Diário de Desenvolvimento do DC ADVENTURES #3

Passando no Teste

Uma das coisas que nós sabíamos que o DC Adventures Hero’s Handbook incluiria era uma seleção de personagens DC, tanto heróis quanto vilões, para os jogadores terem por onde começar e fornecer aos mestres de jogo com algumas fontes e exemplos. A grande questão era: quais heróis e vilões? Foi um processo de montar uma lista com os melhores personagens que se encaixariam em um espaço limitado, dado que nós tínhamos espaço para basicamente catorze descrições de heróis e o mesmo número de vilões.

Novos Titãs

O Bravo & o Ousado

Nós começamos com os heróis. Era óbvio que se incluiria os “Sete Magníficos,” os membros fundadores de Liga da Justiça: Aquaman, Batman, Caçador de Marte, Flash, Lanterna Verde, Mulher-Maravilha, e Superman. Nós já tínhamos metade dos nossos heróis bem aqui.

Nós decidimos utilizar as versões mais icônicas dos personagens. Isso significava o Aquaman sem barba (e com suas duas mãos originais), Barry Allen como o Flash e Hal Jordan como Lanterna Verde (apesar que outros Flashes e Lanternas Verdes aparecerão em Heroes & Villains, Vol. I).

Nós consideramos os outros sete heróis. Deveríaos tentar e arredondar as coisas com alguns Novos Titãs ou Renegados? Ficaria apertado e não deixaria muito espaço para outros. Não, essa teria que ser realmente a primeira divisão, os heróis da DC mais icônicos e bem-conhecidos, nós também fornecemos uma boa mistura de tipos e exemplos.

O Arqueiro Verde é tanto um grande arquétipo dos quadrinhos quanto um membro central da LJA, então ele estava dentro. Isso fez da Canário Negro uma adição natural, fornecendo um “poder feminino” adicional assim como um outro lutador desarmado para fazer par com Batman. Nós pegamos um herói adolescente com Robin, já que dificilmente nós teríamos Batman sem seu famoso parceiro. Apesar de Dick Grayson ter a maior história como Robin, nós decidimos por Tim Drake como o Robin mais “icônico” nos dias de hoje. Dick Grayson entra como Asa Noturna, nos levando a onze heróis.

O resto era acertar alguns nichos: o Homem-Borracha entrou como um grande exemplo de herói metamorfo. Capitão Marvel fornece algumas comparações e contrastes com Superman, Mulher-Maravilha, e outros heróis fisicamente poderosos, assim como um olhar no uso de um herói com uma identidade secreta que é uma pessoa completamente diferente! Por último, nós queríamos um herói mágico. Sr. Destino era um dos oponentes, naturalmente, mas no fim decidimos usar Zatanna porque ela: 1) Tinha uma história menos envolvida do que o Sr. Destino; 2) Não era tão cosmicamente poderosa, mas ainda assim muito capaz; 3) Se enquadra melhor no grande grupo de heróis da Liga da Justiça, e; 4) Adicionava outra mulher ao elenco.

Falando em poder, uma das coisas que nós queríamos que os heróis de exemplo do Hero’s Handbook fizessem era fornecer uma referência para os jogadores, mestres, e projetistas do jogo, para que eles pudessem olhar, digamos, a Força do Superman ou a perícia Investigação do Batman e usá-las para medirem o que seus próprios personagens poderiam fazer em escala. Então a primeira coisa que fizemos foi achar o nível de poder para todos os heróis do livro:

Aquaman (12), Arqueiro Verde (10), Asa Noturna (10), Batman (12), Caçador de Marte (14), Canário Negro (10), Capitão Marvel (15), Flash (12), Homem-Borracha (11), Lanterna Verde (14), Mulher-Maravilha (15), Robin (8), Superman (15), e Zatanna (11)

Você pode pensar imediatamente que a “trindade” da DC de Batman, Mulher-Maravilha, e Superman deveria ter nível de poder 20, o máximo da escala, não é? Pois no final das contas, eles são os maiores heróis do mundo. Então porque eles têm “apenas” nível de poder 12, 15, e 15 (respectivamente) e porque Batman, de todas as pessoas, tem um nível de poder inferior aos outros dois?

Muito disso está em entender o que o nível de poder é e para que ele é usado. Tudo que um nível de poder faz é fornecer uma guia para que os jogadores sigam na criação e melhoria de seus heróis no DC Adventures, e ele dá uma idéia do tipo d ehabilidades, particularmente as habilidades de combate, que você pode esperar de um personagem. Por outro lado, considere o total de pontos de poder da  “trindade”: Eles estão a apenas 4 pontos uns dos outros, e todos eles são valores próximos aos pontos iniciais recomendados para o nível de poder 19!

Por isso, muitos dos personagens no DC Adventures possuem habilidades mais amplas e “profundas” do que seu mero nível de poder indica. Apesar de todas as suas habilidades incríveis, Batman ainda é mortal, sem poderes sobre-humanos. É impressionante que seu nível de poder está próximo de dois dos seres mais poderesos da Terra!

Vilões à Solta

Com os heróis definidos, era hora de escolher os bandidos. Nós queríamos uma boa variedade, junto com os maiores arquiinimigos da maioria dos heróis. Isso nos deu uma lista imediata dos que “temos que ter”: Lex Luthor, o Coringa, Mulher-Leopardo, Sinestro, Adão Negro, e Manta Negra. Nós também queríamos talvez o maior vilão do Universo DC, Darkseid, era óbvio. Isso ainda deixava sete lacunas para preencher e, admitidamente, nós olhamos para os adversários da trindade da DC (Superman, Batman, e Mulher-Maravilha) para alguns deles. Nós adicionamos Brainiac, Mulher-Gato e Circe à lista.

Gorila Grodd ganhou seu lugar por diversas razões, ele: 1) é um vilão do Flash (e talvez o mais diferente); 2) ele tem poderes mentais, nos quais ainda não havíamos mexido, e; 3) ele é um gorila, e é difícil negar o apelo de um gorila.

Nós três vilões restantes foram personagens “genéricos” para fechar a lista: Vandal Savage (um vilão que já enfrentou quase todo mundo do UDC em algum ponto), Solomon Grundy (por puro poder de força-bruta), e Prometheus, um dos adversários de maior nível de poder (capaz de vencer toda a Liga da Justiça), que ficou ainda mais adequado (e vilanesco) por seu papel em Liga da Justiça: Clamor por Justiça.

Quão alto o nível de poder, você pergunta? Acabou mais ou menos assim:

Adão Negro (16), Brainiac (13), Circe (14), o Coringa (11), Darkseid (16), Gorila Grodd (12), Lex Luthor (14), Manta Negra (10), Mulher-Gato (10), Mulher-Leopardo (12), Prometheus (14), Sinestro (14), Solomon Grundy (14), Vandal Savage (13).

Darkseid e Adão Negro empatam em personagens de maior nível de poder no livro, apesar de Darkseid vencer em termos de total de pontos de poder (passando em cerca de 30 pontos de poder o Adão Negro).

Agora que vocês sabem todos os perfis dos personagens do Hero’s Handbook, a seguir nós vamos dar uma olhada mais detalhada em um deles. Qual? Voltem aqui semana que vem…

Matéria Original por Steve Kenson: DC ADVENTURES Design Journal #3

Você pode gostar...

3 Resultados

  1. Armageddon disse:

    Motivo número um para Gorila Grodd estar no livro: ele é um gorila, e isso é legal por si só hauhauha

  2. Alexandre disse:

    Quanto mais leio esses diários, mais fico com vontade de comprar os livros.
    Gostei bastante da escolha das fichas dos heróis. Só não entendi uma coisa…”Lex Luthor” com mais níveis de poder que o “Batman”?!

  3. dellhintis disse:

    Como o kimble postou no blog dele, pra justificar isso o Careca (não o Trevisan) deve tá com a armadura high-tech dele (bem comum pra quem assistia Liga da Justiça Sem Limites).

Deixe uma resposta