Naruto 3D&T Pré-Alpha

Naruto 3D&T Pré-Alpha
E começam os preparativos para se jogar Naruto com o novo 3D&T Alpha

Olá para todos!
Eu não esperava fazer uma postagem como essa tão rapidamente, mas vi que o assunto rendeu na postagem de lançamento do e-book de Naruto. Tirando os erros de português, algumas pessoas notaram certos “erros”, compreenderam coisas de forma errada ou sentiram falta de “algo”. Se você foi uma destas pessoas, não deixe de colocar seu comentário na postagem, ou aqui mesmo.
Entretanto, o assunto desta postagem não é o e-book e suas possíveis erratas. Desde que foi lançado o 3D&T Alpha que surgiu a idéia de trazer esta adaptação para o mesmo, mas antes tínhamos que terminar a adaptação atual, resultado este visto no e-book. Pois bem, agora surgiu o momento de atualizarmos a postagem para o Alpha! E aí vêm os problemas… Primeiro que acaba a idéia dos Caminhos dos Jutsus. Depois somem os equipamentos (o que não é tão problema assim) e as marionetes (que eu tive tanto trabalho para criar ç_ç). Aí cai por terra os conceitos de testar Controle do Charkra para não cair em Genjutsus e um bocado de idéias surper-legais que não podem mais ser usadas no Alpha, a não ser que você queira mudar o sistema em si da nova versão e acrescentar novas Características (o que não é legal).
Eu precisei de um dia e uma noite inteiros de raciocínio, comparações e avaliações para chegar a algumas conclusões, estas que irei apresentar agora para vocês. Então, eu chamaria as regras abaixo como Naruto 3D&T Pré-Alpha. Elas regem boa parte das mudanças principais, tomando como base o que já existe no 3D&T e na minha adaptação lançada no e-book. Chega de papo e vamos ao que interessa!
Não tem mais Caminhos dos Jutsus
Mudança óbvia, mas e o que vai substituir os mesmos. Baseado na idéia do BURPS, agora vai existir uma Vantagem de nome “Jutsus” (2 pontos). Com ela o personagem será capaz de aprender e lançar quaisquer tipos de Jutsus, sejam elas TAI, GEN, NIN ou Técnicas de Controle do Chakra. Ela segue a mesma linha do Alpha para as Magias, só que resume todo o treinamento shinobi numa única vantagem. Se o shinobi conhece algum TAI, GEN ou NIN o problema é dele e de como ele gasta seu XP.
Adquirindo Jutsus
Os Jutsus agora são comprados apenas se o personagem possuir a Vantagem Jutsus. Desta vez o personagem terá que gastar 1 de XP para aprender qualquer Jutsu da lista, além de gastar um tempo treinado o mesmo. Como não há restrições para o Jutsu que o personagem possa aprender (se um Genin treinar duro ele poderá aprender um Jutsu de Rank S – vide Neji, Rock Lee ou Gaara), a única forma de restringir é consumindo tempo de aprendizado e alguns detalhes mais. Isto deixa o RPG mais próximo do Anime, pois a medição de conhecimento por Caminhos dos Jutsus da antiga adaptação não explicava muito bem como Naruto conseguiu aprender no primeiro capítulo do mangá o Tajuu e o Kage Bushin no Jutsu, ambos Jutsus de Rank A!
E se não existe mais o custo em CC, como eu calculo o tempo de aprendizado? A equação do tempo de aprendizado terá que ser adaptada um pouquinho. Desta vez ela será a seguinte: VR – 1d para cada ponto de H do personagem, valor final em dias (mínimo de um dia de treino; 1 dia equivale a 8 horas). O Valor de Rank sofreu um pequeno aumento, para compensar a inexistência do CC, sendo o seguinte: Rank E = 4; Rank D = 8; Rank C = 16; Rank B = 32; Rank A = 64; Rank S = 128. Se o Jutsu for ensinado com o auxílio de um mestre (sensei), o tempo de aprendizado do mesmo cairá pela metade. Se o Jutsu for um Taijutsu, seu tempo de aprendizado cairá pela metade (já que não exige Controle do Chakra por parte do shinobi).
Usando Jutsus
Quando eu criei o Controle do Chakra eu estava inspirado. Havia encontrado a forma de diferenciar Sakura de Naruto quanto a capacidade cada um de manipular o Chakra em si. Entretanto, não consegui por meio desta criação justificar uma coisa que foi explicada no Anime/mangá sobre quem faz um Jutsu qualquer usando Chakra (não Stamina dos Taijutsus) e gasta mais energia caso tenha menos Controle de Chakra. Não consegui encontrar uma regra fácil e direta, por isso acabei deixando isso de lado. E hoje eu encontrei a resposta!
Muito bem, vimos até aqui que ficou MUITO mais fácil ter um Jutsu. Tudo bem, tranqüilo. E como compensar esta facilidade? Simples, aumentando o gasto de Chakra para aqueles que não são tão competentes assim. O Controle do Chakra agora é representado pela H do personagem, mas preste atenção no que será dito a seguir. Cada Rank possui uma dificuldade de uso e para controlar o Chakra. Desta forma, cada Rank cobrará um valor mínimo de H do personagem para poder ser feito com perfeição. Leia bem o que eu disse, “feito com perfeição”. Eu não disse que o personagem está impedido de lançar um Jutsu caso não possua o valor mínimo de H que o Rank cobra, só falei que o Jutsu não será “perfeito”. O Jutsu perfeito é aquele que está nas várias listas que eu criei, com todos os custos e bônus definidos. O Jutsu imperfeito é aquele criado gastando-se mais Chakra do que o necessário. Faltou técnica no personagem para poder lançar o Jutsu com perfeição, e ele tem que pagar por isso. Com cada Rank cobrando um valor mínimo de H, a única conta que o jogador deverá fazer é diminuir a H que seu personagem possui pelo H mínimo cobrado pelo Jutsu. O valor que sobrar deverá ser dobrado e cobrado no gasto final de Chakra do personagem para fazer aquele Jutsu (esquecer valores negativos). Entenderam? E qual o valor mínimo cobrado por cada Rank? Mais fácil que isso impossível: Rank E = H 0; Rank D = H 1; Rank C = H 2; Rank B = H 3; Rank A = H 4; Rank S = H 5. Então dá pra perceber que se um personagem de H 3 tentar lançar um Jutsu de Rank S, ele terá um aumento de +4 no custo em Pontos do Chakra do mesmo (5 – 3 = 2 x 2 = 4). Ainda estou pensando se este custo não é alto demais para Jutsus sustentáveis, mas acho que é uma boa forma de segurar os mais saidinhos que querem começar logo de cara com Jutsus poderosíssimos.
Atentar que esta regra só valerá para quando se gasta Chakra. Como existem Taijutsus que não gastam Chakra necessariamente, essa regra não valerá para eles caso o personagem gaste os seus PV.
Como não cair em Genjutsus?
Na minha adaptação o personagem tem direito a dois testes: um para saber se está caindo num Genjutsus ou não (teste de H), e o segundo, apenas se for bem sucedido no primeiro, para resistir ao Genjutsu em si (teste de CC). Isso faz muito sentido em Naruto e é bem prático com a aplicação de CC, mas agora não há esta característica. E pensando no Alpha em si, eu estaria desviando a importância da R para testes desta natureza. Assim sendo, para resistir a Genjutsus desta vez o personagem deverá fazer um “Kai” (que é o que todos os personagens inteligentes de Naruto faz quando podem), ou tentar arriscar uma Esquiva mental. E como se faz isso? O princípio é o mesmo que o teste Esquiva do 3D&T só que, ao invés de comparar as H de ofensor e defensor, deverão ser comparados a R do defensor com a H do ofensor. Se da diminuição da R (defensor) com a H (ofensor) sobrar algum valor acima de 0, o defensor poderá testar com este valor para tentar evitar o Genjutsu. Caso contrário só usando Kai.
Percebe-se assim que somente pessoas com grande R são capazes de resistir a Genjutsus feitos por shinobis competentes. Não vou cobrar mais os dois testes para acelerar as coisas e porque o que interessa é se o personagem resistiu ou não ao Genjutsu.
Missões
Ao invés de conferir Ryo, moeda do mundo de Naruto, as mesmas passaram a conferir XP, que é a moeda do 3D&T Alpha, o que acho até melhor. Farei cálculos quando puder.
Criando Personagens
A criação não é muito diferente da apresentada no Alpha, só necessitando ficar atento aos detalhes apresentados aqui. Entretanto, vou dá uma dica a todos vocês que vale para se jogar qualquer RPG usando 3D&T. Se você quer começar o RPG com personagens iniciantes mesmo, não permita que nenhum deles tenha mais do que 3 pontos numa única Característica, principalmente Habilidade. Da mesma forma, limite a quantidade de pontos ganhos por Desvantagens até 3. Isso segura um pouco a força inicial de todo mundo e que, com certeza, vai aumentar rapidinho ao longo do RPG.
Perícias
Usem as mesmas do 3D&T Alpha, é melhor. Uma coisa que eu mudaria é que alguns Jutsus que cobram Perícias poderiam cobrar apenas Especializações (exceto as que cobram Medicina). Outro detalhe importante é que dentro da Perícia Máquinas deve ser acrescentado a Especialização Marionetes, nas Perícias Crime e Medicina deve ser acrescentado a Especialização Venenos, e na Perícia Ciências deve ser acrescentada a Especialização Jutsus (o personagem conhece sobre os Jutsus, identificando pontos fortes e fracos).
Vantagens e Desvantagens
As Vantagens não mudam muita coisa, devendo-se dá prioridade as Vantagens listada no Alpha e retirar aquelas que eu já listei devido serem inadequadas ao Cenário de Naruto. Das novas que eu criei para a minha adaptação, devem-se excluir as seguintes: Exímio Manipulador de Marionetes (porque eu criei isso? Não já tem a Perícia?); e Gênio Shinobi (não cabe para o Alpha). Patrono entra na lista novamente, mas será uma Vantagem que só poderá ser comprada caso o jogo não tenha o foco de shinobis de Vilas. Se o foco for o clássico, onde todo mundo pertence a uma Vila, aconselha-se ao Mestre dá a todos os jogadores a Vantagem sem custos adicionais e conferir um ponto adicional a quem não tiver uma Vila.
Entre as Desvantagens, vamos usar todas as citadas no Alpha também, tirando as que não cabem no cenário de Naruto. Pula fora da minha lista “Inimigo”, todas as que possuíam o nome “Incapaz de…”, e “Terreno Desfavorável”.
Entre novas Vantagens e Desvantagens, estão as seguintes:
– Alto Controle do Chakra (2 pontos): seu personagem é excessivamente talentoso com o domínio do Chakra, diminuindo o gasto do Chakra de Jutsus em 1 ponto (mínimo de 1). Além disso, para fins de determinação da capacidade de controlar o Chakra do personagem (e se deverá gastar ou não Chakra extra para fazer um Jutsu muito poderoso), ele terá um acréscimo de +1 na sua H.
– Resistência a Genjutsus (1 ponto): você é bom para resistir as ilusões, ganhando +2 no teste de Esquiva mental que agora existe nestas novas regras.
– Jinchuuriki (variável): você é uma pessoa de sorte, pois possui uma Bijuu dentro de você! Bijuu é um dos nove demônios de cauda que existem em Naruto. Em resumo, Bijuus são demônios ancestrais de imenso poder e são conhecidos por serem fontes imensuráveis de Chakra. Digo logo que não dá pra ter a Kyuubi, certo? Tirando o fato de ser overpower demais, está mais que claro na história de Naruto que apenas nosso protagonista foi capaz de ter este demônio dentro de si. Quanto às outras caudas, bem, podemos variar o seu poder de várias formas. A primeira característica básica de um Jinchuuriki é a quantidade obtusa de Chakra extra que ele recebe. Eu diria que 2 ou mais (muito mais) Vantagens Pontos de Chakra Extra pra começar, e isso pode ir aumentando com quanto mais o personagem consegue se fundir ao Chakra primal do seu Bijuu. Depois vem a transformação, que pode ocorrer por partes ou o Jinchuuriki pode assumir o tamanho máximo do seu Bijuu. Não vou mais escrever detalhes, mas digo logo que quanto mais caudas, mais poderoso é o Bijuu dentro do personagem.
– Baixo Controle do Chakra (-2 pontos): você é um total baka na hora de controlar o Chakra para fazer Jutsus ou Técnicas do Chakra. Na hora de verificar o quanto de Chakra adicional que o personagem vai gastar para fazer um Jutsu mais poderoso, considere que a H do mesmo foi reduzida em 2 pontos (podendo ficar negativa). Isso aumenta e MUITO o gasto de Chakra. Esta é a desvantagem do Naruto.
– Incapaz de Refinar o Chakra (-1 ponto): você não consegue transformar o Chakra como os outros shinobis, não conseguindo lançar nem Genjutsus e nem Ninjutsus. Desta forma, automaticamente o personagem receberá a Desvantagem Elemento não-dominado (-1 ponto), já que ele não pode fazer Ninjutsus (ele ganha os pontos por esta Desvantagem). Esta é a Desvantagem é a do Rock Lee. Ela não impede que o personagem aprenda Taijutsus e Técnicas do Controle do Chakra (que usa o Chakra bruto).
– Nukenin (-1 ponto): parabéns, você traiu a sua Vila shinobi e agora está na lista negra dos mais procurados. Como se já bastasse não ter mais o Patrono da sua Vila (o personagem não ganha bônus nenhum por ter perdido a vantagem Patrono), fique aguardando uma kunai na sua garganta nos melhores momentos. XD
Equipamentos
Bem, esqueçam que eles existem. Sério, como o Alpha arrancou tudo isso fora, deixe pra lá a existência deles. Agora alguns equipamentos não devem sumir por completo, como os pergaminhos explosivos, bombas em geral, as pílulas exclusivas do clã Akimichi. Estes equipamentos especiais de Naruto deverão ser comprados com XP, como é proposto no capítulo de Itens Mágicos do Alpha. Não vou listar preços agora, tenho que pensar e ponderar antes sobre isso.
As marionetes ainda são construídas da mesma forma, mudando apenas alguns detalhes. Primeiro que a Perícia de Marionetes desapareceu e agora se tornou uma Especialização da Perícia Máquinas. Segundo, não dá mais para comprar marionetes com Ryo, ou seja, dinheiro, sendo preciso gastar XP para tal. Eu pensei numa regrinha bem prática para definir o gasto de XP numa marionete. Para quem leu, lembra que disse que uma marionete nunca terá mais que 6 pontos gastos nelas? Pois bem, o limite aumentou para 8 agora (mas o personagem deve ter mais pontos que sua própria marionete), e o custo em XP varia de acordo com esta quantidade de pontos. Para uma marionete de 1 ponto, o jogador deverá gastar 5 de XP, devendo acrescentar o valor dobrado do nível seguinte ao custo. Não entendeu? Permita-me mostrar então: 1 ponto = 5 XP; 2 pontos = 5 + 2×2 = 9 XP; 3 pontos = 9 + 3×2 = 15 XP; 4 pontos = 15 + 4×2 = 23 XP; e assim por diante até 8 pontos (que tem um custo final de 75 XP). Se sua marionete já possui um nível e você deseja aumentá-lo, basta pagar a diferença em XP. Se a marionete for destruída, basta pagar 1 de XP para restaurá-la (lógico, requer todos os testes de Perícia que eu citei no e-book). Se acabou a munição da marionete, gaste 1 XP para comprar tudo novamente (é 1 XP para cada tipo de munição que acabou, não para todas).
Finalizando
Bem, por hora é isso que eu tinha para mostrar.
Estou aceitando idéias e críticas, e espero que tenham.
Até and Bye…

Você pode gostar...

22 Resultados

  1. Cavaleiros disse:

    Olá!
    Um comentário extra: o e-book de Naruto que lancei semana passada teve até agora algo próximo de 70 a 80 downloads. Quer dizer ele está servindo para alguma coisa (que bom… pensei que o trabalho todo tinha sido inútil =D). Uhahahahahahahaha…
    Até and Bye…

  2. Armageddon disse:

    Eu agora criaria uns kits também. Acho bacanas e não precisaria de muitos. Tipo, Kit Genin, Chunin e Jounin =D

  3. Arcano disse:

    kit das classe ninja é uma boa ideia

  4. Cavaleiros disse:

    Olá!
    Okay, alguém me ensina a crir um Kit. Nunca fiz isso… XD
    Até and Bye…

  5. BURP disse:

    Bom, quem me conhece sabe que eu tenho uma certa tendência ao minimalismo, de tentar manter as coisas mais simples, então pra mim os Jutsus poderiam ser só feitiços com um nome diferente mesmo =P Até o Tai/Gen/Nin pode funcionar tranquilo como os elementos da Magia Elemental, quer dizer, como aspectos diferentes da mesma habilidade, misturando aí com vantagens como Elementarista, Restrição de Magia e tudo mais. Não sei se, do jeito que tu tá fazendo, não fica meio complicado ter que fazer todas essas regras e cálculos alternativos e tal. Mas aí também vai de cada um de quão detalhado e próximo ao anime prefere que seja o jogo, sou só eu que prefiro manter as coisas mais práticas e simples na hora de jogar mesmo…
    Não sei se o Genin, Chuunin e Jonin seriam equivalentes a kits… Eles na prática funcionam mais como títulos de mérito, é algo que se alcança com o tempo e a experiência. Todos os Jonins já foram Chuunins, que por sua vez já foram Genins; são só níveis diferentes da mesma profissão, que seria o ninja das vilas ocultas. Kits seriam mais como profissões e classes específicas mesmo – tipo, “Especialista em Taijutsu”, “Professor da Academia Ninja”, “Ninja Médico”, etc.

  6. Cavaleiros disse:

    @BURPS
    Olá!
    Eu entendo o seu ponto de vista em mudar/acrescentar o mínimo possível, mas não dá se você realmente deseja jogar Naruto. O que eu propus acima munda ainda menos do que eu já fiz antes, e muito graças ao seu comentário posterior. É que faltou colocar na lista de Vantagens, mas nela tem a Vantagem Jutsus (2 pontos) que é IGUAL ao que vc está dizendo de Magia Elemental. Você está falando da Vantagem Resistência a Magia e é justamente o que está escrito na Vantagem Resistência à Genjutsu.
    Agora a Vantagem Elementalista não pode ser aplicada por um movimo muinto simples: eu teria que mudar TODOS os Jutsus que criei, aumentando seus respectivos custos. Se você ver no e-book, não tem Jutsu que custe mais que 5 Pontos de Chakra (pode até custar mais se for sustentável, mas em si não custa mais que isso), o que ajuda muito mais que na regra normal do 3D&T (onde tem magia que custa 20 PM ou mais). Além disso, quem tem um Controle do Chakra bom em Naruto, e isso é muito bem explicado na história, executa o Jutsu com perfeição e da forma que deve ser, não precisando necessariamente ter uma Vantagem para diminuir o custo. Entenda, o que vale para Naruto é o inverso do 3D&T no quesito custo de magias: não é você ser talentoso para diminuir o custo do Jutsu (o que seria aplicando a Vantagem Elementalista); é você ser muito ruim para pagar um preço maior (Desvantagem Baixo COntrole do Chakra).
    Mas a vantagem Elementalista não foi deixada de lado. Muito pelo contrário, ela foi melhorada. Se você possuir a Vantagem Alto Controle do Chakra, você diminui o gasto de Chakra nos Jutsus, independentemente do tipo. Ela agora vale para todos os tipos, não apenas para cada “elemento” (e logicamente ficou mais cara por causa disso). Este tipo de situação é mais cabível em Naruto, pois Controlar o Chakra não é uma capacidade associada apenas a um tipo de Jutsu, compreende?
    Enfim, perceba que o mais complicado aqui é só o cálculo de Chakra extra que o personagem poderá gastar. No resto eu até “simplifiquei” um pouco as coisas e expliquei outras direcionadas em si para Naruto.
    Agora eu confesso que a regra do Resistir a Genjutsu está um pouco forçada. Acho que vou deixar um teste de Resistência comum, mas com os seguintes modificadores (Rank E = +2; Rank D = +1; Rank C = 0; Rank B = -1; Rank A = -2; Rank S = -3). Simplifica mais as coisas e deixa os Jutsus mais intuitívos, não? Como não há Genjutsu de Rank E (eu nunca vi), acho que o máximo que o personagem poderá ter de bônus é +1. E como resistir a Genjutsu é algo difícil, acho que -2 para o Rank A está bom.
    Quanto aos Kits, bem… Concordo com vc. O Armageddon se equivocou, a Classificação Shinobi não é algo que se possa definir como Kit. Está mais para um Status. Vou pensar nos seguintes Kits: “ANBU”, “Professor de Academia”, “Shiobi Médico”, “Especialista em Taijutsu”, “Interrogador”, “Rastreador”, “Especialista em Mensagens”, “Perito em Marionetes”. Entretanto, mais uma vez falo: como eu faço um Kit? Eu nunca criei pessoal, preciso de uma mãozinha…
    Até and Bye…

  7. Snake disse:

    Assim, analisando pela série, acho mal colocar a divisão de jutsus como fator principal, tendo em vista que há algo mais importante, como divisão de chakra. Eu penso na divisão de jutsus como uma divisão de magias do tipo “Magias Elementais, Magias Ilusórias e tal.
    No Manual 3D&T Alpha, os usuários de magia em divididos pelos que tem Magia Branca, Magia Elemental ou Magia Negra. No caso de Naruto, a divisão é elemental apenas. Terra (Tsuchi ), Água (Mizu ), Fogo (Ho ), Vento (Kaze ) e Trovão (Rai ).
    A vantagem seria algo como Chakra de Vento (Kaze), Chakra de Fogo (Ho) e tal. Ao custo de 1 Ponto por cada vantagem dessa, e em raros casos como no anime/mangá, um personagem poderia pertencer a dois ou mais elementos (dois é até normal, três em diante é que já é raro).
    Isso serve para usar as regras de Choque de Energia e Tipo de Dano. Enfim, é só uma sugestão, acho que ficaria uma adaptação mais fiel ao anime/mangá e ao próprio sistema mesmo.

  8. Cavaleiros disse:

    @Snake
    Olá!
    Mas esta não é a verdade em Naruto. Veja bem, um usuário de Taijutsu não precisa saber controlar elemento algum! O mesmo para usuários de Genjutsus. A única divisão elemental que existe em Naruto está nos Ninjutsus elementais, e só eles que possuem elementos. A regra que estou usando aqui é a mesma que propuz antes no e-book: todo mundo começa podendo aprender NIN elementais de um elemento de sua escolha. Para poder lançar de outros elementos o usuário precisará comprar a Vantagem Elemento Adicional (1 ponto).
    Até and Bye…

  9. Rodrigo disse:

    Cavaleiros Senti falta de alguns personagens prontos do anime como exemplos, pra ajudar a criar os nossos próprios e também ter alguns inimigos.
    No mais achei muito legal as mudanças pro alfa, só falta uns Kits mesmo pra completar.

  10. Raul "Ranma" disse:

    Olá, Cavaleiros.
    Há alguns meses estava criando justamente uma adaptaçõa de Naruto para 3D&T Alpha, e tive um tipo de “Evolução paralela” com muitas coisas que você escreveu (aliás, adore sua adaptação :D). Uma única coisa eu tenho a discordar.
    No meu pensamento, achei mais lógico separar as “Vantagens Mágicas” do Naruto Alpha como Taijutsu (1 pt), Ninjutsu (2 pts) e Genjutsu (1 pt). No mais, a adaptação está incrível e bem fiel. Deixo esta como minha dúvida que gostaria de sanar.
    Valeu!

  11. Cavaleiros disse:

    @Rodrigo
    Quando eu estiver ganhando dinheiro por isso tudo eu faço as fichas do pessoal, tá blz? Hahahahahaha… Bem, nada é perfeito, e fazer ficha de personagem não é o meu forte. Mas veja bem, eu não tenho tempo de sobra. Tudo o que penso e escrevo é entre intervalos e madrugadas a fora, então fica complicado sentar na frente do PC, estudar as 96 páginas da minha adaptação e criar sei lá quantas fichas, entende? Só por causa disso não fiz as fichas exemplo dos personagens.
    Mas você tem razão e pretendo sanar este problema quando fiz a adaptação para o Alpha. Blz? ^^
    @Raul “Ranma”
    Ah, muito obrigado! Agora, você teve esta idéia de custos diferentes para NIN, GEN e TAI devido ao tamanho das listas de ambos? Bem, é visível que existe muito mais NIN que GEN e TAI somados, mas isso não significa dizer que os NIN sejam mais poderosos… Se bem que são mais úteis e básicos que os próprios TAI e GEN… Hum… Isso é algo a se avaliar. Pode ser que eu use esta sua idéia… Não sei… Acho que colocar custos diferenciados pode fazer muita gente não desejar uma lista em particular de Jutsus…
    Vou pensar direito sobre isso, mas… será que eu poderia dá uma olhadinha nesta adaptação que vc viu? XD
    Até and Bye…

  12. Nymous disse:

    bem, poderiam fazer com os jutsus que nem fizeram com a magia, criar uma vantagem para poder aprender ninjutsus, outro pra genjutsus, etc, que nem no 3D&TA é magia negra, magia branca, e magia elemental.
    Ai seria a vantagem: Ninjutsus (2) Genjutsu (2), etc.
    Os poderes envolvendo marionetes poderiam ser um novo caminho de jutsu, e os jutsus para o controle uma espécie de magia. E também os poderes da própria marionete deveria estar em uma ficha, cada marionete tem uma ficha, e o ataque da marionete é determinado por ela mesma, mas o ataque que o controlador pode usar poderia ser igual a sua H ou igual a um teste, sei lá, idéia.

  13. Adejan disse:

    ai cavaleiro, vou passar minhas ideias:
    1° Ainda acho que se na aventura todos os personagens forem shinobis, todos poderiam fazer os jutsus sem ter q pagar por isso; porque pense bem, numa aventura normal de 3det somente os magos compram a vantagem de lançar magia, assim eles se focalizam nelas com vantagens e desvantagens, mas ficam com as caracteristicas baixas como F,A e PDF; ja o guerreiro gasta seus pontos em F e outras vantagens; no 3det normal ta tudo certo, mas no NARUTO todos usam jutsus e são guerreiros, eles tem que aprender jutsus e comprar caracteristicas…alguem seguiu meu raciocinio. No jogo mago a ascenção todo mundo lança magia sem pagar por isso, ja q todo jogador tem pontos de esfera pata gastar!
    2° Entam no meu jogo aqui com a galera vamos deixar todo mundo usar jutsus, vamos usar as suas vantagens pro alpha, e usar tambem as vantagens incapaz de…
    3°Não precisa inventar pericias, ciencias proibidas cobre conhecimento em jutsus, a pericia maquinas tem as especialisações pilotar qu ee usada para controlar maquinas(marionete), e consertar.
    4° cada vila da vai da um talento regional, tipo Konoha da o talento regional Vontade de fogo: o jogador pode gasta 1 xp e garantir um acerto em um teste que envolva os objetivos intimos do personagem.
    Ja a questão de criar Kits tem q ver o novo modo q o marcelo cassaro inventou pro alpha, tipo os kits não tem mas custo e sim pre-requesitos e eles não dam mas pontos de caracteristicas e nem vantagem q ja essistem no manual e sim p0oderes e vantagens unicos para o kit, e agora o persoangem pode ter mais de 1 kit so q deve pagar 1pt para cada kit depois do 1° dele alem de ter os pres-requisitos. Voi da um exemplo de um kit:
    Guereiro Arkano
    Pre-requisito:F2 e A2
    Vantagem: o guerreiro arkano usa a soma de F+A para calcular opoder de suas magias e não a H.
    Isso ai caveleiro espero o seu proximo e-book, alguem ai gostaria de adaptar BLEACH?

  14. Cavaleiros disse:

    @Adejan
    A propósta do BURPS quando ele falou que seria bom haver uma Vantagem Mágica para cada Tipo de Jutsu é válida pelo seguinte motivo: nem todo shinobi sabe usar um determinado tipo de Jutsu e nem todo personagem do mundo de Naruto é shinobi. Veja bem, a sua idéia de não cobrar pontos pelo que todo mundo já tem é válida, mas se você deseja criar uma adaptação bem genérica você deve pensar em todos os detalhes. De fato, jogar um RPG de Naruto resulta em quase 100% dos casos jogar apenas com shinobis, mas não existem só shinobis neste mundo! E os NPC que não possuem as Vantagens de shinobi, como é que ficam? Não estou falando de bandidos comuns e ralés que tem por aí, estou falando de grandes guerreiros que não sabem nem como mexer uma pena para fazer um Jutsu que seja! Entende o problema?
    A fim de deixar a adaptação “genérica” para todo tipo de personagem, é bom que haja sim as Vantagens e pontos sejam cobrados por elas, mas que fique claro que os shinobis começam com mais pontos que o comum para personagens iniciantes. Tipo assim, é como se eles começassem com Arcano (sabem usar todo tipo de magia) e Patrono (sua Vila) automaticamente, mas para tal eles teriam que gastar 4 pontos da Ficha, entende? Então, se Genins começam com 5 pontos pra gastar, eles devem começar na verdade com 9. Cada um compra o Tipo de Jutsu que desejar e gasta os pontos restantens em outras áreas da ficha.
    Desta forma percebe-se que shinobis são fodas em relação a outros personagens comuns do mundo, e são! Veja bem, eles treinam desde os 7 anos de idade e só aos 12 é que estão realmente ápitos para se tornar Genins. Aí temos 5 anos de ganho de Experiência não cotados, entende? E se shinobis não fossem fodas, eles não dariam uma surra nos bandidos normais do mundo de Naruto. XD
    Resumindo: todo mundo é shinobi no RPG? Blz, de pra eles a capacidade de lançar Jutsus e Patrono automaticamente, mas lembre-se na hora de criar NPC’s vilões que os shinobis tem algo próximo de 5 pontos adicionais na ficha! E deixe as desvantagens “Incapaz de…” valendo tb para os shinobis, assim impedindo que os mesmos não aprendam aquels tipos específicos de Jutsu. É só ver a mesma coisa por um outro ângulo. =D
    Quanto a adaptar Bleach… Bem, Leishmaniose já fez uma adaptação que até saiu em uma dessas Dragões “Sei-lá-o-que”, mas não tenho certeza se adaptou pra 3D&T tb não. Bem, eu não posso prometer nada pq este não é o meu Anime favorito para assuntos RPGísticos.
    Até and Bye…

  15. Cavaleiros disse:

    @Nymous
    Bem, na minha adaptação atual as Marionetes já possuem uma ficha própria. Entretanto, não dá pra criar pra elas Jutsus, pois o que elas possuem dentro de si são equipamentos. Esta regra no Alpha já está bem detalhada quanto a gastar XP para ter itens mágicos. E marionetes não podem ter um valor de H por um motivo bem simples: elas não se controlam. Quem controla a marionete é o próprio manipulador, por isso o H da marionete tem que ser de quem a está controlando.
    Até and Bye…

  16. Raul "Ranma" disse:

    @Cavaleiros
    Que bom que gostou da idéia! Se quiser ver a minha adaptação, ela está aqui no meu computador. 😀
    Quando escrevi ela, estava sozinho, não tinha outros autores. ._.
    Mas que fique claro: se usar minha idéia quero meu nome nos créditos como “vantagens mágicas” ou algo do tipo! xD
    Mande e-mails para [email protected] se quiser ver a adaptação ou outra coisa. Vlw o/

  17. Raul "Ranma" disse:

    PS: só pra avisar a “cobrança de copyright”: sempre busquei boas adaptações de naruto na internet mas todas estavam incompletas. Passei um ano escrevewndo a minha e parei, decidindo que só vou escrever o resto com o fim do mangá (que não parece muito longe, aliás…). Espero que o comentário não tenha parecido um ofensa pra você, mas eu passei horas pensando pra sair aquela pequena grande idéia. de qualquer jeiro, se você deixasse que nós fundíssemos a adaptação, poderiamos discutir as regras, e eu apresentaria as que eu criei. Sei que pode paraecer até um insulto (há alguns meses pareceria, para mim…) mas eu só busco a excelência em adaptção de Naruto. E se ela não existe, ou está incompleta, ou em fase de desenvolvimento, por que não ajudar a criá-la?
    Desculpe o discurso ^^”
    Vlw o/

  18. Ziderich disse:

    Cara, eu entendo bem pouco de Naruto e não costumo jogar 3D&T, embora ache o sistema excelente por causa da simplicidade, então duas coisas pra mim ficaram meio estranhas.
    1- Fazer dois testes pra resistir a Genjutsu: Fica meio complicado, não acha? Acho que um teste de Resistência é o suficiente. Vendo Naruto na TV recentemente, eu vi um episódio da fase da Invasão da Vila da Folha onde lançam um Genjutsu em massa e todo mundo presente na hora cai, exceto o Kakashi, Gai e Sakura. Pelo que eu entendi, os dois primeiros por serem bem experientes e a Sakura por ter se protegido lançando um Jutsu.
    2- Marionetes como equipamento: Acho que é complicar a toa. Criar um jutsu pra isso me parece mais fácil. Algo como Criatura Mágica ou similares.
    Eu vou baixar a adaptação para ler com calma e opinar melhor, apesar de Naruto não ser meu anime favorito, eu acho o cenário maneiro e gostaria de jogar nele.

  19. Cavaleiros disse:

    @Ziderich
    Naruto é legal, e não estaria falando isso se não soubesse. Algué maté pode me acusar de mal gosto, mas pelo visto Naruto é bom o suficiente para muita gente querer jogar RPG no cenário do mesmo XD
    Estes problemas com Marionetes e Genjustus estão sendo resolvidos para esta adaptação pro Alpha. Eu sou muito perfeccionista e acabo por vezes criando idéias complexas demais. Só enxugo as coisas depois de muito pensar e ouvir críticas.
    Até and Bye…

  20. Cavaleiros disse:

    @Raul “Ranma”
    Ah cara, sei bem como é ter a sua ideía “roubada”, mas deixa eu te lembrar um pequeno detalhe jurídico: você não pode cobrar copyright por uma coisa que não é sua (nem 3D&T nem Naruto te pertende, tá ligado?). E se você criou uma idéia para se jogar Naruto usando 3D&T, você não pode se dizer “legalmente” dono dela, entende? Mas não se preocupa não, eu sou gente fina e admito pra quem quiser ouvir que vi algumas adaptações Naruto antes de fazer a minha. De fato a maior parte das ideias que eu tive foram originais, mas como posso garantir isso? =D
    Bem, não vou te mandar um e-mail tão cedo. Estou mega ocupado aqui e com idéias minhas, então quero que a época de trabalhos passe da universidade e que minha mente fique seca para buscar mais inspiração… XD Ainda assim valw pelas propósta e idéia. Não vou usá-la como você a descreveu, mas será algo bem próximo. E não se preocupe que seu nome vai pros créditos sim.
    Até and bye…

  21. Raul "Ranma" disse:

    @Cavaleiros
    Valeu cara, você é muito gente fina! 😀

  22. Jonas Daniel Lima dos Santos disse:

    O Manual de Naruto ainda tem em pdf?Como faço para conseguir?

Deixe uma resposta