Naruto 3D&T V – A Natureza dos Jutsus

A Natureza dos Jutsus

Os Jutsus são as técnicas que os shinobis utilizam no mundo de Naruto. São os poderes dos shinobis. Estes poderes podem ser de diversos tipos e possuem diversos efeitos, sejam ofensivos, defensivos ou de suporte.
Para usar um Jutsu o shinobi precisa primeiro conhecer aquele que deseja fazer. Assim, todos os shinobis precisam aprender o Jutsu antes de poder utilizá-lo. Aprender um Jutsu pode levar tempo, variando devido a sua complexidade. Não é qualquer shinobi que irá saindo por aí fazendo qualquer Jutsu a sua vontade.

Como existem muitos Jutsus, alguns mais complexos e outros mais simples, determinou-se uma forma para diferenciá-los e classificá-los quanto ao seu nível de poder. Está forma são os Ranks. Os Ranks variam do mais fraco (Rank E) aos mais fortes (Rank A e S), representando o grau de complexidade do Jutsu e seu nível de poder. Além disso, os Ranks diferenciam bem o nível de certos shinobis. Genins ainda são muito inexperientes e jovens para saber manipular um Jutsu de Rank A, por exemplo, o que já é perfeitamente possível para um Jounin.
TIPOS DE JUTSUS
Existem diversos tipos de Jutsus, onde cada um delimita uma área de conhecimento e atuação do shinobi. Os Jutsus se dividem nas categorias descritas a seguir.
Taijutsus (TAI): são técnicas de combate corpo a corpo, utilizando-se de armas ou não. Tais técnicas são essenciais para qualquer shinobi e perigosas para os oponentes, pois os usuários que focam em Taijutsu geralmente possuem uma capacidade física superior a dos utilizadores de Ninjutsu ou Genjutsus. Alguns exemplos de Taijutsus são o Dynamic Entry, Suiken Ryuu, Shishi Rendan.
Genjutsus (GEN): o shinobi controla o sistema de Chakra do oponente, colocando-o de um jeito irregular, afetando um ou todos cinco sentidos da vítima. Com isso, ele consegue fazer com que a pessoa sinta algo que não exista, de dor até visões, ou cheiros que não existem. É uma técnica avançada e que necessita de muita inteligência e um Controle de Chakra preciso. Um hábil usuário de Genjutsus pode vencer um combate sem nem mesmo suar, criando ilusões que prendem o adversário num transe profundo e se aproveitando da situação para matá-lo. Um exemplo é o Tsukyomi.
Ninjutsus (NIN): é qualquer técnica shinobi que não é uma ilusão ou escrita e utilize pelo menos um dos 12 selos. Shinobis especializados em Ninjutsus podem facilmente fazer grandes feitos impossíveis para outros tipos de shinobi, como conjurar animais, destruir florestas, ou mesmo criar copias de si mesmo. Também estão dentro dos Ninjutsus todas as técnicas que controlam os elementos efetivamente. Alguns exemplos são o Chidori, Rasengan, Goukakyu no Jutsu.
Os três tipos apresentados acima são os tradicionais do mundo shinobi. Entretanto, existem ainda outras classificações que precisam ser citadas para fins de entendimento e esclarecimento.
Kekkei Genkai: são as Linhagens Sanguíneas Avançadas, ou seja, um conjunto de técnicas passadas de pai para filho pelo sangue. Tais técnicas são exclusivas de cada Clã shinobi e não podem ser copiadas de maneira alguma (mesmo com o Sharingan). Estes Jutsus estão dentro de um dos três tipos principais (TAI, GEN ou NIN). Um exemplo é o Kage Mane no Jutsu.
Fuuinjutsus: são Ninjutsus complexos que necessitam de selos, preparações, ingredientes, dentre outras coisas. Alguns dos Fuuinjutsus mais simples são as tarjas explosivas que qualquer shinobi pode usar sem problema. Fuuinjutsus, diferentemente dos outros Jutsus, não são criados para serem feitos e utilizados instantaneamente. Tais Jutsus necessitam geralmente de tempo para se desenhar os intrigados selos ou fazer os preparativos necessários, mas seus efeitos podem ser devastadores. Especialistas em Fuuinjutsus podem criar barreiras, alterar efeitos de outros Jutsus e até mesmo selar poderosas técnicas ou mesmo Bijuus. Um exemplo seria o Juin Jutsu.
Kinjutsu: existem Jutsus que são excessivamente poderosos, mas terríveis e perigosos para o próprio usuário. Geralmente estes Jutsus são de Rank elevados devido ao seu nível de poder, outros podem até ser mais fracos, mas são tratados como tenebrosos devido as suas conseqüências. Estes são os Kinjutsus, Jutsus proibidos devido seus efeitos terríveis e devastadores. Alguns Kinjutsus são tratados com tamanho desprezo que seu usuário pode ganhar Má fama só por tê-lo usado alguma vez. Um exemplo seria o Edo Tensei.
A RODA DOS ELEMENTOS
Alguns Ninjutsus são dominados por elementos. No mundo de Naruto existem cinco tipos de elementos principais, que são: Fogo (Katon), Água (Suiton), Terra (Doton), Vento (Fuuton) e Trovão (Raiton). Cada shinobi nasce com uma predisposição para algum elemento, que ele aprende e usa com mais facilidade do que os outros. Essa predisposição não impede que o shinobi aprenda mais de um elemento. Com o seu desenvolver, esse shinobi pode aprender outros elementos, usando-os com certa facilidade. Mesmo assim, o shinobi não pode usar vários elementos ao mesmo tempo, ele só pode usar um de cada vez.
Desta forma, cada pessoa tem uma predisposição para certo elemento. Entretanto, alguns clãs de shinobis possuem a capacidade de usar dois elementos com a mesma facilidade e fundi-los num mais poderoso e único. Esse novo elemento é tratado como uma Kekkei Genkai. Existem várias possíveis fusões entre dois elementos, sendo as mais famosas: Madeira (Mokuton); e Gelo (Hyouton).
Para saber qual elemento o shinobi tem maior predisposição, existe um processo muito simples. Primeiro é preciso fazer um papel especial a partir de uma árvore muito antiga que se alimenta de Chakra. O shinobi segura o papel e coloca seu Chakra nele, acontecendo uma reação: se o papel se picar em pedacinhos é elemento Doton (terra); se pegar fogo é Katon (fogo); se ficar molhado é Suiton (água); se partir-se no meio é Fuuton (vento); se ficar amassado é Raiton (trovão). A partir daí o shinobi treina para poder despertar o controle do seu elemento.
Os elementos fazem parte de uma roda contínua que tende a se equilibrar mutuamente. Isso quer dizer que um tipo de elemento é mais forte e mais fraco que outros distintos. Tendo esse pensamento em mente, quando dois Jutsus diferentes carregados com algum tipo de elemento estão para se chocar ou se confrontar, o elemento por natureza mais forte ganha, em conseqüência o mais fraco perde.
Analise a figura apresentada acima. Essa é a Roda dos Elementos. Ela indica no sentido horário que elemento é mais forte, e o oposto o mais fraco. Se pensarmos dessa maneira, Fogo é mais forte que Vento, em compensação é mais fraco que Água. Então, quando um Jutsu de Fogo confrontar um de Vento, ele tenderá a vencer. Se for o oposto, o Jutsu de Água é que tenderá a vencer contra um Jutsu de Fogo. Assim, os elementos tendem a se equilibrar sempre.
SISTEMA (3D&T):

  • Na ficha tradicional de 3D&T existe uma parte chamada “Caminhos da Magia”. Substitua todos os elementos apresentados nesta parte da ficha por 4 novos: Taijutsu (TAI), Genjutsu (GEN), Ninjutsu (NIN), e Controle do Chakra (CC); e chame esta nova parte da ficha de Caminhos dos Jutsus. O domínio destes novos caminhos é obrigatório para poder adquirir os Jutsus.
  • Taijutsus utilizam Pontos de Vida (Stamina) para serem feitos ou Chakra. Todos os outros Jutsus só podem ser feitos com o gasto de Chakra.
  • Muitos Jutsus cobram uma quantidade mínima de CC para serem aprendidos. Ou seja, é importantíssimo que todos os shinobis saibam controlar o seu Chakra para poderem fazer Jutsus. Entretanto, Taijutsus nunca cobram a necessidade de saber controlar o Chakra.
  • Existem certos poderes que só cobram CC. Estes poderes especiais, como “andar sobre a água”, requerem um valor mínimo de CC para poderem ser aprendidos e devem ser “comprados” como se fossem Jutsus.
  • Usar um Jutsu é uma ação automática (não requer teste algum). Entretanto, muitos Jutsus precisam ser “acertados”. Nestes casos, deve-se fazer o teste de FA mais adequado para a situação (usando Força para ataques Corpo a Corpo e PdF para ataques a distância. Por vezes o próprio Jutsu poderá ter uma regra específica. Vide os Jutsus nas suas devidas listas para maiores detalhes).
  • Existem algumas Vantagens de 3D&T que não são cabíveis para o mundo de Naruto. Entretanto, algumas destas podem ser “compradas” como Kekkei Genkais. Uma lista das Kekkei Genkais será apresentada para maiores detalhes.
  • Quantidade inicial de Jutsus = 6 + H + CC;
  • Aprendendo um novo Jutsu: para se aprender um novo Jutsu é apenas necessário treinar durante certa quantidade de dias. Desta forma, nenhum gasto de Experiência ou Pontos de Personagem será cobrado, apenas sendo cobrado tempo para treinar.
  • Tempo de aprendizado de um novo Jutsu = VR + (5 x CC) – 1d p/ cada H (valor final em dias). VR = valor do Rank (E = 3; D = 6; C = 12; B = 24; A = 48; S = 96). Tempo cai pela metade se o Jutsu for ensinado por algum mestre. Mínimo de um dia de treino. Um dia de treino equivale a oito horas.

Exemplo: quero aprender um Jutsu Rank A (VR = 48) e que me cobre um CC = 3, onde eu tenho H = 3. O tempo de aprendizado será = 48 + (5 x 3) – 3d. Supondo que os valores que encontrei na rolagem dos 3d foram 4, 5 e 6. Então o tempo de aprendizagem será = 48 + 15 – 15 = 48 dias para aprender o Jutsu. Se algum mestre estiver me ensinando o Jutsu, serão necessários apenas 24 dias de treino para aprender o mesmo.

  • Criando um Jutsu baseado em outro já conhecido pelo personagem: dobre os valores calculados no tempo de aprendizagem. A presença do mestre não acrescenta em nada. Mínimo de um dia.
  • Criando um Jutsu sem se basear em nada já criado (criando do zero): quadruplique os valores calculados no tempo de aprendizagem. A presença do mestre não acrescenta em nada. Mínimo de uma semana.

Você pode gostar...

3 Resultados

  1. pq vcs não botaram a ficha ia ser melhor asim e explicando como preenche-la asim ficaria melhor de jogar o RPD 3D&T.
    uashauashauasha

  2. Armageddon disse:

    ;D
    A gente tinha o sistema todo aqui mas acabou se perdendo quando o site deu pau. Vou fazer isso que tu pediu Victor assim que voltar a subir todas as regras do F3 pro site =)

  3. Armageddon disse:

    ehoheoa =D
    cahocahlassacjsdkjsakdak jdkajsdka dajksask kjdapasoid ^^

Deixe uma resposta