Campanhas de Férias

Dicas para Mestres

Todo começo de ano, eu vejo as pessoas fazerem planos e promessas. Como não podia ser diferente, o mesmo acontece com os mestres de RPG, que se metem a arquitetarem novas campanhas. A coisa normalmente começa bem, tanto pela empolgação dos jogadores como pelo tempo disponível, mas o fim das férias de janeiro inevitavelmente afunda tal empreitada e todos ficam com aquele gosto amargo na boca.

Como eu mesmo fui vítima deste mal por mais de uma vez, decidi reunir algumas dicas para que o grupo aproveite melhor este tempo.

  • Aproveite a primeira sessão para criar os personagens dos jogadores em conjunto, montando históricos com ligações e se apropriando tanto dos Ganchos como dos PdMs que surgirem. Apesar de parecer um desperdício de tempo, este método fornece muitos elementos para o mestre e cria uma cara para o grupo.
  • Defina de antemão os horários para o começo de cada sessão, chegando a um consenso entre o grupo. Afinal, nada é mais frustrante do que esperar 2 horas para começar a aventura por causa de um jogador atrasadinho.
  • Evite planejar sagas grandiosas, que demandem 10 ou mais sessões. Por maior que seja a empolgação inicial do grupo, dificilmente vocês vão conseguir terminá-las. Mini-Campanhas, com objetivos definidos, que se estendam de 3 a 6 sessões, são uma escolha mais próxima da realidade.
  • Utilize eventos, PdMs e até personagens de campanhas passadas, afinal de contas recordar é viver e este é um dos melhores momentos para se fazer isso. Não existe nada que um jogador goste mais do que saber que as ações de seus personagens passados afetaram o mundo, ou de rever um PdM marcante.

Neste final de semana, eu devo reiniciar novamente o ciclo, começando mais uma campanha de férias. Vou tentar seguir as minhas próprias dicas e depois escrevo aqui as minhas impressões sobre tal empreitada. No mais, fiquem a vontade para acrescentar outras dicas sobre o assunto.

Cavaleiro Morto

Mestre de RPG eclético, fã de fantasia medieval e RPGs Eletrônicos das antigas. Conhecido pelo hábito de fazer TPK em suas mesas de jogo.

Você pode gostar...

5 Resultados

  1. dellhintis disse:

    Teste de acentos á à é è â ã ü.

  2. Armageddon disse:

    Aparentemente tá tudo dez agora hehe

  3. Olá!
    Boas dicas. Realmente quanto mais o tempo passa, mais temeroso eu fico para começar uma campanha de RPG, não importa a duração dela. Ainda tenho tantas coisas paradas para continuar (né Armageddon? uma certa campanha abandonada no Multiply de um tal Anime de ninjas… XD).
    O site tá maneiro, só precisa agora dá os retoques finais.
    Até and Bye…

  4. Armageddon disse:

    É, aos poucos a gente volta ao normal =D

  5. Maíra disse:

    Um artifício que o marido-nerd usa às vezes é emendar pequenas aventuras em uma campanha maior. Assim, temos ciclos de empolgação e, se por acaso a coisa esfriar, tem um ponto de encerramento próximo, sem que a campanha precise se arrastar para o final.

Deixe uma resposta