Tecnologia e RPG

O Eduardo “Sauron” enviou para a Lista da Área RPG uma experiência muito bacana.
Como gosto de misturar essas tecnologia e RPG (aliás, estou devendo um texto de continuação sobre o que fiz), pedi a permissão dele para postar sua mensagem aqui.
Vale a pena clicar nos links das imagens:

*********************

Então…
Sempre fui um sujeito meio viciado em tecnologia. Assim, com o passar do tempo, conforme a situação financeira foi permitindo, adquiri Ipods, Smartphones, câmeras, computadores e, finalmente (este ano) um Ipad.
Após algumas pesquisas, deparei-me com este aplicativo: o Battle Map: http://itunes.apple.com/us/app/battle-map/id384800918?mt=8
Para quem não manja muito de inglês (bom… ainda podem ver as figuras, hehehe), é um aplicativo que permite a criação (ou importação de imagens) de mapas táticos quadriculados ou hexagonais para RPGs ou Wargames. Depois, qualquer imagem importada para o Ipad pode ser utilizada como “marcadores” (personagens, monstros, objetos, etc.) e movimentada através da tela touchscreen. O programa calcula quantos quadrados foram movimentados, faz “fog of war”, traça linhas de visão, etc. Completíssimo. Tudo bem, custa 29,99 dólares (Uns 51 reais, pelo câmbio atual) mas, cá pra nós… vale cada centavo.
Resenha (em inglês): http://www.rpg.net/reviews/archive/14/14975.phtml (um dos pontos negativos salientados pelo autor da resenha é o fato de que 30 doletas compram muitas miniaturas e um ótimo mapa ‘apagável’.
Isso pode ser verdade nos Estados Unidos mas, infelizmente, miniaturas – as quais coleciono avidamente – e mapas não são tão baratinhos na terra brasilis).
Depois de estudar o funcionamento do app e fuçar um bocado, resolvi usar no domingo passado. Afinal, em nossa campanha, toda a ação, naquele momento, passar-se-ia em uma arena. Assim, bastava providenciar um mapa. O Google, em uns 3 minutos de busca, me presenteou com excelentes mapas de arenas já quadriculados para D&D. Importei para o Ipad e voilá!
http://www.flickr.com/photos/54938139@N04/5091708375/in/photostream/
O programa já vem com várias miniaturas virtuais, que bastaram para monstros e inimigos. Eu já possuia imagens para os personagens dos jogadores. Importar para o Ipad e transformá-las em marcadores de jogo também foi muito fácil (na verdade, é só importar como objeto. O programa converte automaticamente. Vc escolhe o tamanho da “miniatura” fazendo o célebre gesto de “pinça”, na tela do Ipad).
Como utilizo muito o Ipad ao ministrar minhas aulas, havia adquirido anteriormente o adaptador VGA para o mesmo. Assim, trouxe meu monitor de 24′ para a mesa e conectei-o ao aparelho, já que o Battle Map suporta visualização externa. Vejam como ficou no monitorzão:
http://www.flickr.com/photos/54938139@N04/5092307700/in/photostream/
Agora duas fotos do “setup” completo:
http://www.flickr.com/photos/54938139@N04/5091707571/in/photostream/
http://www.flickr.com/photos/54938139@N04/5091709825/in/photostream/
Vale dizer que há dois notebooks na mesa pq eu prefiro acessar regras e encontros (além do compendium do D&D, é claro) pelo computador, pois é bem mais rápido. Minha esposa usa um serviço online chamado Iplay4E para guardar suas fichas de D&D para visualização e controle durante o jogo, em seu netbook.
Para completar, usamos na maior parte das vezeso rolador de dados que vem “acoplado” ao Battle Map. Não é tão útil em rolamentos símples de d20, mas para danos complexos, de muitos dados e bônus/penalidades, é uma mão na roda e evita procurar 6d12+4d8, por exemplo. Como, entre eu e os jogadores, há um iphone e 2 ipod touch, também gostamos de usar esse rolador aqui, o mach dice: http://www.youtube.com/watch?v=xPICxqLeZ-k
De qualquer forma, isso é só perfumaria. “Apenas” com o Ipad é possível rolar combates com facilidade (o monitor grande ajuda na visualização, mas se não tiver um disponível, o Ipad sozinho dá conta do recado).
Well… é isso. Foi uma experiência bem legal, este domingo. Todos gostaram e querem repetir. Pelo menos por enquanto, parece que minhas miniaturas terão função apenas decorativa:
http://www.flickr.com/photos/54938139@N04/5095081261/
Mais alguém usando Ipads, Notebooks ou gadgets em geral durante o jogo?
O que / Como vocês usam, galera?
Abraços
Eduardo “Sauron”

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Alexandre disse:

    Fantástico o que você fez. Um tanto arriscado, pois pode dar errado, mas pelo visto seu grupo gostou.
    Se é mais fácil para você, então continue assim!

Deixe uma resposta