Ícone do site RPGista

Uma nova ferramenta para RPG online

Estava eu andando tranquilamente pela internet nesta manhã quando BLAM! Cai na minha cabeça esse site do Roll20.net. Já tinha visto outras ferramentas do gênero nesses anos de RPG, e a mais recente que testei foi o Taulukko (que é bem difícil de achar no Google, né?). Acabei nunca levando adiante nenhuma campanha por esses meios por a) dificuldade em usar, graças à minha conexão lerda; b) dificuldades gerais com essas ferramentas por ser um neanderthal.
O que chamou imediatamente minha atenção no Roll20 foi algo que não tinha visto ainda em nenhuma ferramenta do gênero: chat em vídeo totalmente integrado. Com isso, a experiência de uma mesa de RPG parece muito mais real. Mas o site não oferece só isso não. O brinquedo é bem completo, e já comecei a testar!

Ferramentas pra todo tipo de situação…

O Roll20 está no momento na forma de um beta aberto. Isso significa que qualquer um pode usar e testar o sistema, mas sabendo que podem haver bugs e problemas – que justamente vão ser encontrados graças à ajuda dos usuários. O site começou como um projeto financiado no site Kickstarter, e agora aceita novos usuários sem limites, justamente para poder testar suas capacidades máximas. Ao que tudo indica, pode haver uma diferenciação futura e planos pagos para os usuários, mas as funcionalidades disponíveis no momento no beta gratuito deverão se manter assim.
Para começar, não é preciso instalar nada de diferente, se você já usa os browsers Firefox ou Chrome. Para usar as funcionalidades do video chat, basta ter o Flash instalado (que a maioria das pessoas também já tem, por conta de um sem-número de outros sites). Outra coisa que eu particularmente gostei foi da funcionalidade poder ser utilizada num Google Hangout, da rede social Google+. Bem prático.
No programa em si, você pode criar “páginas”, que podem ser encontros, mapas de combate, handouts e outras coisas para sua aventura – com todo tipo de desenhos e tokens podendo ser colocados na tela por meio de sistemas de busca que parecem bem integrados. Se você é o tipo de mestre que gosta de preparar as coisas você mesmo, também é possível fazer o upload para o site de um pouco de conteúdo (100 MB). Há as funcionalidades típicas de chat, de ocultar partes do mapa para os jogadores, barras de energia para os tokens, entre outros.

Mas também tem coisas a melhorar!

O Roll20 busca ser um sistema de mesa virtual sem nenhuma denominação específica. Ou seja, ele não foi feito para nenhum sistema de RPG. Ele meio que aceita todo tipo de jogos, mas com isso vem algumas funcionalidades que se tornam genéricas demais. Uma delas é a ausência de fichas de personagem, percebidas imediatamente pelos no teste. Ele oferece a possibilidade de compartilhar algumas informações sobre os personagens, mas não nenhuma ficha – justamente por não se relacionar com nenhum sistema. Para grupos que aproveita para jogar online, a possibilidade de ter fichas compartilhadas é relevante, e é um dos pedidos mais constantes nos fóruns da ferramenta.
Uma das funcionalidades mais geniais não funcionou muito bem comigo, que é a Jukebox. Você pode incluir músicas e efeitos sonoros para usar durante suas aventuras, controlando o volume individualmente para cada arquivo de som. Ela acessa a biblioteca de músicas do Soundcloud, o que dá uma boa quantidade de músicas. Mas eu simplesmente não consegui fazer funcionar. É um beta, não podemos esquecer…
Eu também tive algumas dificuldades em fazer o chat em vídeo funcionar, mas testando pelo Google Hangouts tudo rolou normal. Vou continuar tentando descobrir se consigo fazer tudo dentro do próprio sistema do Roll20 – mas mesmo que não funcione, usar dentro do Google+ pra mim não é uma má ideia.
Como considerações finais: experimente. Primeiro, é de graça; segundo, é divertido; terceiro, você pode voltar a jogar RPG com aqueles seus amigos que se espalharam pelo mundo… (não vejo a hora de tentar refazer o grupo que está metade em São Paulo, metade na Europa).
 
A dica do site (que me inspirou a fazer o post) veio pelo @metalrufflez
Fonte da imagem: Reprodução / YouTube

Sair da versão mobile