O que é RPG?

O RPG está tendo exposição nacional na novela “Rebelde” da Record, então cabe explicar para as pessoas que estão vendo agora na TV o que é RPG. RPG é um […]

O RPG está tendo exposição nacional na novela “Rebelde” da Record, então cabe explicar para as pessoas que estão vendo agora na TV o que é RPG. RPG é um jogo, claro, e embora o que tenha aparecido na TV seja mais próximo de um jogo de gincana, em que o mestre dá tarefas para os jogadores, na verdade o RPG é um jogo de contar histórias.

- Como assim jogo de contar histórias?

Para ser mais correto, um jogo de contar histórias colaborativo, funciona assim: o mestre começa contando a situação em que os personagens estão e então cada jogador descreve o que vai fazer em seguida, o mestre então conta quais os resultados das ações dos personagens e assim por diante. Por exemplo, se os jogadores quisessem contar uma história como a dos livros de Harry Potter, cada jogador ficaria com um papel (Harry, Hermione, Rony, Hagrid, etc.) e o mestre começaria a contar uma história dando um problema, um enigma, um conflito para os jogadores resolverem. Cada jogador diz o que vai fazer ( -Vou procurar mais informações na biblioteca, -Vou procurar Draco Malfoy e dar uma lição nele!, -Vou perguntar o que está contecendo para Dumbledore.) e o mestre descreve o resultado das ações dos jogadores e interpreta os personagens não jogadores ( -Você acha um livro com informações sobre as passagens secretas do castelo. -Você briga com Malfoy e ambos acabam suspensos. -Você encontra Dumbledore e ele diz: “É importante se lembrar do que  seu amigo diz nessas horas”).

- Mas esse jogo não tem regras?

Sim e não. Não precisa realmente ter regras para ser RPG, mas existem centenas talvez milhares de regras diferentes para jogar. Por quê? Hora, digamos que o personagem de Harry Encontre o personagem de Draco e eles briguem. Quem vai ganhar? O mestre pode decidir ou ele pode deixar essa decisão para o acaso, jogando par ou ímpar, ou cara e coroa, ou nem tão para o acaso assim, usando um sistema de jogo para resolver isso. Por exemplo pode estar definido que Harry brigue muito bem e Draco só brigue mais ou menos, então se atribui um valor para a capacidade de brigar dos personagens: Harry briga com 8 e Draco briga com 6. O mestre e o jogador jogam um dado e somam com o valor de briga do personagem, quem tirar maior ganha. Na maior parte das vezes Harry vai ganhar, mas de vez em quando Draco vai ter mais sorte e ganhar.

normal poster8 O que é RPG?

Você pode contar qualquer tipo de histórias com RPG!

 

Isso é uma simplificação, a maioria dos sistemas de RPG são mais complexos que isso, e tem meios de resolver quem ganha um combate, quem encontra pistas, quem consegue convencer outras pessoas e assim sucessivamente. Mas até aí, até mesmo dominó tem regras mais complexas do que as que eu usei como exemplo. Como temos tantos sistemas de RPG, cada grupo de jogadores escolhe as regras que quer para jogar a sua história. Existem sistemas boms para jogar histórias de Ficção Científica, como Star Wars, de Fantasia Medieval, como Senhor dos Anéis, Historias Pulp, como Indiana Jones,  Histórias de Terror, como Eu sou a Lenda e até sistemas que servem para contar qualquer história, ou histórias com todos esses gêneros misturados!

- Então eu quero jogar RPG, como eu faço?

Primeiro ache um grupo de pessoas que queira jogar e que goste das mesmas histórias que você, entre três e seis pessoas está de bom tamanho. Um de vocês vai ser o mestre, é bom que o mestre saiba bem as regras do RPG que vocês vão jogar. Então cada um faz um personagem, seguindo as regras, e vocês se reunem um dia para começar a conta a história, normalmente chamamos isso de jogar uma aventura, e a maior parte dos RPGs tem uma aventura pronta de exemplo para começar a jogar.

- Eu que vou mestrar, que regras eu uso?

Bom dependendo do que o seu grupo quer, existem vários sistemas gratuitos na internet para baixar, imprimir e jogar:

GURPS Lite: Sistema Genérico para qualquer tipo de história.

3D&T: Sistema simples para jogos baseados em animes, com personagens bastante poderosos

+2d6: Sistema simples e genérico

Mighty Blade: Sistema para jogos de Fantasia Medieval.

Tagmar 2: Um sistema para jogar em Tagmar, um mundo de fantasia medieval.

FUDGE: Um sistema para fazer sistemas de RPG! Faça seu próprio sistema do jeito que você quer.

 

Tags: , , , ,

Sobre hackbarth

Tiago Hackbarth é um gaúcho de Porto Alegre, computólogo, rato de biblioteca, rpgista, ateu, furry, linux-user e nerd. Não necessáriamente nessa ordem. Nas horas vagas escreve para o GurpsNation, para o Roleplayer e monta miniaturas de papel. Quando surge uma oportunidade, mestra Gurps.