Ícone do site RPGista

Aprenda a jogar dados

Em 1969, o professor Ioseph Hastapopoullos, da Universidade de Cambridge, publicou um artigo interessantíssimo na International Roleplaying Society Magazine.

Nesse artigo, o professor demonstrava a descoberta de um modelo empírico capaz de descrever a melhor maneira para se jogar dados.

O modelo é descrito como uma função dependente de 8 variáveis, a seguir:

Manuseio

Ao se manusear um dado, é importante que o jogador o faça de forma que o dado toque na ponta dos cinco dedos da mão que o manuseia.
O professor conseguiu medir a dispersão da energia estática gerada pelo atrito nas faces do dado, e descobriu que ela ocorre de forma mais homogênia quando o manuseio ocorre dessa forma.

Alvo

O lugar onde os dados serão arremessados influi diretamente nos resultados. Para que os resultados do sorteio se aproximem mais do desejado, a superfície deve ser limpa e sem obstáculos. Não jogue os dados no tabuleiro, ou junto a miniaturas, o ideal é arremessá-los na sua frente, sobre a própria ficha do personagem.
Apenas jogando em uma superfície livre obstáculos é que você conseguirá usar as outras instruções de forma plena.

Números para baixo

A posição em que os dados se encontram em repouso é uma das variáveis mais importantes na determinação dos resultados do arremesso. Quando os números desejados encontram-se voltados para baixo, durante o repouso dos dados, a possibilidade de sorteá-los aumenta em cerca de 23%. Isto é, enquanto não estiver com os dados nas mãos, deixe os dados mostrando o pior resultado possível.

Distribuição na mesa

Os dados devem ficar em fila, alinhados, de forma paralela a borda da mesa. Caso esteja jogando em uma mesa redonda, trace uma tangente imaginária na borda da mesa, e distribua os dados de forma paralela a tangente.
Os dados não devem ficar na sua mão! O suor, como veremos a seguir, atrapalha a jogada dos dados. Mantenha os dados na mesa sempre!

Inscrição dos números

Outra variável de peso para jogadas de dados bem sucedidas é a forma como os números são descritos nas faces dos dados.
Números em “bolinha” possuem uma distribuição de massa mais homogênea (pois a soma da quantidade de bolinhas nas faces opostas é sempre 7) que outros tipos. Se você quer lançamentos favoráveis, evite dados que contenham a numeração arábica, rosas, ou caracteres élficos.

Ninguém toca no seu dado

O professor Hastapopoullos, por meio de sensores neuroeletrólitos, conseguiu provar que a energia cármica emanada por um colega jogador fica impregnada nos dados quando ele os toca. Da mesma forma, caso ele não manuseie os dados da forma correta (com os 5 dedos), a energia estática gerada pelo outro jogador desbalanceará seus dados.

Grupos de dados

Quando uma jogada necessitar de mais de um arremesso de dados (como um D100, que precisa de 2 dados de 10 faces), a probabilidade de sucesso aumenta quando você arremessa os dados juntos (ao invés de um de cada vez). O professor pôde detectar um aumento na ansiedade pelo resultado da jogada dos dados, que provocou um sensível aumento na surorese vestigial, presente nas palmas das mãos das cobaias, quando expostas a lançamentos de dados consecutivos (ao invés do lançamento em grupo).
A sudorese alterou o coeficiente de atrito entre os dados e a superfície, causando resultados desfavoráveis em 72% das jogadas.

Arremesso

O arremesso é a última variável presente no modelo. É importante que o jogador sacuda a mão, pelo menos, 4 vezes antes de executar o arremesso dos dados (a quinta vez é destinada ao arremesso em sí).
É importante que o arremesso não seja feito apenas com o antebraço, mas o punho do jogador deve fazer um leve balanço enquanto sacode os dados e executa o arremesso, como se acompanhasse o movimento e a inércia dos dados.
Evite usar copos, torres, ou qualquer outro objeto que auxilie no arremesso dos dados. Segundo o professor, é importante que a sua energia cármica esteja impregnada nos seus dados para atingir bons resultados.

***

Bem… se o meu testemunho serve para alguma coisa, eu posso dizer que utilizo o modelo M.A.N.D.I.N.G.A. e que ele funciona na maior parte do tempo. Vale a pena.

Sair da versão mobile