Diário de Bordo #01: relatos sobre Nova Gaia

Olá pessoal, tudo beleza? A matéria de hoje não fala sobre sistemas, animes, e coisas do tipo. Trata-se de um compartilhamento de experiências que tive na produção de um cenário de RPG. Sim, senhores e senhoritas, é este mesmo que está vendo o logotipo bem do seu lado direito da tela do seu monitor: Novo Aeon, o primeiro cenário icônico de 3D&T feito por fãs. Foi uma experiência e tanto, não só como fã de 3D&T, mas como escritor e diagramador amador. Vamos do inicio.

Eu lembro da nostalgia e animação dos usuários que começaram a colocar as primeiras ideias para o cenário que seque havia nome. Não sei se ele tinha ideia da grandiosidade que iria acabar gerando, mas o Marlon mandou muito bem com a sugestão do cenário. Em meio ao brainstorm de sugestões e ideias para tudo o que se estava formando, mandei meu primeiro post, e até eu mesmo detestei o que coloquei, indo pensar em outras coisas que pudessem ser úteis.

E veio muuuuuita coisa, coisas demais e especificas demais até de colocar em um pdf. Quando me prontifiquei a diagramar o projeto, foi a primeira coisa que pensei: não sair cortando o que seria “desnecessário”, mas fazer com que tudo fizesse uma coerência compreensível, e aí sim, retirar o excesso de material, que pudesse ser usados em futuros suplementos. Não descartei essa hipótese: o pessoal encheu Nova Gaia mesmo, e um Guia Básico não é suficiente pra satisfazer e trazer todo o material postado nas mais de 50 páginas daquele tópico no fórum de 3D&T da Jambô.

Falando na diagramação, confesso que fora a parte mais dificil de fazer, não só por ser cansativo, mas pela falta de experiência. Foram poucas as vezes que mexi em um editor de livros, e não entendi nada. O Guia das Artes Marciais e a adaptação de Kingdom Hearts ajudaram um bocado nessa parte. Daí por diante, conheci uma coisinha chamada Office Publisher, facilitando um bocado a mais todo o processo. Ainda não é profissional, mas que está um passo perto…

Na próxima semana eu falo um pouco mais como foi trabalhar com as raças, os arquetipos e tudo mais, e o que particularmente espero sobre o cenário. Essa brincadeira é seria, mas bem divertida. Abraço a todos.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta