Especial dia das Crianças – rpgKids – RPG para crianças

Esta não é para os tiozinhos de plantão, esta é para os papais nerds. rpgKids é um jogo projetado para crianças de 4 a 7 anos de idade, para você iniciar seus filhos nesta fantástica vida de aventuras e fantasia.
Especial dia das Crianças - rpgKids - RPG para crianças 1
Ambientado em um cenário medieval clássico, rpgKids conta com quatro classes: Espadachim (swordfighter) Arqueiro, Bruxo (wizard) e Curandeiro (healer), com desenhos com estilo de livros infantis, tanto para os marcadores dos personagens quanto para os monstros.
O sistema utiliza apenas d6 e d12, um par de cada para cada jogador, e é bastante simples, tanto as regras de combate quanto as habilidades (skills), sendo que os monstros são divididos em “categorias semelhantes aos jogadores, o que torna fácil caso a criança resolva que quer jogar com um monstrinho.
Especial dia das Crianças - rpgKids - RPG para crianças 2O livro, que custa US$ 2,99 (em torno de R$ 5,10) vem com vários marcadores, tanto de personagens quanto de monstros, e ainda conta com uma matriz de combate e uma aventura projetada para quatro jogadores, além de regras opcionais para complicar um pouco as coisas, no caso de crianças grandinhas…
__
Diferente de sistemas enxutos, que tem poucas regras abrangentes,
Especial dia das Crianças - rpgKids - RPG para crianças 3as regras de rpgKids são mais simples, sendo menos abrangentes. Além disso, não existe um sistema de progressão de personagem, tornando-o um jogo “one-shot”, que consiste basicamente em ir para a masmorras e bater em monstros, o que pode ser considerada uma experiência “clássica” de RPG.
__
Além de mostrar para as crianças a mágica do RPG, rpgKids incentiva o raciocínio estratégico e aritmética básica, sendo boas desculpas para convencer mães céticas de que o RPG é saudável à todas as idades. Confira um video (em inglês) do próprio autor jogando com suas filhas:
__

__
__
rpgKids foi escrito por Enrique Bertran, do blog Newbie DM (indicado ao prêmio de melho0r blog do Ennie Awards 2010) é certamente a melhor forma conhecida de se introduzir seus pimpolhos ao mundo fantástico do RPG.
Bom dia das crianças a todos e bons dados!

Especial dia das Crianças - rpgKids - RPG para crianças 4

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. MalkavFelipe disse:

    Muito interessante. Fiquei curioso sobre o sistema =)

  2. rsemente disse:

    Já tinha visto o sistema, achei legal, mas o video mostrou que não é simples mestrar pra criança, das duas uma não estava nem ai, e a outra sim (que devia ter uns 5-7 anos) prestou mais atenção, mas com certeza depende de um mestre mais experiente para jogar.

Deixe uma resposta