FORPG – Fortaleza do RPG

Esse final de semana eu estive em Fortaleza, capital cearense, para prestigiar o maior passo dado até agora pelo grupo organizador do blog Vila do RPG, o FORPG – Fortaleza do RPG. Outras experiências que tive na cidade foram boas sim, porém essa foi, de longe, a melhor de todas.

FORPG 1 300x168 FORPG – Fortaleza do RPG

Centro Cultural Banco do Nordeste

O evento aconteceu nos dias 1 e 2 de julho, no Centro Cultural Banco do Nordeste – CCBNB, no centro de Fortaleza. O espaço estava muito bem organizado, separando o grande movimento dos rápidos jogos de boardgames das sessões demoradas dos RPGs, mas não tão separadas que não se pudesse estar no mesmo ambiente. As acomodações bastante satisfatórias e o local climatizado ajudaram muito, com o forte calor que o centro da cidade apresentava.

Devido à agenda pré-programada do CCBNB, o evento até poderia acontecer sábado e domingo, mas no domingo seria necessário ajustar ao evento às atividades infantis que já acontecem semanalmente no mesmo espaço. Para não perder o foco do evento e ter um pouco mais de liberdade, a organização do FORPG resolveu arriscar e realizar sexta e sábado.

Na sexta feira eu não pude participar, mas pelos comentários que ouvi foi bom, sendo que não se esperava tanta gente, sendo um dia letivo. Já no sábado estive presente desde a abertura do evento, até o encerramento e posso dizer. O Vila do RPG está no caminho certo.

FORPG 3 300x168 FORPG – Fortaleza do RPG

Algumas minis, das mesas de RPG.

Eu arriscaria dizer que no sábado a tarde houve cerca de vinte ou mais mesas de RPG, sendo que a grande maioria tinha seis ou mais jogadores.. Eu mesmo joguei uma sessão de Dragon Age, com outras sete pessoas na mesa.

Uma mistura que eu não esperava ser bem sucedida foi a de RPG com boardgames. Sempre vi eventos onde era quase obrigatório ter RPG, card game e alguma atração extra, mas no FORPG a mistura foi com os jogos de tabuleiros e foi um sucesso. As mesas sempre movimentadas e o mais importante; sempre havia alguém da organização disponível para ensinar as pessoas a jogarem, ou tirarem alguma dúvida das mesas que estivessem jogando. A atenção da organização aqui valeu mais uma vez a nota máxima.

O evento contou ainda com a presença de grupos independentes como o JogaFortal e Dragon Fang Guild [boardgames] e o Harry Potter CE, fã-clube do bruxo.

Não pude participar das palestras, mas estive na Oficina de Animação em Flash Para Novas Mídias, do Fernal [Urubutrix] e na Palestra Fantasia Medieval e Mercado de RPG, com Leonel Caldela. E gostaria de ter ido à do Pedro Salgueiro, mas não foi possível.

FORPG 5 FORPG – Fortaleza do RPG

Para um sábado pela manhã, parecia ótimo, mas não foi nem o começo.

A primeira delas eu achei que não teve o público esperado, mas não dá para afirmar isso com certeza, pois fazer uma palestra sobre animação, durante um encontro de rpgistas, pode não ter sido uma boa escolha. Mesmo assim, ainda acho que foi bacana. [ri demais com o flash do carnavalesco].

A palestra do Leonel, como era de se esperar foi um sucesso, afinal um rpgista falando para outros, num encontro de RPG, é sucesso garantido.

FORPG 6 300x168 FORPG – Fortaleza do RPG

Leonel Caldela na palestra sobre o mercado e Tormenta.

Leonel falou sobre sua visão de mercado para os novos escritores, sobre editoras, contou algumas de suas histórias, o processo para ele entrar definitivamente no grupo desenvolvedor de Tormenta. Respondeu a todas as perguntas dos participantes [até mesmo as sobre Hershey, que rendeu boas risadas].

Depois de uma hora e meia de conversas animadas, garotas aflitas pela falta de compromisso dos elfos para com Glorien, muitas risadas e poucos spoilers, tivemos o encerramento do evento, com o fim da palestra e o sorteio de vários livros, entre os participantes das mesas de RPG e boardgames.

Como crítica, posso dizer que o evento, como um todo, foi ótimo. Muito bem organizado, todos bem preparados, staff sempre prestativo. Porém o local deixou um pouco a desejar, quando se trata de um evento de RPG. Por mais que estivesse bem organizado, a estrutura oca e grande fez com que o eco deixasse os sons um pouco abafados, fazendo com que na mesa não se pudesse ouvir muito bem.

No fim, acho que foi um sucesso e espero estar nas próximas edições. Parabéns aos colegas do Vila do RPG, a todos os colegas de outras cidades com quem conversei e joguei e ao Caldela, pela sua simplicidade e atenção para com todos.

FORPG 9 300x168 FORPG – Fortaleza do RPG FORPG 7 300x168 FORPG – Fortaleza do RPG FORPG 4 300x168 FORPG – Fortaleza do RPG

Créditos: Todas as fotos foram devidamente roub… digo, retiradas do do álbum do Medonho, dono do Calabouço.

Mais fotos e um relatório completo em breve no blog do grupo organizador.

Sobre Fnord

Alexandre "Fnord" é frequentador de eventos de RPG, Card Games e Cultura Japonesa, pseudo-escritor, pai de duas meninas [que lhe tomam muito tempo], jogador e adorador de GURPS e viajante no tempo... Adora séries enlatadas americanas, curte muito Full Metal Alchemist, Prison Break e Ragnarok Online. Mora no litoral cearense e joga qualquer coisa que apareça na sua frente, principalmente se for Munchkin!