Oreotoises de Final Fantasy XIII

No pique depois da resenha de Final Fantasy XIII-2 sábado passado, resolvi trazer pra cá esse material que eu havia feito algum tempo atrás. Ele está disponível também no meu […]

No pique depois da resenha de Final Fantasy XIII-2 sábado passado, resolvi trazer pra cá esse material que eu havia feito algum tempo atrás. Ele está disponível também no meu blog pessoal e no site dos Defensores de Tóquio, mas, como muitos aqui não costumam visitar nenhum deles, achei que valia a pena fazer esse resgate. Ele trata das criaturas mais poderosas encontradas no primeiro jogo, e que retornam como um chefe especial na sua sequência – os quelônios de Pulse, também chamados de oreotoises. São três inimigos de tamanho colossal, sendo que dois deles ainda podem “evoluir” para versões ainda mais poderosas; um desafio e tanto para qualquer grupo de aventureiros, sejam eles de Pulse, Arton, Meliny ou qualquer outro cenário onde você quiser jogá-los! Você pode usá-los em conjunto com o sistema de combate opcional apresentado na revista DragonSalyer n. 34, muito embora eles sejam perfeitamente usáveis com as regras normais do 3D&T também (só serão bem mais difíceis de vencer!).

A aparência destas criaturas é algo como grandes tartarugas do tamanho de dinossauros, com pernas mais longas sob o casco que as permitem se mover com maior facilidade, além de um longo pescoço e uma grande cauda se projetando das respectivas extremidades. Dentro desta caracterização básica, podem ser desde razoavelmente grandes, como os adamanchelids, até verdadeiramente titânicos, como os adamantoises e long guis.

Andando pelas planícies com passos pesados que fazem a terra tremer, não é incomum também que escondam tesouros em meio aos seus cascos, desde algumas poucas gramas de ouro em pó até pequenas pepitas de ouro e valiosas barras de platina. Em especial, eles podem deixar para trás em seus cadáveres alguns materiais raríssimos, que podem ser usados para aumentar o poder de armas e equipamentos especiais.

Seguem abaixo as estatísticas de cada uma das espécies de oreotoises que aparecem no jogo.

adamanchelid Oreotoises de Final Fantasy XIIIAdamanchelid
F6 H1 R8 A4 PdF0 120 PVs 30 PMs

O adamanchelid é o menor dos quelônios de Pulse encontrados no jogo. É o único dentre eles que pertence à escala Ningen, o que quer dizer que, apesar da sua ficha possuir características altas, um grupo razoavelmente poderoso ainda possui boas chances de vencê-lo – o que não quer dizer que será fácil, é claro.

Sempre que um adamanchelid for vencido em combate, o mestre pode rolar dois dados: caso caia um resultado 2, 3 ou 4, poderá ser encontrado no seu corpo uma escarletita, um metal vermelho incandescente bastante raro, que pode ser usado para aprimorar armas mágicas e especiais. Cada escarletita concede a um personagem o equivalente a 5 PEs apenas para aumentar os poderes de um objeto mágico.

Existe também uma versão mais poderosa do adamanchelid, chamada shaolong gui, ou o pequeno long gui. Possui a mesma aparência física mas com a pele azulada, e é dito que possui também alguns poderes mágicos naturais.

Armadura Extra. O adamanchelid possui um casco muito resistente, possuindo Armadura Extra contra Força, Poder de Fogo e Magia.

Ataque Amplo. O ataque básico do adamanchelid é uma poderosa pisada que causa um grande tremor no chão, como um pequeno terremoto, acertando todos aqueles que estiverem à distância de um ataque com Força simultaneamente. Uma esquiva bem sucedida confere apenas um bônus de +2 na FD – não é possível se esquivar completamente deste ataque, a menos que o personagem esteja voando ou sem contato com o chão de alguma outra forma.

Ataque Especial (PdF – Amplo, Paralisante). O adamanchelid é capaz de emitir um poderoso rugido que atordoa os seus adversários. Ele segue as regras de um Ataque Especial com PdF, adicionado das vantagens Amplo e Paralisante. Também não é possível se esquivar completamente deste ataque, mas um teste bem sucedido concede um bônus de +2 na rolagem de FD.

PVs Extras. O adamanchelid possui a vantagem PVs Extras x8, somando ao todo 120 PVs.

Terremoto. O adamanchelid pode usar a magia Terremoto como uma habilidade natural, pagando metade do seu custo normal em PMs.

Vulnerabilidade. O adamanchelid possui sangue frio, e por isso é mais vulnerável a ataques de gelo ou que tenha o tipo de dano Frio.

Shaolong Gui. O shaolong gui possui a mesma ficha e habilidades especiais do adamanchelid, mas pertence à escala Sugoi ao invés de Ningen. Além disso, é capaz de usar o feitiço Brilho Explosivo (Manual 3D&T Alpha, pg. 1d+85) como uma habilidade natural, pagando metade do seu custo normal em PMs (arredondado para cima). Por fim, quando um deles é derrotado, o mestre pode rolar dois dados: caso caia um resultado 2 ou 3, poderá ser encontrado no seu cadáver algumas gramas de matéria escura, um material raríssimo que é dito ser feito de energia mágica Negra solidificada, e que vale o equivalente a 10 PEs apenas para aumentar os poderes de um objeto mágico.

 

63 adamantortoise article image Oreotoises de Final Fantasy XIIIAdamantortoise
F2 H1 R6/4 A4 PdF0 70 / 30 PVs 30 PMs

O adamantortoise é bem maior do que o adamanchelid, e possui um casco mais grosso e resistente, além de um grande par de presas nas laterais da boca. Suas características podem parecer menores a princípio, mas não se engane – ele pertence à escala de poder Sugoi, o que quer dizer que meros mortais possuem poucas chances de vencê-lo em um combate direto.

Um fato curioso sobre os adamantortoises, e também sobre os adamantoises descritos a seguir, é que eles possuem pedaços de correntes e fitas presas em várias partes do corpo, além de uma estrutura parecida com um assento na frente do seu casco. Isso pode indicar que no passado, antes da civilização de Pulse ter sido dizimada, eles fossem usados como bestas de carga ou transporte de algum tipo – oreotoises são conhecidos pela sua longevidade, medida em séculos de vida ao invés de anos, de forma que muitos dos animais daquela época podem estar vivos ainda hoje.

Sempre que um adamantortoise for vencido em combate, o mestre pode rolar dois dados: caso caia um resultado 2, poderá ser encontrado no seu corpo um pequeno trapezoedro, um tipo de prisma raríssimo cuja luz refletida não produz sombra, e que pode ser usado para aprimorar armas mágicas e especiais. Cada trapezoedro concede a um personagem o equivalente a 20 PEs apenas para aumentar os poderes de um objeto mágico.

Escala Sugoi. O adamantortoise pertence à escala Sugoi, o que quer dizer que tem algumas Características multiplicada por 10 quando enfrenta oponentes da escala Ningen.

Armadura Extra. O adamantortoise possui um casco muito resistente, e, além da escala aumentada, ainda possui Armadura Extra contra Força, Poder de Fogo e Magia.

Ataque Amplo. O ataque padrão do adamatortoise é uma poderosa pisada que causa um grande tremor no chão, como um pequeno terremoto, acertando todos aqueles que estiverem à distância de um ataque com Força simultaneamente. Uma esquiva bem sucedida confere apenas um bônus de +2 na FD – não é possível se esquivar completamente deste ataque, a menos que o personagem esteja voando ou sem contato com o chão de alguma outra forma

Ataque Especial (PdF – Amplo, Paralisante). O adamantortoise é capaz de emitir um poderoso rugido que atordoa os seus adversários. Ele segue as regras de um Ataque Especial com PdF, adicionado das vantagens Amplo e Paralisante. Também não é possível se esquivar completamente deste ataque, mas um teste bem sucedido concede um bônus de +2 na rolagem de FD.

PVs Extras. O adamantortoise possui a vantagem PVs Extras x4, somando ao todo 70 PVs (ou 700 PVs em escala Ningen).

Terremoto. O adamatortoise pode usar a magia Terremoto como uma habilidade natural, pagando metade do seu custo normal em PMs.

Ponto Fraco. O ponto fraco do adamantortoise são as suas pernas dianteiras. Elas possuem R4, 30 PVs, as vantagens PVs Extras x2 e Energia Extra 1, e pertencem à escala Ningen, o que quer dizer que é mais fácil para um personagem comum causar dano nelas. Caso as duas sejam reduzidas a 0 PVs, o monstro cairá de bruços no chão, ficando imóvel e Indefeso, além de reduzindo temporariamente a escala das suas defesas para Ningen. A queda também o atordoará por uma rodada, e ele ainda levará outras duas para usar a Energia Extra em cada perna e se levantar novamente – se conseguir derrubá-lo, é bom agir logo!

 

adamantoise Oreotoises de Final Fantasy XIIIAdamantoise
F4 H1 R8/6 A4 PdF2 100 / 50 PVs 40 PMs

O adamantoise é ainda maior do que o adamantortoise, possuindo presas mais longas e fortes, além de uma fileira de grossos espinhos atrás do pescoço e sobre o casco. Um encontro com um deles pode facilmente dizimar um grupo inteiro de personagens de poder razoável em apenas algumas rodadas.  Apesar da sua ficha possuir características maiores, no entanto, ele ainda pertence à escala Sugoi.

Sempre que um adamantoise for vencido em combate, o mestre pode rolar dois dados: caso caia um resultado 2 ou 3, poderá ser encontrado no seu corpo um pequeno trapezoedro, um tipo de prisma raríssimo cuja luz refletida não produz sombra, e que pode ser usado para aprimorar armas mágicas e especiais. Cada trapezoedro concede a um personagem o equivalente a 20 PEs apenas para aumentar os poderes de um objeto mágico.

Como o adamanchelid, existe também uma versão maior e mais poderosa do adamantoise, chamada long gui. Estes são provavelmente as bestas mais poderosas a caminhar sobre Pulse, possuindo cascos ainda mais grossos e presas ainda mais fortes e longas, além de alguns poderes mágicos naturais. Acadêmicos e estudiosos em geral travam longos debates sobre se os long guis são apenas shaolong guis mais velhos, ou se eles se tratam mesmo de duas espécies diferentes; devido à sua longevidade e lento desenvolvimento físico, no entanto, é provável que ainda demore muito tempo para chegarem a um consenso…

Escala Sugoi. O adamantoise pertence à escala Sugoi, o que quer dizer que tem algumas Características multiplicada por 10 quando enfrenta oponentes da escala Ningen.

Armadura Extra. O adamantoise possui um casco muito resistente, e, além da escala aumentada, ainda possui Armadura Extra contra Força, Poder de Fogo e Magia.

Ataque Amplo. O ataque padrão do adamantoise é uma poderosa pisada que causa um grande tremor no chão, como um pequeno terremoto, acertando todos aqueles que estiverem à distância de um ataque com Força simultaneamente. Uma esquiva bem sucedida confere apenas um bônus de +2 na FD – não é possível se esquivar completamente deste ataque, a menos que o personagem esteja voando ou sem contato com o chão de alguma outra forma

Ataque Especial (PdF – Amplo, Paralisante). O adamantoise é capaz de emitir um poderoso rugido que atordoa os seus adversários. Ele segue as regras de um Ataque Especial com PdF, adicionado das vantagens Amplo e Paralisante. Também não é possível se esquivar completamente deste ataque, mas um teste bem sucedido concede um bônus de +2 na rolagem de FD.

PVs Extras. O adamantoise possui a vantagem PVs Extras x6, somando ao todo 100 PVs (ou 1000 PVs em escala Ningen).

Terremoto. O adamantoise pode usar a magia Terremoto como uma habilidade natural, pagando metade do seu custo normal em PMs.

Ponto Fraco. O ponto fraco do adamantoise são as suas pernas dianteiras. Elas possuem R6, 50 PVs, as vantagens PVs Extras x4 e Energia Extra 1, e pertencem à escala Ningen, o que quer dizer que é mais fácil para um personagem comum causar dano nelas. Caso as duas sejam reduzidas a 0 PVs, o monstro cairá de bruços no chão, ficando imóvel e Indefeso, além de reduzindo temporariamente a escala da suas defesas para Ningen. A queda também o atordoará por uma rodada, e ele ainda levará outras duas para usar a Energia Extra em cada perna e se levantar novamente – se conseguir derrubá-lo, é bom agir logo!

Long Gui. O long gui possui a mesma ficha e habilidades especiais do adamantoise, mas pertence à escala Kiodai ao invés de Sugoi – se encontrar um deles por aí, a melhor opção é correr pela sua vida! As suas pernas pertencem à escala Sugoi, e é a ela também que ele é reduzido caso seja derrubado. Além disso, é capaz de usar o feitiço Brilho Explosivo como uma habilidade natural, pagando metade do seu custo normal em PMs (arredondado para cima). Por fim, quando um deles é derrotado, o mestre pode rolar dois dados: caso caia um resultado 2 ou 3, poderá ser encontrado no seu corpo um pequeno trapezoedro, que vale 20 PEs para aumentar os poderes de um objeto mágico; e caso caia 4 ou 5, serão encontradas algumas gramas de matéria escura, equivalentes a 10 PEs para os mesmos fins.

Sobre BURP

Buenas, sou Bruno Schlatter, conhecido por alguns como BURP. Sou gremista, gaúcho, professor de História, RPGista, HQéfilo, gamemaníaco, anarquista desencantado, guitarrista frustrado, blueseiro apaixonado, leitor obsessivo, pseudo-escritor amador e outras coisas menos interessantes.