Sites de RPG Portugueses

Globalizando o Hobby

Uma coisa que talvez não ocorra aos autores e colaboradores de blogs e sites de RPG (e confesso que nunca tinha pensado nisso até hoje) é o fato óbvio de que o idioma português não é exclusividade nossa (duh). Vários paises de lingua portuguesa deste planeta poderiam beber das informações que estamos produzindo. E o oposto é igualmente válido. Quando foi a última vez que você visitou um site de RPG de Portugal?

E eles existem? – você pode estar se perguntando.
Pois é, existem sim. E até nos linkam de lá =D
Foi através da Lista Lúdica que eu conheci o Sopa de RPG e Ideonauta, dois blogs lusitanos bem recentes e ainda com pouco material, mas que demonstram uma nova tendência que está se espalhando. Através da Lista também relembrei da existência do site Abre o Jogo, que conheci uns tempos atrás através do Laboratório do Doutor Careca, na época devido a um comentário de portugueses que usavam o 3D&T (e temos um novo recorde de links no mesmo parágrafo, senhoras e senhores).
Apesar de não acompanhar os sites da gringa, acho interessante saber que algumas das coisas que a gente escreve aqui de uma forma tão caseira e focada no nosso círculo de leitores acaba ganhando o globo. Temos hoje leitores esporádicos espalhados por toda a Terra (isso soa tão megalomaníaco), mas eles se concentram especialmente em Portugal.
E temos tudo para apenas ganhar reforçando esse contato entre os sites daqui e de lá. Até mesmo a nossa infante blogosfera pode e deve ir muito além de um mero grupinho de pessoas que respondem memes uns dos outros. Basta ver a qualidade de várias matérias que estão surgindo nos últimos dias. Através da internet podemos facilmente extrapolar os limites geográficos de nosso alcance. Basta alguém agir. E a Lista Lúdica está fazendo isso, integrando ambos os países em sua blogroll =)

Você pode gostar...

5 Resultados

  1. Nume disse:

    Engraçado, esse ideonauta vinha me linkando faz tempo, mas toda vida que eu tentava entrar no blog dava merda na minha conexão. Pelo menos agora eu sei do que se trata :B

  2. Armageddon disse:

    Sim, eles falam de ti lá o tempo todo. Acho que é um pouco de empatia, já que o autor também mora uma cidadezinha do interior e vai jogar RPG em outra um pouco maior ehoehoe ;D

  3. jrnmariano disse:

    Hey Armageddon, obrigado pela publicidade! 🙂
    Eu sou o tal “autor” e acho que cheguei à tal conclusão que tu próprio chegaste no primeiro parágrafo deste excelente entrada no blogue do Inominattus: falamos uma mesma língua e gostamos de RPG, porque não fazer um intercâmbio de ideias? 🙂 Já há um tempo que acompanho alguns sites brasileiros e a Devir Brasil. Cheguei a comprar a RPG Master, aquela revista do 3D&T, lembram-se? Mas o feedback que o Nume Finório deu ao meu artigo sobre 3D&T deu-me vontade para pôr em prática o estreitamento da blogoesfera além do atlântico.
    Existem muitos pensadores do RPG no Abre o Jogo mas na maioria das vezes estão escondidos por detrás da quantidade artigos e funcionalidades diferentes do site, uma excelente iniciativa do seu webmaster fundador, o Ricmadeira (http://www.abreojogo.com/ricmadeira) que tinha o sonho de juntar on-line os vários roleplayers de Portugal. Entretanto o site cresceu tanto que inclui boardgamers e wargamers, estando os primeiros com uma força e dinamismo tão grande que já aparecem na televisão em talk-shows nacionais, programa de rádio e tudo. O RPG não conseguiu ainda essa expressão mas é compreensível devido à natureza do hobby. E não, aqui não é ilegal jogar RPG, apenas não é muito conhecido.
    A minha ideia de escrever um blogue, o Sopa do RPG , foi de certo modo para expôr a minha iniciativa publicamente de modo a atrair mais jogadores (não existe ninguém onde moro!) e receber sugestões de quem tem o mesmo problema.
    Entretanto, com a ajuda do Rui Anselmo, outro “autor”, decidir criar o Ideonauta para produzir e discutir on-line material e ideias em língua portugesa. A ideia é mesmo criar material introdutório em português e publicá-lo quer on-line quer em papel para que facilmente se os use para começar a jogar. Esse material será para todos os sistemas que tenhamos já disponíveis em português (Mundo das Trevas, 3D&T e possivelmente outro que me lembrei mesmo agora, GURPS Lite!), para o material que vamos traduzir (o Sistema Solar, versão genérica do sistema por detrás do jogo The Shadow of Yesterday [http://crngames.com/the_shadow_of_yesterday/]), e para os jogos originais que queiramos criar.
    Oops, já me alonguei demasiado na resposta! 🙂 De qualquer modo obrigado pelo apoio e divulgação. Ah, e continuem com o bom trabalho do Naruto para 3D&T para eu usar com os meus alunos nestas férias de Natal! 😉

  4. jrnmariano disse:

    Reparei que a ligação do Ideonauta que está neste artigo é a antiga. A nossa nova morada é ideonauta.blogspot.com. Será que dá para actualizar o artigo?
    É que o RPG Online usou o texto da vossa notícia e muitos curiosos foram parar ao blogue antigo, o que é pena. 🙁

  5. Armageddon disse:

    Pena mesmo =\
    Vocês migraram logo depois dessa matéria pelo que me lembro. Mas pode deixar, vou atualizar sim =)

Deixe uma resposta