Revolução no Magic: The Gathering

A "Magia" mudará em 2012!

“Corrão para as montanhas”, diria o Nume, Magic está sofrendo uma revolução! Isso mesmo, senhores e senhoras, Magic: The Gathering está passando por mudanças.

A principal mudança, e a que dá início a essa fase é o novo sistema de pontuação no ranking de jogadores: os Pontos Planeswalker. Por enquanto o ranking como conhecido vale para determinar vagas e byes em Pro Tours e Gran Prix, mas apenas na atual temporada. A partir da temporada que vem, em 2012, passa a valer o novo sistema: uma vitória vale 3 (três) pontos, empate 1 (um) ponto e derrota vale zero. Isso mesmo, pra quem está acostumado a ver o nosso bom e velho futebol, é exatamente isso! Não importa contra quem você está jogando nem a pontuação dos jogadores. Nas palavras da própria Wizards, eles perceberam o óbvio, o sistema antigo punia quem jogava demais, fazendo jogadores com pontos altos perderem muitos pontos em caso de derrota, e provocando o efeito que chamamos de sentar nos pontos: quem atingia determinado nível de pontuação simplesmente parava de jogar campeonatos e a maioria das vezes por questão de lógica e não por vontade, já que derrotas para um oponente de pontuação baixa poderia custar pontos que o fariam perder vagas em competições, byes e demais benefícios. Do outro lado, os jogadores que pretendiam alcançar estes pontos mais altos tinham dificuldades para chegar lá, já que era difícil enfrentar oponentes “de peso” a menos que conseguisse uma classificação para algum campeonato importante.

Claro que o sistema não para por aqui, há mais coisas. A primeira e mais importante informação a dar é que ninguém perdeu o que conquistou até agora, através do histórico individual a Wizards já calculou a pontuação nova de todos os seus jogadores sancionados (os que possuem seu número DCI), e ela pode ser encontrada junto com maiores explicações sobre as novas regras aqui. Agora se você quer um resumo, continue lendo este artigo, baseado nas informações da já citada página e no comunicado oficial que pode ser encontrado em aqui.

Basicamente, o novo sistema incentiva a jogar Magic, cada vez mais. Não há mais penalidades em caso de derrota, e a cada temporada os pontos são zerados para efeito de cálculo de vagas e byes para campeonatos importantes. Existem agora quatro tipos de ranking: Vitalício, Competitivo, Friday Night e Profissional. A pontuação vitalícia registra todos os seus jogos sancionados, não importando o tipo de campeonato e nem se for um jogo casual (sim, agora jogos casuais, fora de campeonatos, também podem ser registrados). A pontuação competitiva indica seus pontos acumulados apenas em campeonatos sancionados e autorizados, durante um período de tempo que foi classificado como temporada; ao fim da temporada, o total competitivo é zerado, mas antes é usado para decidir quem recebe convites e passagem aérea para turnês profissionais, assim como os byes em Gran Prix. Os pontos Friday Night indicam sua participação exclusivamente nesse tipo de torneio e determinarão quem será convidado para um novo campeonato, o Campeonato Friday Night Magic! Finalmente, os pontos profissionais serão dados por conquistas alcançadas nos níveis mais altos de competição (Pro Tour, Gran Prix e Campeonato Mundial), e ao final da temporada Pro Tour, o total profissional será usado para determinar os poucos escolhidos que irão competir para se tornar o Campeão Mundial do ano!

Como já comentei, você conquista pontos quando ganha ou empata um jogo sancionado. Mas a mera participação em campeonatos também rende os pontos de participação, que vão de 1 (um) até um máximo de 9 (nove) de acordo com o número de jogadores do campeonato. Além disso, cada tipo de campeonato tem um multiplicador a ser aplicado no total de pontos que você conquistou naquele torneio, indo de x1 (campeonatos normais) a x12 (Pro Tour e Campeonato Mundial). Assim, por exemplo, um jogador que tenha obtido 3 vitórias e um empate em um torneio de fim de semana na loja onde joga, com oito participantes, ganha 1 ponto de participação, 9 pontos por vitórias e 1 ponto pelo empate, totalizando 11 pontos; como o multiplicador é x1 por ser um campeonato normal, os pontos ganhos permanecem inalterados. Se esse mesmo campeonato fosse uma qualificatória para o nacional brasileiro, ele teria um multiplicador de x5, e o jogador receberia 55 pontos com o mesmo desempenho! A tabela com todos os valores pode ser encontrada na página dos Pontos Planeswalker indicada no início da matéria.

Vale lembrar que a pontuação não discrimina região, país, qualidade e ranking dos jogadores, de modo que um classificatório pro nacional brasileiro tem o mesmo peso que um classificatório pro nacional norte-americano! A idéia da Wizards agora, acertadamente, é incentivar cada vez mais o jogo, e premiar os jogadores fiéis! Se esse ideal vai ser alcançado o tempo dirá, mas é certo que o novo sistema veio para melhorar o jogo, e com certeza será um marco na história do Magic.

A ilustração dessa matéria é de autoria de Brad Rigney e é de propriedade da Wizards of the Coast, nós só a roubamos por motivos de divulgação. Sério.

Sobre Rodrigo "Leninn"

Um idiota assumido, formado em Administração de Empresas, especializado em ingerir grandes quantidades de álcool. No rpg a mais de quinze anos apesar dos conselhos da mãe.