Os grandes vencedores do ENnie 2009

Muito embora o resultado do ENnie Award 2009 ainda esteja longe de ser decidido, já se pode apontar os grandes vencedores deste ano, quer vençam ou não suas categorias.

A Catalyst Game Labs por exemplo, emplacou 7 indicações aos ENnie, 5 destas pelo excelente CthulhuTech (incluindo a de Melhor Jogo), onde os jogadores, pilotos de robôs gigantes, enfrentam os Grandes Antigos de frente. A Green Ronin Publishing e a Fantasy Flight Games também obtiveram o mesmo feito: 7 indicações, incluindo a de Produto do Ano por A Song of Ice and Fire RPG (Green Ronin) e Dark Heresy: Disciples of the Dark Gods (Fantasy Flight).

O fenômeno Mouse Guard RPG arrebatou 3 indicações, incluindo a de Produto do Ano. No campo online, a novata Kobold Quarterly da Open Design conseguiu 5 indicações incluindo a de Melhor Texto e Melhor Website. Chamou atenção também a indicação de um blog de RPG como Melhor Website, o pessoal da Critical Hits.

As editoras mainstrean marcaram presença como sempre, com a Wizards of the Coast e White Wolf despontando com 11 e 10 indicações cada, respectivamente, incluindo duas indicações à Produto do Ano cada por D&D 4E Player’s Handbook, Star Wars: the Clone Wars, Hunter: the Vigil e Scion: Ragnarok. Depois das grandes vitórias do ano passado, a Paizo este ano ficou com “apenas” 6 indicações, e fora das principais categorias.

Sobre Nume Finório

João Paulo Francisconi, entre outras enormes perdas de tempo, é blogueiro há dez anos, escreveu para a finada Dragon Slayer, publicou alguns livros de RPG e assistiu quatro episódios de Punho de Ferro.