Ícone do site RPGista

Retrospectiva do RPG em 2010

Este ano foi o mais diversificado e movimentado em lançamentos para RPG em pelo menos uma década. Enquanto títulos mainstream como D&D 4e, Tormenta RPG, GURPS 4e e 3D&T Alpha ganham as lojas e os corações da grande massa RPGística nacional, duas pequenas editoras e até mesmo um blog nacional correm por fora para lançar títulos indie no Brasil: a Secular Games, com a fanzine Mamute e o jogo Busca Final, e a Retropunk Game Design, com seu Rastro de Cthulhu e a promessa de vários títulos indie internacionais como Spirit of the Century e Esoterrorists, e por último o blog Paragons com seu Old Dragon. Confira um pequeno (e tão preciso quanto minha memória permite) cronograma do ano de 2010 para o RPG.
Janeiro: DragonSlayer 28 (Editora Escala e Jambô Editora);
Março: Criatura Selvagem (Jambô Editora); Mago, o Despertar (Devir Livraria)
Abril: Agentes da Liberdade (Jambô Editora); A Cidade dos Ladrões (Jambô Editora); DragonSlayer 29 (Editora Escala e Jambô Editora); D&D 4e: Livro do Jogador 2 (Devir Livraria);
Maio: Livro das Raças: Draconato (Devir Livraria); Labirinto da Espiral do Trovão (Devir Livraria);
Julho: Tormenta RPG (Jambô Editora); DragonSlayer 30 (Editora Escala e Jambô Editora); Mamute (Secular Games);
Agosto: Guerras Táuricas (Jambô Editora);  Nova Orleans: Cidade dos Amaldiçoados (Devir Livraria); ReOps (Confraria dos Observadores);
Setembro: Manual do Aventureiro Alpha, (Jambô Editora);
Outubro: A Cripta do Feiticeiro (Jambô Editora); GURPS 4e: Guia de Personagens (Devir Livraria); O Livro da Magia (Jambô Editora); Nova Orleans: Cidade dos Amaldiçoados (Devir Livraria);
Novembro: DragonSlayer 31 (Editora Escala e Jambô Editora); Forgotten Realms 4e, Guia do Jogador (Devir Livraria); Old Dragon (Independente, Paragons);
Dezembro: Dragon Age RPG (Jambô Editora); Valkaria, Cidade Sob a Deusa (Jambô Editora); Rastro de Cthulhu (Retropunk Game Design); Midgard 2ª edição (versão normal e Box, Conclave Editora).
A Jambô Editora foi a mais ativa este ano, com 14 lançamentos: 3 para a linha Fighting Fantasy, 2 para a linha Mutantes & Malfeitores, 3 para a linha Tormenta RPG, e 1 cada para as linhas 3D&T Alpha e Dragon Age RPG, além de 4 revistas DragonSlayer em conjunto com a Editora Escala. A editora gaúcha pretende aumentar ainda mais o número de lançamentos em 2011, chegando a 20 títulos, quase 2 por mês.
A Devir Livraria ressuscitou uma antiga linha com a chegada de GURPS 4e: Guia de Personagens, além de continuar focando na 4e de D&D com a chegada de novos títulos como Livro do Jogador 2 e Forgotten Realms Guia dos Personagens. O Novo Mundo das Trevas voltou a ganhar lançamentos este ano após o retorno de sua editora da licença-maternidade. No total, a editora paulista teve 7 lançamentos este ano: 4 para o carro-chefe D&D 4e, 2 para o Novo Mundo das Trevas e 1 para GURPS 4e.
Uma surpresa neste fim de ano foi a volta da Conclave, que de repente apareceu com seu Midgard 2ª edição, adaptando as terras nórdicas para D&D 4e e sendo a primeira (e provavelmente única) editora Brasileira a se arriscar com a GSL. E olha, apesar de não me interessar pela 4e, o box do cenário impressiona pela quantidade de quinquilharia legal pelo preço bacana (R$ 75,00).
A grande promessa para 2011 fica por conta da Retropunk, cujo catálogo de licenças inclui realmente muita coisa legal do mercado indie de RPG dos EUA. Fala-se em novos títulos para Rastro de Cthulhu, 3:16 Carnage Among the Stars, Spirit of the Century, Don’t Rest Your Head e mais. Se conseguir realizar metade dos planos, tem tudo para ser um marco no mercado nacional.
A experiente Secular Games, que já publicou títulos no mercado estadunidense de PDFs, lançou seu fanzine Mamute na RPGCon e promete pelo menos o Busca Final para 2011, apesar de que a tradição desta pequena editora é não fazer alarde sobre quaisquer lançamentos que não estejam bem encaminhados ou prontos. Só ficamos sabendo do Mamute cerca de uma semana antes da RPGCon!
E por falar na RPGCon, o evento mais bacana dos últimos tempos se consolidou e já está se tornando uma referência para o RPGista Brasileiro. No início do ano, quando a data do evento foi confirmada, a hashtag #RPGCon chegou a ficar algumas horas nos Trendings Topics do Twitter, mesmo competindo com o enxame de hashtags sobre o Big Brother Brasil 10, que estava em suas semanas finais na época.
EDIT: O Talude me informou do lançamento do ReOps também este ano, em agosto. ReOps é a nova encarnação do antigo sistema Opera, e pode ser adquirido aqui.
 

Sair da versão mobile