Próximos lançamentos da Wizards: onde vamos parar?

Ok, não é de hoje que fazem isto, mas não custa reclamar de novo desta mania da Wizards of the Coast de lançar zilhões de livros com a mesma proposta e nome (com uns números do lado pra indicar a ordem de lançamento). Já era ruim na 3.5, quando chegamos ao absurdo de cinco livros “básicos” do Monster Manual, só que na 4E parece que até os suplementos entraram na festa.
Na Amazon já é possível encontrar vários livros ainda não anunciados pela editora, com preços e datas de lançamento, conforme vocês podem conferir neste artigo do Ambrosia: Primal Power, Draconomicon 2: Metallic Dragons, Dungeon Master’s Guide 2 e Martial Power 2 e Player’s Handbook 3. Yeah. Dos cinco, apenas um livro não é uma sequência de outro, e dois destes livros-sequel são suplementos.
Só falta agora começarem com aqueles subtítulos tipícos de Hollywood. Algo como “Draconomicon 5: The Revenge of the Fallen” ou “Martial Power 8: War Zone” ou mesmo “Player’s Handbook 12: Salvation“…

João Paulo Francisconi

Amante de literatura e boa comida, autor de Cosa Nostra, coautor do Bestiário de Arton e Só Aventuras Volume 3, autor desde 2008 aqui no RPGista. Algumas pessoas me conhecem como Nume.

Você pode gostar...

40 Resultados

  1. Gilvan Gouvea disse:

    A minha opinião é: teremos 4 versões desses livros, e então uma 5a ediçao com mais 4 versões para cada básico… e por ai vai. $Money makes the world go round$

  2. Daniel Anand disse:

    Sempre foi assim, a parada só saiu do armário. Podiam ter chamado o PHB2 de Complete Book of Primal Classes, e focar no primal, mas e daí? Além disso, agora ninguém precisa comprar os livros se não quiser, é só ser D&D Insider e você tem acesso a todo material já lançado pela WotC.
    E eu não vi problema com os monsters manual da 3.5. O MMIV foi muito maneiro, usando encontros à-la 4e, que eram super fáceis de fazer copy-paste na mesa. Mas, enfim, quem tem birra, faz birra… 🙂
    Enquanto estiver saindo um cenário por ano, tou feliz.

    • Gilvan Gouvea disse:

      Eu concordo que é melhor que tudo esteja organizado e que, hoje em dia, a gente tem acesso a tudo no D&DI. Mas mesmo assim, continua parecendo "forçada" a criação desses materiais. Como tem gente com gosto pra tudo, paciencia 🙂

      • ulisses disse:

        Acertadissimo Daniel…eu por exemplo só compro aventuras e livros d monstros quando gosto (Comprei o MM2 e o OPEN GRAVE). Como sou assinante, meu CB é atualizado todo o mês e n tenho nenhum problema em fazer fichas dos pjs com suas preferências de classe/raça…tá tudo lá.
        E nem precisa ter assinatura mensal, compra o mês em que sair material de sua preferência e pronto. Até agora n tenho do que reclamar….Só essa galera que não joga e adora falar mal…pelo menos n são textos Ctrl-c/Ctrl-v tipo os diversos livros de tormenta…

      • Daniel Anand disse:

        Não sei o que "parece" forçado, mas as classes do PHB2 são fantásticas, tenho uma campanha inteira baseado nelas, as 13 tribos de Xen'drik. O MM2 melhorou muito em termos mecânicos, corrigindo muitos dos problemas do MM1 (embora ainda seja mais seco de fluff que bula de remédio).
        Existe material novo, de qualidade, e eles estão publicando. Simples assim.

        • ulisses disse:

          Tipo o avenger…não dava nada por essa classe, mais quando li o background dela achei muito massa, realmente faltava um cara assim…do PH2 a única coisa que não curti muito foram os meio-gigantes estranhos.
          Eu acho o MM2 indispensável…muito show o livrinho

        • Gilvan Gouvea disse:

          Eu espero sinceramente então que a fonte não seque e que esse material de qualidade continue saindo.

  3. Hmm, achei tão boa a idéia dos números! Afinal, a 4ª edição tem as regras bem divididas em categorias (primal, arcane etc) que a coisa fica muito melhor organizada. Os livros são bem claros quanto ao conteúdo, tornando mais fácil decidir a compra (ou não-compra).
    Assim, chamo este este de "estilo enciclopédia".
    Estilo "Hollywood" é o antigo da WotC, da edição anterior. Os nomes eram bem viajados e muitas vezes não esclareciam o conteúdo – o que se resolvia, claro, lendo a contracapa, mas vc entendeu ^^

  4. Thiago disse:

    Como foi dito no artigo do Ambrosia, o tão desejado equilíbrio pode ir pro espaço com tantos suplementos assim.
    3 livros do Jogador! Um por ano até agora.
    Muito daquilo que foi extremamente criticado na 3 edição, o excesso de suplementos aleatórios, volta a se repetir!

    • Não acho aleatório, só excesivo. Acho, sim, que a Wizards tem que lançar muita coisa pra dar opções suficientes para formar uma base de regras que atraia público.
      Do meu ponto de vista, como assinante do Insider, eles têm conseguido manter qualidade e regras balanceadas. As reclamações têm que surgir quando a qualidade cair por causa da pressa, o que ainda não aconteceu.

  5. ReyOoze disse:

    A Devir não lança nada: É uma vergonha!
    A Wizards lança um monte: É um absurso!
    Graças a Bahamut eu ainda não fui abordado por nenhum Agente da Wizards, daqueles que te apontam uma arma na cabeça e te obrigam a comprar os livros. O dia que eles me pegarem vou á falência. Enquanto isso eu vou praticando o impensável: Comprar apenas os livros que me convém.

  6. formiga disse:

    Vcs estão de sacanagem né? Foram lançados mais de 50 suplementos na 3.5 em um ano, e o pior muita coisa inútil e overpower, o que não é o mesmo caso da 4E, o que não dava atualização no cenário e muito menos no sistema, mais uma vez, o contrário da 4E.

  7. Arquimago disse:

    Também, não duvidava disso. Era bem esperado,mas a menos agora sei que não preciso comprar tudo.
    Como já dsseramé muito, ma m qant nãoperderaquldade e aida ai gora com a 4ed engessada,talvez setorne "necessario" o problema é aquela questão as vezes o livro é o que se quer, a não ser por uma classe, um talento.
    Ai o D&D Insider vale a pena, para quem le inglês.

  8. Comaru disse:

    Blá, blá, blá.
    Ouço esse papo já faz muito tempo, e não sei como podem continuar buzinando nossos ouvidos com essa choradeira.
    Bem simples: compra quem quer!
    A Wizard não é uma empresa de caridade, ela ganha grana vendendo joguinhos. Não querem comprar beleza, não comprem. Baixem o PDF e salvem árvores. Melhor, nem baixem e salvem o planeta poupando energia.

    • ulisses disse:

      "Melhor, nem baixem e salvem o planeta poupando energia."
      hahahahahahaha…………….
      Tipo a galera n tem que escrever então escreve qualquer coisa.. e eu ainda perco tempo lendo…
      De acordo com a visão dessa gente a wizard devia ser uma instituição de caridade que cria regras para todos usarem a vontade……

      • Shido disse:

        Curioso mesmo.. né……….. Mesmo sabendo que discorda da visão "dessa gente".. você ainda insiste não apenas em ler.. mas também em comentar nossas matérias……….
        (Complete as lacunas — ….. — com sinais de pontuação inteligíveis.)
        Nume, é a Wizard$ fazendo o de sempre, só que agora sem subterfúgios. Em vez de tentar engambelar o público com coisas como "Complete Arcane" e depois "Complete Mage", eles resolveram usar o mesmo título com numerações, como na tradição de bons filmes caça-níqueis cheios de continuações.

        • ulisses disse:

          A imbecilidade alheia me diverti…..kra vc têm sérios problemas com a wizard…tipo seria bem melhor eles lançarem vários livros sobre o mesmo assunto mudando apenas alguns parágrafos..Tormenta?…..

          • Tek disse:

            Ulisses, se tem algum imbecil aqui é você, que vem aqui só pra trollar.
            O Daniel Anand e outros gostam de 4e, alguns até não gostam de Tormenta, mas sabem argumentar e discutir de forma saudável aqui. Se for pra tu continuar desse jeito, tá dispensado de aparecer por aqui.
            Ninguém é obrigado a gostar/detestar 4e/Tormenta/etc, mas os que não sabem se comportar não tem lugar.

          • ulisses disse:

            EI, EI…eu não tou falando mal de tormenta…tá se ofendendo de bobeira…eu tenho aqui os livros e se quiser eu scaneio as diversas versões onde os parágrafos são idênticos..ISSO NÃO Ë CRITICA, É REALIDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

          • ulisses disse:

            Eu te chamei de imbecil seu manê…eu especifiquei alguém?..sorte que n mora no rio…

          • Tek disse:

            Ulisses, se tem algum imbecil aqui é você, que vem aqui só pra trollar.
            O Daniel Anand e outros gostam de 4e, alguns até não gostam de Tormenta, mas sabem argumentar e discutir de forma saudável aqui. Se for pra tu continuar desse jeito, tá dispensado de aparecer por aqui.
            Ninguém é obrigado a gostar ou detestar de 4e/Tormenta/etc, mas os que não sabem se comportar não tem lugar.

          • Rafael Svaldi disse:

            Ai, ai, ai….
            Guri, eu realmente não sei qual é o teu problema (tenho teorias, mas nenhuma que possa ser escrita aqui por respeito aos demais leitores).
            Ninguém é obrigado a gostar de Tormenta, 4Ed ou ou qualquer outro jogo. Mas respeito pelo trabalho dos outros é bom. Fica evidente que tu não lê Tormenta, nem tem acompanhado nos livros. Fica evidente que tu só queres aparecer (será que teus pais não te deram o carinho necessário na infância, ou será que papai te deu carinho de mais?). Assim, não vejo nenhuma solução para o teu caso, exceto me divertir um pouco às tuas custas….
            Já que é só para isso que palhaço serve!

          • ulisses disse:

            Tenho tanto respeito que comprava o mesmo material muitas vezes sem saber que o estava fazendo…é muito facil falar merda sentado na frente de um micro e comendo traquinas…

          • Rafael Svaldi disse:

            Ui, ui, ui… que bunitinho, ele tá xingando, olha só!
            Criança, a moral é a seguinte. Tu reclama que muita coisa no passado de Tormenta era repetido de outros livros de Tormenta, certo? Então tu não gosta disso, não? Só que tu está ignorando os últimos anos de lançamentos 100% inéditos da linha. Ou seja, tu reclama, mas se o problema é resolvido (como foi já faz vários anos) tu não leva em conta.
            Assim, só posso deduzir que teu problema não é com o cenário, é com outra coisa.
            A propósito, essa da traquinas foi ótima. Tu copiou dos teus coleguinhas da escola quando te xingam, não? Ó, vou te dar mais umas idéias para usar com eles: bobo, feio e chato.

          • marlonteske disse:

            Ulisses, você está confundindo um pouco o material do cenário. Obviamente, os livros básicos de cada sistema são sim parecidos (porque só mudava o sistema também… XD ). Mas se você pegar qualquer suplemento novo vai ver que eles não são apenas inéditos, como também são muito bons.
            Recomendo fortemente a leitura de Piratas e Pistoleiros, mesmo que tu não jogue em Tormenta. Ou, caso ainda lembre como é o cenário, pegue o livro Área de Tormenta, que é foda. Ou qualquer um dos romances só pra ler haha ;D

        • Daniel Anand disse:

          A parte que eu não entendo é da engabelação. Aonde é, exatamente, que eu estou sendo enganado (vide post do Rey)? Eu concordo que suplementos cheio de regras e variações dos mesmos temas pode não ser muito ao seu gosto, mas existe um público grande e demanda. O PHB2 não ficou na lista dos mais vendidos à toa.
          Então o post me parece só birrinha com título "chama-troll". Depois eles aparecem, e ninguém ganha! 😀

          • Leisses disse:

            O incrível é reclamarem da aparição de trolls fazendo posts como este.
            Ultimamente tenho acompanhado o que se passa aqui no .20 para saber qual a reclamação da vez, mas parei de postar pois sei que não importa o que eu diga, se eu não concordo com o que o pessoal do blog pensa sou chamado de troll e ponto final.
            Ps.: Gostei do termo "chama-troll".

          • Rafael Svaldi disse:

            (Já que eu tô por aqui)
            Olha Leisses,
            Não leva a mal, mas tu está sendo injusto com o pessoal do .20. Nesse post mesmo tem um monte de gente discordando do artigo na boa (e não vi ninguém que tenha sido educado em sua discordância ser criticado). O espaço aqui sempre foi muito democrático (é só não ser um Gurisses da vida).

          • shaka disse:

            Leisses, na boa cara, esse negócio de "quem discorda é chamado de troll" é um factóide dos mais manjados. Dá uma lida nos comentários e você vai ver que só quem foi estúpido e agressivo foi chamado de troll (entre outras nomes bem merecidos :P). No mais, espero que você se lembre de que, apesar de discordar, não recebeu o título de monstrinho verde que regenera (Hulk? :P)

  9. Armageddon disse:

    Não vejo o galho de uma empresa lançar muitos produtos, Nume. Ao contrário, acho ótimo que consigam.
    Se existe mais para ser explorado (outras classes, novos monstros, a vida, o universo e tudo o mais) por que não fazer? Ainda mais agora que ao invés de 300 editoras produzindo material para D&D, temos apenas eles sozinhos com a licença pé-no-saco hahah
    E o que é dito o tempo todo para os sistemas nacionais vale tambem pra esses livros. Eles são opcionais. Usa quem quer e quem pode arcar com o preço (que na gringa nem é tanto assim) ;D

  10. Gustavo Brauner disse:

    O que eu gostei é que dessa vez a Wizards tacou o KY logo de primeira, avisando que iam sair "continuações" de cada livro básico (por assim dizer, na falta de um termo melhor que não me ocorre agora – não estou sendo irônico). Tomara que fiquem bons e tragam bastante novidade.

  11. Isso sempre aconteceu , desde do AD&D.

  12. Metal_Sonic disse:

    Não sei porque criticar esse material, é a estratégia de vendas deles…

  13. marlonteske disse:

    Foi justamente meu questionamento antes, Metal. Mas no fim é só a opinião do Nume pelos motivos pra Wizards lançar os livros aos poucos. Eu acho válido, tanto que estou curioso com as novas opções que esses manuais novos trazem =)
    Até porque a opção seria qual… tacar tudo num livro só com mil e quinhentas páginas? XD

  14. Metal_Sonic disse:

    Tô ligado.
    A questão é que eu prefiro modularidade no módulo básico e os suplementos introduzindo mecânicas novas opcionais, novas formas de ver as mecânicas antigas e principalmente auxílio para criar novos conceitos de personagem e ajuda para o mestre.
    Nesse ponto, eu gostei muito do PH2 da 3.5, porque aqueles textos para ajudar os jogadores a montar os conceitos de chars deveriam estar em todo manual básico para auxiliar os novatos e os menos criativos.

  15. bruno bellan disse:

    sei não, eu gostei disso. Lançarem vários "core books" e os suplementos e adendos de cenários virem nas dragons e dungeons. Isso possibilita mais organização para um player, acho que torna interessante sim. To achando mais dispendioso e desnecessário os primeiros anos de 3ª edição do que da 4E.

  16. balard disse:

    A pior época foi a da Segundona. Quem reclama não lembra. Sem contar a quantidade absurda de aventuras da primeira edição. O ritmo da quarta tá ótimo, especialmente com o DDI, vc nem precisa comprar a maioria das coisas e ainda assim ter acesso.

Deixe uma resposta