Squigs – parte fungo, parte animal, totalmente famintos

Em comemoração à minha volta aos jogos de Warhammer On-Line, resolvi adaptar para o Dungeons & Dragons 4ª Edição um dos elementos que mais me fascinam naquele jogo: os Squigs.

Para quem não conhece o universo de Warhammer, squigs são basicamente criaturas-fungo que os goblins usam como uma espécie de “cães de guerra”. Bastante selvagens, eles são compostos basicamente por boca, estômago e garras.

SQUIGS SÃO PEQUENAS CRIATURAS BÍPEDES ARREDONDADAS E DOTADAS DE UMA BOCARRA COM PRESAS ENORMES. Onívoros ao extremo e bastante agressivos, muitos squigs vivem em áreas inóspítas, onde alimentam-se de absolutamente qualquer coisa desafortunada o bastante para cruzar seus caminhos.

Squig das Cavernas

A ESPÉCIE MAIS COMUM DE SQUIG, o squig das cavernas normalmente tem de 30cm a 1 metro de altura e é comumente usado por goblins como montaria, besta de guerra ou até mesmo fonte de alimento (e os goblins apreciam muito sua carne).

Squig das Cavernas

Bruto Nível 3

Pequeno animal natural (planta)

XP 150

Initiativa +1 Sentidos Percepção —
PV 60; Sangrando 30
CA 12; Fortitude 16; Reflexos 15; Vontade 12
Deslocamento 6

m Ataque Desarmado (padrão; sem limites)

+6 vs. CA; 1d10 + 3

Tática Squig

O Squig das Cavernas causa 1d6 de dano extra até o final de seu próximo turno contra inimigos que tenham sido alvo de um goblin neste turno.

Tendência Indiferente

Idiomas

Perícias Atletismo +8, Intimidar +6, Tolerância +11

For 14 (+3)

Des 11 (+1)

Sab 8 (—)

Con 20 (+6)

Int 8 (—)

Car 11 (+1)

© 2009 Wizards of the Coast LLC, a subsidiary of Hasbro, Inc. All rights reserved. This monster statistics block has been generated using the D&D Adventure Tools.

Táticas dos Squigs da Caverna:

Squigs não seguem tática alguma. Uma vez diante de algo que possam comer, eles simplesmente atacarão o candidato a refeição com garras e dentes. Múltiplos squigs costumam atacar um alvo por vez, geralmente o mais próximo, abocanhando freneticamente a vítima.

Um squig. Arte conceitual do Warhammer On-Line.

Um squig. Arte conceitual do Warhammer On-Line.

Squig Chifrudo

CRIADOS ESPECIALMENTE PARA PROVOCAREM CAOS em meio ao campo de batalha enquanto pulam de inimigo para inimigo, os squigs chifrudos possuem uma enorme proeminência óssea crescendo de suas testas, que usam como principal arma de ataque.

Squig Chifrudo

Guerrilheiro Nível 5

Pequeno animal natural (planta)

XP 200

Initiativa +6 Sentidos Percepção +1
PV 63; Sangrando 31
CA 16; Fortitude 18; Reflexos 17; Vontade 13
Deslocamento 7

m Ataque Desarmado (padrão; sem limites)

+10 vs. CA; 1d10 + 4

M Chifrada (padrão; recarrega 5)

+10 vs. CA; 2d8 + 4 de dano, e o alvo é empurrado 6 quadrados. Este ataque, caso disponível, pode ser usado no lugar de um ataque básico ao término de uma investida.

Tática Squig

O Squig Chifrudo causa 1d6 de dano extra até o final de seu próximo turno contra inimigos que tenham sido alvo de um goblin neste turno.

Investida Poderosa

O Squig Chifrudo causa 1d6 de dano extra em qualquer ataque que seja parte de uma investida.

Tendência Indiferente

Idiomas

Perícias Atletismo +11, Intimidar +8, Tolerância +9

For 18 (+6)

Des 15 (+4)

Sab 9 (+1)

Con 15 (+4)

Int 9 (+1)

Car 12 (+3)

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Táticas dos Squigs Chifrudos:

Squigs chifrudos sempre começam o combate com uma investida. De fato, sempre que houver um alvo a mais de dois quadrados de distância, pode ter certeza de que eles atacarão investindo, a fim de causar o maior dano possível. E sempre que possível, ele tentará mandar os defensores ou demais personagens mais especializados no corpo-a-corpo para longe com suas chifradas.

Um squig chifrudo. Arte conceitual do Warhammer On-Line.

Um squig chifrudo. Arte conceitual do Warhammer On-Line.

Squig Espinhento

CRIADOS PARA AGREDIREM OS INIMIGOS À DISTÂNCIA com os espinhos que disparam de suas costas, os squigs espinhentos são pequenas artilharias vivas.

Squig Espinhento

Artilharia Nível 7

Pequeno animal natural (planta)

XP 300

Initiativa +10 Sentidos Percepção +3
Presença Afiada aura 1; um inimigo que termine seu turno dentro da aura receberá 5 de dano
PV 64; Sangrando 32
CA 16; Fortitude 19; Reflexos 20; Vontade 15
Deslocamento 6

m Ataque Desarmado (padrão; sem limite)

+14 vs. CA; 2d6 + 5

r Espinho (padrão; sem limite)

Alcance 10; +14 vs. CA; 2d6 + 5 de dano

Tática Squig

O Squig Espinhento causa 1d6 de dano extra até o final de seu próximo turno contra inimigos que tenham sido alvo de um goblin neste turno.

Tendência Indiferente

Idiomas

Perícias Atletismo +9, Intimidar +9, Tolerância +11

For 13 (+4)

Des 25 (+10)

Sab 10 (+3)

Con 16 (+6)

Int 10 (+3)

Car 13 (+4)

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Táticas dos Squigs Espinhentos:

Artilharia veloz, os squigs espinhentos tentam sempre que possível atacar seus inimigos atirando espinhos contra eles. Mas se for necessário, eles não se importam de abocanhá-los. De fato, não é incomum eles impacientemente começarem a devorar um inimigo que ainda não foi devidamente abatido.

Um squig espinhento. Arte conceitual do Warhammer On-Line.

Um squig espinhento. Arte conceitual do Warhammer On-Line.

Squig Gasoso

DESENVOLVIDOS PARA ENVENENAREM OS INIMIGOS COM SEUS GASES TERRÍVEIS, os squigs gasosos são um recurso valioso nas mãos dos goblins para a defesa de suas terras contra seres maiores e mais perigosos. Os venenos que produzem facilitam bastante o abate de qualquer inimigo.

Squig Gasoso

Controlador Nível 9

Pequeno animal natural (planta)

XP 400

Initiativa +6 Sentidos Percepção +6
Aura Gasosa aura 2; um inimigo que termine seu turno dentro da aura receberá 5 de dano de veneno
PV 97; Sangrando 48
CA 20; Fortitude 22; Reflexos 21; Vontade 18
Resistência 5 contra venenos
Deslocamento 6

r Gosma Venenosa (padrão; sem limite) • Veneno

+12 vs. Fortitude; 2d6 + 5 de dano por veneno.

C Névoa Venenosa (padrão; encounter) • Veneno

Explosão contígua 7; +13 vs. Fortitude; 3d10 + 5 de dano por veneno, e o alvo recebe 5 de dano contínuo de veneno e estará lento (TR encerra ambos).

Tática Squig

O Squig Gasoso causa 1d6 de dano extra até o final de seu próximo turno contra inimigos que tenham sido alvo de um goblin neste turno.

Tendência Indiferente

Idiomas

Perícias Atletismo +11, Intimidar +11, Tolerância +12

For 14 (+6)

Des 14 (+6)

Sab 14 (+6)

Con 17 (+7)

Int 11 (+4)

Car 14 (+6)

© 2009 Wizards of the Coast LLC, a subsidiary of Hasbro, Inc. All rights reserved. This monster statistics block has been generated using the D&D Adventure Tools.

Táticas dos Squigs Gasosos:

Também criados especialmente para atacarem à distância, os squigs gasosos tentam sempre que possível atingir seus inimigos com sua gosma venenosa, a fim de enfraquecê-los e facilitar o trabalho na hora de devorar sua refeição. De fato, diferente do squig espinhento, que não se importa de abocanhar inimigos próximos, o squig gasoso sempre tenta posicionar-se para fazer o melhor uso possível de sua gosma e sua névoa de veneno.

Um squig espinhento. Arte conceitual do Warhammer On-Line.

Um squig espinhento. Arte conceitual do Warhammer On-Line.

Conhecimento sobre os Squigs:

Um personagem sabe a seguinte informação com um teste bem sucedido de Natureza:
CD 20: Squigs “nascem” de fungos, e comumente são criados em cativeiro por goblins.
CD 25: O couro de squig é muito resistente, e comumente é usado por goblins na manufatura de armaduras e demais apetrechos de couro.

Sobre CF

Carlos Frederico “CF” é formado em Publicidade e atualmente estuda Direito sob a alegação de que cansou de ser advogado de regras e agora quer virar juiz. Ele já escreveu umas coisas por aí para revistas, livros e sites de RPG.