Faça o desenho do seu herói, mesmo sem saber desenhar

Essa provavelmente já é conhecida por muitos de vocês, mas ainda assim vale repetir em favor daqueles que não conhecem essas ótimas ferramentas ainda. Na internet é possível encontrar uma seleção razoável de sites com ferramentas em flash que irão auxiliá-lo na criação do visual de personagens para jogos de Mutantes & Malfeitores. Eu vou apresentá-los aos três que conheço.

Fábrica de Heróis: Projeto tocado pelo Edu Reis à partir do Hero-o-Matic – uma ferramenta similar criada pelo Ronaldo Barata para ajudar jogadores de RPGQuest a fazerem desenhos de seus personagens – segue bastante o traço genial do Bruce Timm, responsável pelo design de personagens dos desenhos do Batman (Batman: The Animated Series), Super-Homem (Superman: The Animated Series) e Liga da Justiça (Justice League: The Animated Series). É a ferramenta mais completa no que se refere à personalização de texturas, além de estar em português (o que quebra um galhão para quem não entende inglês, apesar de ainda ser fácil usar todas as ferramentas).
HeroMachine: A primeira destas ferramentas de criação de desenhos de heróis (pelo menos que eu saiba), o HeroMachine gera personagens com um traço bem anos 60 (é, meio ultrapassado), o que não é necessariamente um demérito. Seu estilo pode ser justamente o que procura. Além disso, o HeroMachine é o campeão em termos de posicionamento de objetos, por permitir escolher mandar eles para frente ou para trás uns dos outros, e maravilhoso para escolher cores – tem uma palheta bem completa e ainda um gradiente caso queira algo completamente diferente.
Marvel Create Your Own Superhero: Foi o que conheci mais recentemente. Oferecido pela própria Marvel, no hotsite para o público infanto-juvenil, esta ferramenta é bastante interessante por apresentar uma opção diferente de estilo do desenho. Os personagens me lembram um pouco os desenhos das revistinhas da Marvel do início dos anos 90 (as mensais, não as especiais). Especialmente pela forma esquisita como ele trata as cores. O que é bem estranho, porque provavelmente o público do site não lia as revistinhas naquela época. Mas estou divagando.
Tal qual o HeroMachine, ele conta com um gradiente de cores que permite escolher a cor exata que deseja. Mas fora isso, não tem nada de especial.

Da esquerda para a direita: Marvel, Fábrica de Heróis e HeroMachine. Uma ferramenta apropriada para cada estilo.


Qual o meu preferido deles? A simplicidade e limpeza dos desenhos do Fábrica de Heróis me atrai bastante, sendo portanto a minha primeira parada quando quero usar um programa destes. Entretanto, por deixar um pouco a desejar no que se refere a objetos para personalizar mais os desenhos (não tem uma porcaria de boné!), eu às vezes me vejo obrigado a melhorar os trabalhos que faço nele usando o Photoshop (que inclusive, tem uma versão gratuita baseada na web, que é ótima para esse tipo de trabalho). Ainda assim, como aqueles que acompanham os artigos de Venture City devem ter notado, o Fábrica de Heróis ainda é a minha ferramenta de escolha.
E você? Qual prefere? Ou talvez seja uma destas pessoas sortudas capazes de fazer seus próprios desenhos. Se for o caso, considere-se agora alvo de minha inveja, maldita criatura dotada de habilidade artística!

CF

Advogado de regras de dia. Combate o crime vestido de alce à noite.

Você pode gostar...

5 Resultados

  1. Armageddon disse:

    Eu desenho um pouco, mas sempre apelo pra Fábrica também hauha
    Esse estilo “Batman” da Fábrica de Heróis é o melhor pra mim. A pose dos outros é tão tosca hauha

  2. Daniel disse:

    O da Fábrica é melhor mesmo, um rapaz fez até os personas de OCeoC (tá no Orckuth)… E eu também invejo quem sabe desenhar =D

  3. Tek disse:

    CF, impressão minha ou você tentou se desenhar nesses caras?

  4. CF disse:

    Impressão, cara. Na realidade eu tentei fazer versões diferentes (já que cada ferramenta é melhor para um tipo diferente de personagem) de um NPC de Venture City.
    Mas analizando melhor, descobri que ele está bastante similar ao Magpie, de Freedom City. O que vai me forçar a reformular o design do personagem, já que este também é um ladrão.

Deixe uma resposta