro da caixa foi o que me ganhou definitivamente (já falei que estou com 2 gatos e um bebê em casa, né?). Como desvantagem (e só agora sei disso) estão o manual de montagem com vários erros (alguns bem grosseiros), a lojinha de material meia boca (você precisa digitar no campo de busca o que deseja, porque a loja não te oferece de cara nada), várias peças  feitas sob medida (o que torna o projeto meio caro). Mesmo assim, é uma das impressoras com maior mesa de impressão (o que a faz ser capaz de imprimir objetos maiores) e também, diacho, é elegante pacas.

A maor parte das peças chegou e já iniciei a montagem. Muito em breve postarei novas infos à respeito.
 
Sair da versão mobile