RPGs mais vendidos nos EUA no 3º trimestre tem surpresas

Acaba de sair o ranking da ICv2 dos RPGs mais vendidos nos Estados Unidos no terceiro trimestre de 2010, e o ranking traz duas informações bem surpreendentes. A primeira surpresa fica por conta do empate entre D&D 4e e Pathfinder RPG no primeiro lugar. Será uma tendência ou resultado da chegada iminente do Essentials? Provavelmente é a segunda opção, mas dá uma animada nos fãs dos jogo da Paizo.

A segundo surpresa é a chegada de The Dresden Files RPG, da independente Evil Hat, ao quinto lugar entre os mais vendidos do mercado estadunidense! The Dresden Files RPG é a adaptação dos romances e da série de TV homônimos para o sistema FATE, mesmo de Spirit of the Century e que no Brasil deve ser lançado pela Retropunk Game Design como Espírito do Século. Mas e agora, será que depois desta a Evil Hat e o sistema FATE viram mainstream? Será que eles traíram o movimento indie? Dado Dolabella está muito decepcionado com a Evil Hat. Mas eu não estou.

Sobre Nume Finório

João Paulo Francisconi, entre outras enormes perdas de tempo, é blogueiro há dez anos, escreveu para a finada Dragon Slayer, publicou alguns livros de RPG e assistiu quatro episódios de Punho de Ferro.