GURPS Holy Day

O Phil, do Dados Limpos, mandou essa notícia bacana:
Capa do livro GURPS Characters
No dia 22 de novembro será organizado o primeiro “GURPS Holy Day” – um dia reservado para a divulgação do sistema mais versátil que conheço.
Confira a página do evento aqui.

O evento acontecerá simultaneamente em várias cidades do Brasil. Já localizei onde será o evento aqui na minha cidade e é bastante provável que eu compareça (Em Brasília, será na Loja Pendragon – Venâncio 2000 – Ao lado do Pátio Brasil).
Como jogador do sistema, sinto falta de iniciativas como essa. Em todos os eventos sempre há mesas de D&D (olha a dor de cotovelo), inclusive é possível encontrar jogadores de GURPS jogando D&D (eu me incluo nessa lista).
É aquela velha história… eu jogo D&D porque todo mundo joga (*).
Muita gente da antiga começou com o GURPS.
Se me lembro bem, ele foi o primeiro sistema a ser traduzido e publicado no Brasil pela Devir. Infelizmente, por algum motivo, o sistema foi praticamente abandonado pela editora, que não publica mais seus livros apesar de deter a licença para tal.
Se você quiser ver qual é a do sistema, sem precisar comprar livros e ler centenas de páginas, essa é uma boa chance.
(*) Longe de mim dizer que um sistema é melhor que o outro. A discussão não é essa, ok? É apenas uma constatação sobre a força do “main stream” sobre um sistema que, aos poucos, foi se tornando “alternativo”.

Você pode gostar...

8 Resultados

  1. Tsu disse:

    “jogo D&D porque todo mundo joga”.
    Pois é, eu tb…mas prefiro mestrar Gurps
    Espero q a iniciativa dê certo
    último post de Tsu:Divulgação

  2. Também comecei jogando GURPS (hj nao tenho jogado muito). Sempre achei o sistema show, versátil (e melhor que outros sistemas).
    Gostaria de ver uma iniciativa como a do D&D (liberar as regras) para uso geral, isso não existe, né?
    Abraços…
    último post de Wagner Santos:Estar contigo

  3. “jogo D&D por que todo mundo joga”.
    Não cheguei a fazer isso por que os jogadores da cidade onde moro não são lá muito independentes. Como gosto mais de mestrar do que de jogar, acabei jogando D&D por questão de teste, pois todos estavam falando dele. Testei tambem vários outros, como WoD (1.0 e 2.0), 3D&T, Daemon, entre outros, até me confensser que o que melhor atende minhas necessidades como mestre é definitivamente o Gurps.
    Aqui onde moro estarei a frente da organização do Gurps Holy Day. Estou com boas espectativas sobre o evento e dependendo da aceitação tentarei tranformar o encontro em uma versão mensal. Esperar pra ver.
    POr enquanto é isso e até o próximo comentario!
    último post de Mestre Emilson:100 pontos em Gurps

  4. Bruno Cobbi disse:

    Muita gente da antiga começou com o GURPS.
    Se me lembro bem, ele foi o primeiro sistema a ser traduzido e publicado no Brasil pela Devir.

    Embora eu não seja assim tãããão da antiga, inclua-me nessa turma.
    E como assim ainda não tem um núcleo em São Paulo?!?! Bora divulgar essa parada no d3system!
    último post de Bruno Cobbi:Paródia RPG #01 – Nerd Overpower

  5. Alexandre disse:

    “Gostaria de ver uma iniciativa como a do D&D (liberar as regras) para uso geral, isso não existe, né?”
    O problema é que a SJG, criadora do sistema, tem como principal fonte de receita a publicação de livros de regras. Se eles abrissem o sistema, como a WotC fez com o D20, abriria as pernas para a concorrência…
    Enquanto a WotC tem basicamente 2 livros de regras (Players e DMG), a SJG praticamente SÓ faz livros de regras.
    Uma coisa bacana que a SJG fez no passado foi adaptar sistemas – como os jogos da White Wolf – para o GURPS. Gostaria de saber o porquê de não terem feito isso com as ambientações do D&D.

  6. hackbarth disse:

    RPGista, apareça mesmo, que será super bem vindo na minha mesa. Ou melhor ainda, vai lá e mostra pro pessoal que não conhece por que ainda tem tanta gente viciada nesse sistema!
    Estou organizando o Holy Day aqui no DF e tenho mestrado GURPS em todos os eventos que aconteceram nesse ano (menos no D&D worldwide day, obviamente). Sempre que dá pra divulgar meu sistema favorito, aproveito a chance. Principalmente pra iniciantes, são esses que fazem o hobby crescer.
    Alexandre, matasse a questão do open license. O GURPS ainda adapta sistemas, mas eles ainda adaptam sistemas: Traveller, Prime Dirctive(Star Trek), Discworld, Deadlands, Castle Falkenstein. Só que o contrato com a White Wolf foi muito brigado e as duas empresas se separaram não amigavelmente.

  7. Alexandre disse:

    Eu não sabia que tinha alguém mestrando GURPS!
    Minhas possibilidades de comparecer a eventos de RPG agora aumentou consideravelmente!!!
    UHUUUU!!!!!! 🙂

  8. Alexandre, lembro dessas adaptações, e concordo que a SJG faz livros de regras, mas acho que eles poderiam ganhar com o modelo da WotC que licencia a marca D20.
    Eu acho o GURPS o melhor sistema que existe, mesmo que digam que a jogabilidade é uma mer… (acho que isso depende do mestre) e acho que eles ganhariam bastante se abrissem as regras.
    De qq forma dia 22 eu espero estar lá, nem que seja pra olhar e ver o pessoal jogando (só pra matar a saudade…)
    último post de Wagner Santos:RLR 2009

Deixe uma resposta