Projeto secreto da Devir: Call of Cthulhu?

Finalmente chegou nossa pista para o tão falado projeto TOP SECRET da Devir. Para não deixar ninguém de fora: recentemente a Devir começou uma campanha de marketing viral para divulgar sua nova linha. Além de mensagens escondidas no site do projeto, o Lucas, assessor de marketing da equipe de D&D 4E, enviou mensagens com pistas sobre o projeto secreto para que os leitores tentem adivinhar qual será o lançamento. Dêem uma olhada aí nas pistas do .20:

Clique aqui para ampliarA quem possa interessar,

Amigo, acredito estar me aproximando da verdade por traz do mistério que anda envolvendo a Devir. As anotações que consegui ocultar debaixo do nariz deles me trouxeram ajuda de muitas partes, de pessoas interessadas em descobrir esse segredo, mas também chamou muita atenção pra mim!

Não posso mais continuar, agora passo a você esse fardo!

Por isso lhe envio esta carta.

Percebo agora que apenas um homem não é o bastante para revelar esse segredo. Agora, a união se faz necessária. Para que minhas anotações não caiam em mãos erradas, ou pior, sejam destruídas, estou espalhando tudo que descobri entre alguns sites de renome (dot20, D3System, Paragons, Rede RPG e Spell RPG)! Com isso, espero conseguir ajuda!

.20

Esse símbolo não me remetia a nada, mas depois de muita análise no restante do local, consegui encontrá-lo em outro lugar. Na base de uma caixa parda, sob uma nave e diversas miniaturas. Mas o mistério permanece. Qual a relação da fórmula com esse jogo?

Agora preciso sumir por uns dias. Boa sorte!

O jogo obviamente é algo com investigação de ocultismo e tem umas pitadas de ciência no meio. Algumas pessoas na internet tem falado em Unknow Armies, Arcana Mundi e outros jogos do gênero. A primeira coisa que muitos pensaram é o meu palpite também: Call of Cthulhu. Mas a pergunta é: qual jogo de Cthulhu? Os jogos baseados nos mitos de Cthulhu lançados até hoje não podem ser contados com os dedos da mão. Vão do clássico Call of Cthulhu na década de 20 com investigadores do sobrenatural padrão ao mais moderno Call of Cthulhu d20 e ao futurista CthulhuTech.

Vou confessar que todas essas pitadas de ciência que vi nas pistas dos outros sites me dão a impressão de ser justamente CthulhuTech. Mas como fiquei sabendo uns meses atrás que o Jaime Daniel estava trabalhando em uma tradução de Call of Cthulhu para a Devir, acabo ficando com este mesmo. Claro que isto pode não significar nada, a Devir já traduziu e até mesmo mandou pra gráfica livros que acabaram não saindo (Arcana Evoluída, alguém?), mas é uma informação forte se combinada com o clima das pistas do jogo viral proposto pela editora paulista.

Me causa um pouco de estranheza, no entanto, que este projeto pareça estar sendo tocado pela equipe de D&D 4E. Será que isto vai causar atrasos nos lançamentos de D&D com a equipe dedicando-se a duas linhas? Ou será que o lançamento na verdade faz parte de D&D?

Enfim, a Devir já anunciou que o leitor que descobrir qual é o tal projeto secreto vai levar o livro de lambuja, e aí, nerdalhada, bora tentar?

Sobre Nume Finório

João Paulo Francisconi, entre outras enormes perdas de tempo, é blogueiro há dez anos, escreveu para a finada Dragon Slayer, publicou alguns livros de RPG e assistiu quatro episódios de Punho de Ferro.