Iniciativa 3D&T Alpha – Esportes

Se alguém ainda lembrar, há séculos prometi atualizar os textos da Iniciativa 3D&T Alpha aqui no Roleplayer. Continuo terrivelmente atrazado (dois anos e contando…), mas enfim, faz parte do espetáculo. E tem até seu lado positivo, pois relembramos alguns links que foram enviados naquele tempo em que as coisas eram mais fáceis. O tema em questão é o 7º da série: Esportes, que corresponde ao tema de 15 de outubro de 2009. Direto da Máquina do Tempo!

Dissecando a Perícia Esportes
Em 3D&T Alpha existe um conjunto de perícias chamada Esportes. Por dois pontos (a versão mais cara) um personagem com essa perícia conhecerá todos os esportes que existem. Ele poderá, sem grande dificuldade, ser bem sucedido em tudo o que jogar: desde uma partida de futebol até uma corrida de bigas romanas. Não significa, claro, que ele irá vencer todas as provas por isso, mas para ele qualquer tipo de esporte é, digamos, mais simples de compreender.
Em geral, ao se tratar de testes de perícias, o primeiro atributo que nos vem em mente é a Habilidade. Entretanto, isso não precisa (nem de longe) ser verdade. Mesmo em perícias que envolvam esforços mentais (como Investigação, por exemplo) exigir testes de Características distintos torna as coisas mais interessantes. Vamos fazer uma breve análise de cada uma delas e de que forma podem ser usadas em conjunto com a perícia.
Força
É o atributo básico para todos os esportes que envolvam a necessidade de grande trabalho físico. Exija testes de Força para esportes como levantamento de peso, corrida de curta distância, lançamentos de dardos, pesos ou discos, lutas marciais como Sumô e Judô também envolvem Força. Esportes de bola como Volei e Futebol também utilizam testes de F em chutes de longa distância, cobrança de penaltys e faltas ou cortadas e saques.
Habilidade
Como já sabemos, Habilidade é a característica mais importante do Manual. Ela demonstra o quão hábil você é ao realizar qualquer coisa. Está relacionada a velocidade, agilidade e raciocínio. Note que ela não é a perícia que mede a inteligência de seu herói (para isto, existem Vantagens como Genialidade ou Memória Expandida) mas sim demonstra a capacidade de pensar rápido e chegar a um resultado naquela situação. Use H em esportes que envolvam um ou mais destes quesitos como uma partida de xadrez, um jogo de volei ou basquete ou em situações em que a agilidade é vital (como um drible no futebol, por exemplo).
Resistência
Todos os esportes que envolvem grandes esforços como uma maratona, por exemplo, exigem testes constantes de Resistência. Ela demonstra o quanto você aguenta antes de sucumbir a alguma força externa qualquer. Testes de Resistência também podem ser exigidos em situações em que a tensão do momento possa interferir no resultado de uma partida (como resistir a pressão da torcida quando você bate um pênalty decisivo numa final de Copa do Mundo). Use ao final de cada round ou golpe de uma luta de boxe para evitar nocaute, em esportes como o triatlo ou pentatlo, alpinismo ou escalada, entre tantos outros.
Armadura
A Armadura é um atribudo defensivo. Ela é importante em esportes de muito contato e em momentos que o adversário pretende derrubá-lo ou incapacitá-lo por algum motivo. Use testes de Armadura para descobrir se você consegue passar pela barreira em jogos de hugby ou futebol americano, se consegue escapar de uma parada em jogos de hóquei, ou ao jogo de corpo no futebol. Testes de Armadura também podem ser utilizados em situações extremas, como quedas montanha abaixo em esportes de inverno.
Poder de Fogo
Poder de Fogo, talvez, seja o atributo mais específico de 3D&T, e isso é ainda mais verdade no caso de esportes. Está restrito a jogos que envolvam precisão à longa distância como tiro ao alvo (desde o próprio tiro até arquearia), passando por jogos de dardos e aquelas barraquinhas em que você precisa jogar argolas numa garrafa nos parques de diversão.
Utilize testes distintos de características para evitar que um personagem com um atributo muito alto torne as coisas previsíveis demais em uma partida ou jogo. E não tenha medo de colocar redutores pesados em situações muito complicadas (como girar um salto mortal carpado pra trás enquanto chuta o pênalty). As perícias, as vezes, são subvalorizadas num jogo de 3D&T pois, aparentemente, tudo pode ser resolvido na base do teste de Habilidade. Mas, nunca se esqueça, personagens sem uma perícia adequada não podem nem tentar fazer o teste, mesmo que sua Habilidade seja altíssima.
Em determinadas situações, ao invés de impor algum redutor, você pode pedir não apenas um, mas dois testes consecutivos. No caso de Alpinismo, por exemplo, em uma área de escalada vertical ou negativa (quando o pobre infeliz fica dependurado no obstáculo) talvez ser bem sucedido não em apenas um teste de Força, mas além dele, um de Habilidade seja interessante. Ultrapassar alguém em uma maratona poderia exigir testes de Força e Resistência. Driblar alguém e chutar para o gol, testes distintos de Habilidade e Força. E assim por diante. Além disso, o Manual tem regras próprias relativas aos redutores impostos pela diferença entre os Atributos de cada personagem. Vale a pena conferir.
E é isso. Bora pra próxima
Outros textos da Iniciativa

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Exelente artigo, eu adoro jogar , e realmente correr é um exercício muito bom para quem quer faz esportes também, gostei muito…

Deixe uma resposta