Dungeon Master’s Toolkit – Programa de auxílio para mestres de D&D 4E

Hoje encontrei um tópico que preste no Orkut, verdadeira raridade, sobre um programa gratuito de auxílio aos mestres de D&D 4E, em contraponto ao D&D Insider. O programador Pedro Augusto Ferreira Rocha criou o Dungeon Master’s Toolkit, um programa em Java com diversas funcionalidades, claro que ainda está longe de ser tão bom quanto o D&D Insider. Mas é uma opção econômica de relativa qualidade.

A criação de personagem no programa é manual, praticamente um bloco de notas de luxo, mas algumas outras funcionalidades tornam o programa atraente. Em especial a opção de criar grides de combate e mapas dentro do programa. Se você tiver um notebook sobre a mesa com este programa instalado, vai poder dar adeus aos velhos grids de papelão/isopor/whatever e aos marcadores reaproveitador de jogos de tabuleiro velhos.

Outras funções bacanas do programa:

  • Convertor de medidas: Como a 4E só existe em inglês, termos como milles, pounds, iches e feet acabam ficando difíceis de se explicar para novatos em uma mesa. Se às vezes já é complicado explicar o RPG para um novato, imagine tentar fazer ele aprender todo um novo sistema de medidas!

  • Gerador de nomes: ótimo para aquele orc aleatório que os jogadores capturaram para obter informações.

  • Consulta rápida: há diversas tabelas de consulta, todas com ferramenta de pesquisa rápida, embora uma única janela com todas as regras fosse melhor que todas aquelas subdivisões do programa.

  • Rolador de dados: coisa básica, mas importantissíma, o rolador de dados é simples e prático como deve ser.

Os grids de batalha e outras funcionalidades do programa ficariam ótimos como um plug-in do iRPG. Meus parabéns ao Pedro Augusto por perder (muito) tempo construindo isto para a comunidade, espero ver você na comunidade do Open iRPG, guri!

Sobre Nume Finório

João Paulo Francisconi, entre outras enormes perdas de tempo, é blogueiro há dez anos, escreveu para a finada Dragon Slayer, publicou alguns livros de RPG e assistiu quatro episódios de Punho de Ferro.