Novidades L&PM: WebTV, blogue e um novo site comemoram 36 anos de editora e 15 anos na internet

A editora L&PM, editora gaúcha com referência nacional no que tange livros de bolso, inaugurou um projeto muito bacana e especial: uma WebTV, a principio, especializada em literatura. Uma ótima iniciativa para fomento cultural.
Meu destaque vai para a entrevista com Moacyr Scliar, que dispensa apresentações, onde ele sabiamente diz “aprendi que não se deve ter pressa em publicar, um texto não perde nada por ficar guardado, algum tempo, na gaveta”.

Novidades L&PM: WebTV, blogue e um novo site comemoram 36 anos de editora e 15 anos na internet 1Segue texto do release:
A internet ainda engatinhava no Brasil de 1995. Em Porto Alegre, eram apenas dois provedores: a Nutec (que mais tarde seria o ZAZ e, na bolha das grandes aquisições, acabaria sendo absorvida pelo Terra) e a estatal PROCERGS, que cuidava de toda a parte técnica dos sistemas de informática do Governo do Estado. Eram essas duas empresas que abrigavam os 450 internautas até então registrados no Rio Grande do Sul. A ?operação internet? começava muito mais como uma excentricidade, um investimento no futuro. Nem Bill Gates tinha entrado na jogada, e a única ferramenta de acesso à internet era o velho ?Netscape?. Atenta à novidade, a L&PM entrou em contato com diretora da PROCERGS, Marli Nunes Vieira, e propôs uma parceria com a estatal ? imediatamente aceita ? para colocar no ar o site inaugural da editora. Depois de seis meses de trabalho, em setembro de 1995, a página virtual da L&PM foi lançada. Era o primeiro site comercial do Rio Grande e o primeiro site de uma editora no Brasil, com todos os livros cadastrados, capas, sinopses e biobibliografias do autores. E lá se foram 15 anos.
Em 2010 já não são 450 internautas. São milhões de pessoas conectadas, dependentes, interligadas, transformando a internet no mais corriqueiro meio de comunicação e informação. De lá para cá, assim como a web mudou, a L&PM cresceu. E tornou-se protagonista da única grande revolução que aconteceu no mercado editorial brasileiros nos últimos 20 anos: a implantação do livro de bolso como um hábito do brasileiro. Portanto, não é soberba dizer que está no DNA da editora abrir caminhos e perseguir o novo, o inusitado.
No distante ano de 1974, dois jovens de 21 anos juntaram seus nomes e seus sonhos para criar uma microeditora que, em princípio, deveria ser uma experiência undergournd , bem ao gosto dos anos 70. Hoje, a L&PM se posiciona entre as grandes editoras brasileiras, e é líder de mercado no segmento de livro de bolso. O que faz com que tenhamos muito para comemorar.
Pois é na esteira dessa comemoração, para registrar essa vontade de lançar o novo, que estamos inovando mais uma vez. A partir dessa segunda-feira, 15 de março, o site pioneiro da L&PM estará novo ? de novo. Além da mudança no design, de notícias, sinopses de livros e biografias, vamos inaugurar o Blog da L&PM e a primeira WebTV de uma editora no Brasil. O Blog será um espaço em que pretendemos expor o cotidiano do nosso trabalho e publicar idéias, comentários e mensagens de nossos amigos, autores e leitores. A Web TV, que entra no ar já na segunda-feira, é um projeto piloto que deverá se consolidar e ganhar novos programas a partir do início de abril. Lá, você encontrará os autores da editora falando sobre sua vida e obra, além de vídeos relacionados com o nosso trabalho, entrevistas, curiosidades e tudo o que tem a ver com cultura em geral. Mais uma vez ? a exemplo dos livros de bolso ? os nossos colegas vão ter que correr atrás. E o beneficiado será sempre o leitor. A idéia é essa.
L&PM WebTV estreia com Duca Leindecker e Moacyr Scliar
O projeto piloto da L&PM WebTV estreou nessa segunda-feira, 15, com os programas Palavra de Escritor com Moacyr Scliar e Duca Leindecker. Além deles, cerca de 20 entrevistas e depoimentos já fazem parte do banco vídeos disponível no site.
O lançamento dos novos programas está previsto para o dia 29 de março. Farão parte da grade quadros sobre literatura e cultura em geral, apresentados por Claudia Tajes, Carol Teixeira e o Dr. Fernando Lucchese, entre outros. A L&PM WebTV é a primeira WebTV de uma editora no Brasil.
Link da WebTV:
http://www.lpm-editores.com.br/multimidia/

Você pode gostar...

Deixe uma resposta