Prólogo e Maldades de Mestre

Está na hora de cortar a corda e voar
– Dark Chest of Wonders – NIGHTWISH

O Prólogo nada mais é do que a primeira sessão do jogo quando se inicia uma nova Campanha, é a hora que os Jogadores tem para “testar” os novos Personagens sem correr o risco de fazer alguma cagada que estrague a história.
Um Mestre sábio (algum não é??? rs) pode utilizar essa pré-aventura como uma forma de definir a origem e história dos Personagens.
O Personagem mora com os pais? Ótimo, esse é o momento deles aparecerem na história, você Mestre, faça os Personagens interagirem com seus amigos e familiares, isso faz com que os Jogadores sintam um carinho pelos NPCs que o Personagem conhece.
Exemplo prático e maléfico: Eu estava mestrando Mundo das Trevas (Sistema Storytelling), para essa Campanha, pedi que todos os Jogadores montassem Personagens Mortais e depois, numa certa altura dos acontecimentos (leia-se a hora que o Mestre quiser) eles iriam se tornar as criaturas sobrenaturais que tanto desejam.
Certo, o Personagem do Braga, o Victor, morava com os pais e uma irmã, durante umas 6 ou 7 sessões de jogo, ele conviveu ao lado da irmã, levando-a pra escola, azarando suas amigas, saiam juntos e brigavam de vez em quando, ou seja, eram irmãos!
Lá pela oitava sessão de jogo, finalmente ele se tornou um Vampiro, como ele era super-apegado á família, estava tentando conviver com eles escondendo sua nova realidade, até que veio minha parcela má na história (risada diabólica).
A irmã de Victor sofreu um acidente de carro e ela ficaria tetraplégica, a menos que recebesse um transplante de medula do irmão, e adivinha, Vampiros não tem medula!
Pois é, todos ficaram muito tristes na mesa, e o Braga arrasado por ver a irmã sofrendo e ele não podendo fazer nada, o Prólogo nesse caso, serviu para tornar um irmão amoroso em um Vampiro amargo e superficial.
Se essa Campanha começasse sem um Prólogo, o Braga diria que morava com os pais e tinha uma irmã quando era Mortal, iria ficar muito artificial e ele não sentiria nada pela irmã doente, pois ela seria um NPC tapa-buraco.
Outra coisa legal do prólogo é saber o que norteia os Personagens, não adianta o Mestre bolar aquela história legal de salvamento da princesa se os Personagens forem assassinos ou saqueadores, depois do prólogo fica muito mais fácil criar uma história que se encaixe ao perfil do grupo.
O prólogo também serve pra explicar ou dar mais sentido para muita coisa que está na ficha, por exemplo, um Personagem que comprou a Desvantagem Monstruoso pode começar o prólogo sem ela e no meio de um combate ele pode ganhar uma cicatriz no rosto durante um combate, assim fica mais real a obtenção da Desvantagem, além da possibilidade de ele querer vingança por isso o que já pode virar uma aventura.
Use e abuse do Prólogo para criar histórias convincentes e acabar com aquela velha fórmula pronta de Personagem: “meus pais foram assassinados e eu nem os conheci, agora quero vingança!”, garantia de Personagem com a profundidade de um pires.

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Osh disse:

    mto boa, realmente um dedo na consciencia de quem faz personagens clichês e uma dica para muitos mestres novatos. eu por exemplo, nunca fiz um prologo… hora de começar

  2. Que bom que gostou, sempre uso essa manha não só para situar a Campanha mas para deixar o Personagem mais vivo, fazer o Jogador sentir o que o Personagem sente, tenta usar lá na sua mesa e depois comente os resultados aqui.

Deixe uma resposta