Fire, Fira, Firaga

Você sabe, todo RPG japonês para videogame que se preze tem disso. No Persona, da série Shin Megami Tensei, por exemplo, também temos essa coisa de magias “P-M-G” — as de gelo sendo Bufu, Bufula e Bufudyne –, além, claro de variantes para múltiplos alvos — Mabufu, Mabufula e Mabufudyne. Antes de ir pro sistema de magias do True20, até o Romância tinha disso, tendo sido usado em uns quantos jogos — com nomes mais afetados, naturalmente, sendo a progressão de fogo Flamma, Ignis e Inferno. Por que eu me embestei a falar disso? Porque é algo de que sinto falta no sistema de magias do D&D. Em seu sistema de magia quantizada, faltam opções de magias de ataque de vários elementos — pra causar dano com uma de nível 0, só acid splash; no 3o. nível, é bola de fogo e, se quiser causar dano com gelo, o jeito é esperar até conseguir o cone glacial. (Parece que em algum dos Completes há ataques variáveis de “orbes” elementais, mas nem todo mundo possui esses livros e o conteúdo não é open game.) Este artigo tem como objetivo oferecer alguns brinquedos para dar uma volta nisso.

Dar mais opções de ataques mágicos, sim, mas também “nerfar” um pouco o poder de fogo dos conjuradores. Há versatilidade, mas potência abaixo de coisas como 10d6. Compus pensando especialmente no novo sistema de magias do Tormenta OGL (descrito na Dragonslayer 22), e tendo em vista uma informação que liberaram na Dragonslayer 23 — o fato de que todas as classes terão bônus no dano igual a 1/2 nível. Mas como as magias ainda são quantizadas em círculos, podem ser usadas em qualquer instância do d20; em vez de causar  X dados/nível, há um valor fixo de dano ao qual se adiciona 1/2 nível..

Dar nomes aos bois eu deixo para você; vou utilizar aqui uma nomenclatura genérica, Disparo Arcano e variações. Quando uma destas magias é adicionada ao grimório ou incorporada à lista de magias conhecidas, aí define-se qual o elemento em que ela é baseada; se se quiser usar a mesma magia para causar um tipo de dano elemental diferente, deve-se aprendê-la novamente para o tipo de energia específico. (O Tek ressaltou um ponto pertinente: quase nenhuma criatura do Livro dos Monstros possui resistência à energia sônica, o que faria dela uma escolha de vantagem desproporcional. É recomendável, nesse caso, diminuir o dado de dano em uma categoria — de d6 para d4. Outra medida interessante seria disponibilizar esse tipo de dano apenas para Bardos, e adicionar o descritor [Sônico], de modo que tais ataques pudessem ser prejudicados por countersong, áreas de silêncio mágico…)

Centelha Arcana – Nível:o, Tempo de Formulação: Ação padrão, Alcance: Curto (7,5m), Duração: Instantâneo, Teste de Resistência: Nenhum

O personagem deve ter sucesso em um ataque de toque à distância para acertar o alvo. O projétil causa 1d6 pontos de dano.

Disparo Arcano I – Nível: 1, Tempo de Formulação: Ação padrão, Alcance: Curto (7,5m), Alvo: uma criatura ou Linha de 7,5m, Duração: Instantâneo, Teste de Resistência: Reflexo reduz à metade

O personagem conjura um projétil de energia que causa 2d6 pontos de dano a uma criatura ou 1d6 pontos de dano a todas as criaturas em uma linha de 7,5m.

Explosão Arcana I – Nível: 2, Tempo de Formulação: Ação padrão, Alcance: Curto (7,5m), Área: Dispersão de 3 metros de raio ou Cone de 7,5m, Duração: Instantâneo, Teste de Resistência: Reflexo reduz à metade

O personagem conjura um projétil de energia que causa 3d6 pontos de dano em uma explosão de 3 metros de raio ou 2d6 pontos de dano em um cone de 7,5m.

Disparo Arcano II – Nível: 3, Tempo de Formulação: Acão Padrão, Alcance: Médio (30m), Alvo: uma criatura ou Linha de 30m, Duração: Instantâneo, Teste de Resistência: Reflexo reduz à metade

O personagem conjura um projétil de energia que causa 5d6 pontos de dano a uma criatura ou 4d6 pontos de dano a todas as criaturas em uma linha de 30 metros.

Explosão Arcana II – Nível: 4, Tempo de Formulação: Acão Padrão, Alcance: Médio (30 metros), Área: dispersão de 6 metros de raio ou Cone de 30m, Duração: Instantâneo, Teste de Resistência: Reflexo reduz à metade

O personagem conjura um projétil de energia que causa 5d6 pontos de dano em uma explosão de 6 metros de raio ou 4d6 pontos de dano em um cone de 30 metros.

Disparo Arcano III – Nível: 5, Tempo de Formulação: Acão Padrão, Alcance: Longo (120m), Alvo: uma criatura ou Linha de 120m, Duração: Instantâneo, Teste de Resistência: Reflexo reduz à metade

O personagem conjura um projétil de energia que causa 8d6 pontos de dano a uma criatura ou 6d6 pontos de dano a todas as criaturas em uma linha de 120m.

Explosão Arcana III – Nível: 6, Tempo de Formulação: Acão Padrão, Alcance: Longo (120m) ou Médio (30m) (ver texto), Área: dispersão de 9 metros de raio ou cone de 30m, Duração: Instantâneo, Teste de Resistência: Reflexo reduz à metade

O personagem conjura um projétil de energia que causa 8d6 pontos de dano em uma explosão de 9 metros de raio com ponto de origem a até 120m de distância ou em um cone de 30m a partir do conjurador.

Sobre Shido Vicious

É o equivalente masculino de "megera," se é que tal coisa existe. Gosta de sistemas indies e narrativos, cenários obcecados por verossimilhança, bandas de visual kei (kotekote, nada de oshare ou eroguro), fantasia new weird, ficção científica e ciências e artes em geral. É um fervoroso devoto da santíssima trindade: Estética, Rock'n'Roll e Bom Café.