Você pode gostar...

6 Resultados

  1. Olá amigo RPGista!
    Pois é… achei muito infeliz essa ideia da Wizards. Eles realmente estão tentando matar cachorro a grito.
    Na verdade, a ideia de trazer os roteiristas de Robot Chicken para uma mesa de rpg é otima!
    Afinal, eles são criativos e só devem pensar besteira, e é quase assim que é qualquer mesa de rpg!!
    hehehe
    Mas infelizmente nenhum deles sabe o que é jogar rpg (ta um deles disse q ja jogou, mas q seja), e por isso o video é tão sem graça!
    Pois é… sem graça alguma. Eu acho até que esse video faz parecer q é chato jogar RPG!
    hehehe
    :/
    Abraço!

  2. Alexandre disse:

    Salve, Coisinha!
    O vídeo realmente não tem muito de “roleplay”, por assim dizer. Eu gostei mesmo é porque – sei lá – ele me trás um climão de mesa. Todo mundo rindo e fazendo piada…
    Uma das coisas que eu gosto no RPG é o encontro de amigos, então acho que me identifiquei… sei lá! 🙂

  3. Eu denovo!
    Claro! Esse clima é muito legal! É um dos motivos q mais amo RPG.
    :]
    No site já tem até o 10 video. Os jogadores só se soltam mesmo no video 5.
    Mas só pra detacar uma coisa… notem o q acontece no video 5…. fica mais claro o grande problema meta-gamico do 4e. O bardo quer usar uma magia de fogo pra derreter uma porta congelada…. o mestre olha pra carta do Power dele e diz q ele não pode pq a magia “apenas afeta criaturas”… sim… regras vencendo historia… pra mim isso é totalmente NÃO rpgistico….
    tsc tsc tsc
    Muito triste com a wizards… e o 4e… que não posso chamar de rpg… é um simples jogo de tabuleiro…
    :/

  4. Deslpem… um amigo meu me corrigiu…
    É o drow que quer usar um power chamado “Dark Fire”… mas o argumento continua válido…

  5. Rainer disse:

    Vem cá, você é o mesmo Coisinha Verde do Mighty Blade? de qualquer modo, bem vindo ao Rpgista (bom, pelo menos nunca te vi por aqui hehe)
    Anyway, já joguei D&D 4, e gosto justamente porque deixo de lado a “lógica real”, como você critica nesse exemplo. D&D é apenas um conjunto de regras, assim como tem o GURPS, o 3D&T, OPERA e vários outros, cada um tem sua lógica interna, cada um representa um tipo de realidade diferente, justamente porque várias pessoas tem gostos diferentes.
    Agora, na minha opinião você está certo em dizer que o D&D 4 não é um rpg, mas da mesma forma, nenhum outro sistema é um RPG também. Afinal, a sigla, como você deve saber, significa “jogo de interpretação”, do qual no meu conceito pode ser aplicado a qualquer coisa. Vc pode interpretar no D&D, você pode interpretar no GURPS, você pode interpratar jogando Counter Strike, ou WAr, ou Banco imobiliário… cada um desses é um conjunto de regras que se aplica a um universo em específicos, talvez alguns deles sejam mais limitadores que outros, mas você ainda assim pode interpretar neles se quiser. Da mesma forma que o contrário também ocorre, afinal, garanto que você já viu jogadores de Storyteller fazerem bichos só pra combater, que conseguem matar o príncipe e até os vampiros de geração negativa… algo que está totalmente no direito deles se o grupo achar divertido.
    No mais, me empolguei um pouco =p…

  6. Olá Rainer!
    Sim, sou eu mesmo! hehe
    Claro… quando eu quis dizer “lógica real” é justamente o que diferencia um rpg de um jogo qualquer.
    Sim, concordo plenamente quando voce diz que se pode jogar rpg em qualquer outro jogo! (eu falo sempre exatamente isso, e uso os mesmo exemplos que deu). E é por isso mesmo que existem nomes diferentes! Só pq da pra se jogar rpg jogando WAR não quer dizer q WAR é um rpg!
    Pelo menos na minha opiniao, o que faz um rpg ser rpg é a tentativa das regras tentarem dar suporte a historia! Claro, nunca vai existir um sistema que seja 100% perfeito, isso é impossivel, mas a tentativa deve ser feita com seus limites.
    O que eu exemplifico do video, é que se percebe que ali a regra superou a historia, e isso é andar no sentido inverso do RPG. Se o calculo de porcentagem de acertar um golpes é muito diferente de um sistema para outro, não é um grande problema para historia, então é questão de sistema para sistema. Mas ao impedir que o jogador use sua criatividade para superar um obstaculo da historia, você está impedindo o jogador de pensar no jogo como uma historia, e sim como um simples video-game ou jogo de tabuleiro comum.
    Se eu tivesse mestrando, naquele momento eu ia deixar o jogador derreter a porta com o “Power” dele. Por que o jogador usou sua criatividade e superou até mesmo o que o mestre não previa! Isso é muito bom!!
    Eu repito… eu adorei o D&D4e! Adorei mesmo! Mas ele te obriga a jogar como um boardgame (como no caso do video). Se eu realmente deixasse o jogador derreter a porta, eu iria me ralar, pq todos os “Powers” tem descrições toda elaboradas e cheia de efeitos de anime. hehehe
    Entenda que eu só tenho um problema com o D&D4e: Eles o chamam de RPG…
    Isso acaba (para iniciantes) ocultando o melhor que existe no RPG. A interpretacao e a narrativa!
    :/
    (mas insisto, é um jogo muito legal… eu revivi minha epoca de Hero Quest!!!)
    :]

Deixe uma resposta